O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
São tempos difíceis para todos, não há dúvida disso. Porém, mesmo nesse contexto, nos últimos meses, muitas foram as vantagens do comércio eletrônico, pois a cada mês registra números, no mínimo, animadores.
Só para você ter uma ideia, de como realmente esse é o MOMENTO do e-commerce, segundo pesquisas, houve um acréscimo na audiência de e-commerce na ordem de 8,2%.
Na prática, pensando em números absolutos, isso significa um aumento de 259,3 milhões de acessos aos sites de e-commerce durante o período, ou seja, uma média 86,4 milhões de novas visitas todos os meses.
O novo consumidor já existe, e as falhas de comunicação entre determinadas categorias de consumo e os consumidores, só apontam despreparos e muito trabalho pela frente para alcançar o prejuízo.
Podemos dizer que, no momento, o consumidor está dividido entre, pelo menos, dois grupos: aqueles que já tinham grande contato com o comércio digital antes da pandemia e os que não tinham.
Além disso, nessa equação é considerada as diferenças de geração, que são aspectos essenciais na hora estabelecer uma comunicação eficaz com o novo consumidor. A Geração Z, por exemplo, já nasceu dentro da internet, logo, está muito mais envolvida com o meio, porém, sofre o agravante de ser a mais economicamente impactada pela crise.
Na prática, o novo consumidor demanda que as empresas estejam mais envolvidas com a marca.
A grande virada, quando as coisas realmente começaram a crescer para o e-commerce, aconteceu em Maio de 2020. Adivinha por qual motivo?
É isso mesmo! Acertou quem pensou que é o Dia das Mães. Nada mais nada menos que uma das datas mais importantes para o varejo.
Por um lado, em Março foi o momento que boa parte do país começava a entrar em isolamento social, aquele sentimento de tudo muito incerto, mas foi em Maio que começou a se consolidar um novo normal. Junto a isso, no mesmo mês, no Dia das Mães, foi a primeira vez na história que o brasileiro teve que celebrar uma data comemorativa à distância.
A soma de todos esses fatores resultou na explosão de acesso a lojas virtuais, acredite: como nunca se tinha visto em um mês de Maio.
Na pandemia, muitos brasileiros compraram alguma coisa pela Internet. De acordo com nossos estudos, os canais que mais influenciaram para realização de uma compra foram o Google/outros mecanismos de busca, Instagram e Facebook, respectivamente.
Ou seja, o novo consumidor está mais atento à experiência de compra.
Fato é que a busca orgânica foi o canal que teve maior crescimento durante a pandemia.
Aqui na WebPeak, observamos que muitos sites optaram pelo tráfego orgânico como forma de aumentar a eficiência durante a pandemia. Trata-se aqui de uma tendência que veio para ficar. No entanto, estar munido de práticas de SEO é o primeiro passo para ter sucesso nessa etapa.
O novo algoritmo do Google, o Page Experience, incorporou a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento. Aqui, tem tudo a ver com experiência do consumidor.
Confira os principais fatores para ficar bem ranqueado no Google:
Por fim, precisamos finalizar o conteúdo falando sobre a necessidade de repensar as empresas repensem suas estratégias de marketing.
Se por um lado ainda há empresas que olham para cada um dos canais de vendas (online/offline) e de tráfego (busca, social, etc.) de maneira isolada, por outro, surge uma grande necessidade no mercado: conectar tudo isso considerando a experiência do consumidor.
Nem a experiência do consumidor foge das transformações, hoje, buscadores e redes sociais são seus canais favoritos. A questão é: a internet venceu, o mundo digital venceu, a reabertura total e o fim do isolamento social, continuará mantendo a internet no topo do pódio. O Marketing, mais do que nunca, vai mais além, e precisa ser pensado para pessoas e algoritmos.
Investir em SEO é investir em algo próprio, é apostar no próprio negócio com confiança e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso. Além de unir ferramentas completas para marketing digital em um único lugar, a WebPeak oferece todo suporte necessário aos usuários. Entre em contato conosco!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager