O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
A metodologia de SEO da WebPeak, tem trazido agilidade e assertivdade à todo processo de SEO, melhorado muito o tráfego orgânico dos sites que aplicam as técnicas compartilhadas por nossa equipe.
No mundo digital é muito importante e difícil ser visto, torando o SEO a mídia com o melhor ROI para as empresas que investem no posicionamento digital. O trabalho visa o aumento de tráfego orgânico e qualificdo, se tornando uma estratégia de indispensável nos dias de hoje, além de zelar pelo posicionamento e manutenção do site.
Não é segredo que SEO é um trabalho que leva um tempo para ser realizado e começar a dar resultados. Pelo fato de tratar da qualidade do site, é preciso monitorar muitos fatores, como erros do site, qualidade das páginas, média de rank, os competidores na SERP, links internos e externos, meta tags, imagens, url amigável, user experience e, trabalhar para que a página/site/loja alcance a melhor posição.
Muita coisa para ser feita manualmente, não é mesmo?!
Por isso a WebPeak, que respira SEO desde 2015, já testou e validou esse passo-a-passo. Então abre o bloco de notas, crie uma conta e mão na massa!
Nossa metodologia de SEO atua no sentido de oferecer ao visitante uma melhor experiência em seu site, tanto para os usuários quanto para os buscadores, auxiliando para que os motores de pesquisa saibam com precisão o que está sendo apresentado na página.
Pensando nisso, ter um site rápido, imagens leves, arquitetura de SEO apropriada e um sitemap acessível, são a chave para que Google e demais buscadores consigam ler, entender e classificar suas páginas de acordo com a qualidade que elas apresentam.
Direto ao ponto! A metodologia consiste em:
Lei também: Como criar e enviar Sitemap Google, sem segredo!
Esse é o começo e um dos pilares de um bom trabalho de SEO: as palavras-chave ou keywords. As palavras-chave são o grande segredo do sucesso com SEO. É possível ter muito mais alcance utilizando-as de maneira correta ao longo das páginas de seu site.
Exemplo: sua empresa trabalha com venda de cosméticos. Ao se fazer uma pesquisa por palavras-chave relacionadas aos seus produtos, é possível apresentar para aquela busca o anúncio mais relevante, que também é semelhante ao resultado da busca orgânica.
Fato é que precisamos conhecer o volume de buscas x a competitividade de um termo que iremos aplicar as técnicas de SEO, e entender se temos outros aportunidade que também podemos utilizar no site.
Adicionando uma palavra-chave na ferramenta, é possível conhecer novas sugestões a respeito de seu produto, empresa, serviço, assim como a competitividade da palavra-chave. Dentro desse módulo é possível ver com detalhes:
Volume de Buscas: Se você quer melhorar seu alcance a partir de estratégia de keywords, o primeiro indicador para o qual você deve olhar para traçar uma estratégia é o volume de buscas da palavra-chave. Esse indicador mostra quantos usuários buscaram por aquela palavra-chave no último mês. O volume de buscas ideal para a palavra-chave depende do quão popular é o seu produto/serviço na internet.
🔍 De maneira geral, classificamos o volume de buscas assim:
- 0-99: Baixo
- 100-499: Médio
- 500>: Alto
Competitividade: Não basta identificar uma palavra-chave com alto volume de buscas e otimizar seus conteúdos. Épreciso entender a competitividade desses termo que é indicada pelo volume de páginas que aparecem como resultado para determinada busca, cruzando com o volume de buscas médio.
KEI: O indicador KEI leva em consideração o volume de buscas e a competitividade de uma palavra-chave e varia de 0 a 100. Você deve se atentar a palavras-chave com o KEI alto, no caso da Ferramenta de SEO WebPeak, foque nas palavras-chave com KEI maior do que 0.01.
As tendências de pesquisa também devem ser acompanhadas para acompanhar a sazonalidade das buscas pela palavra-chave indicada. Passando o cursor sobre as barras você tem o volume de buscas mês a mês no período de 1 ano de maneira fácil e rápida.
Identificar palavras-chave com maior volume de pesquisa e menor competição, muitas vezes pode ajudar pessoas a identificar oportunidades de impressão para termos com grande potencial.
A matemática é simples: quanto mais buscas e menor competitividade, melhor oportunidade.
Utilize os recursos de palavras-chave para encontrar as melhores e a monte sua lista com a cesta de palavras-chave dentro da WebPeak.
O processo de otimização, consite em um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade de seu site, e consequentemente, melhora a classificação nos mecanismos de busca e aumentar o tráfego de visitantes.
Isso significa que é preciso prestar atenção em detalhes, como as palavras-chave relevantes para os seus conteúdos, por exemplo.
O principal objetivo da otimização técnica, é descobrir o que você está fazendo errado e entender como resolver esse problema. Realizar uma análise completa é a melhor maneira de detectar elementos que podem ser melhorados nas páginas.
De análise de título à marcações estruturadas, com a tecnologia da Webpeak conseguimos oferecer uma matriz de otimização de sites completa, segura e atualizada.
Dica: Com a ferramenta de SEO da WebPeak você consegue espionar a URL dos seus principais competidores e descobrir quais palavras-chave eles estão usando e aproveitar as melhores em sua estratégia. 🔍
Seu site é sua empresa na internet, local onde os visitantes podem vir a conhecer seus produtos e serviços. É nele que você vai concentrar os maiores esforços de SEO, para atrair o maior número de pessoas possível.
Um bom site é aquele que é responsivo, com design limpo e atraente, que ofereça a informação que seu cliente deseja sem precisar de muito esforço e procura e, por fim, leve e otimizado. Com uma navegação fluida e rápida.
O blog é a extensão do seu site, local onde você irá oferecer um bom conteúdo para atrair pessoas. A principal estratégia para impulsioná-lo é justamente o SEO, pois é onde você tem mais materiais a serem trabalhados.
Ter um blog demanda muita estratégia de marketing de conteúdo, de forma que seu conhecimento seja transmitido para sua audiência de uma maneira simples e objetiva. Respondendo as principais dúvidas de clientes e potenciais clientes.
Uma vez o site e o blog otimizados, é hora de dar voz a tudo o que produziu, para fazer com que ele chegue à mais pessoas. Qual o melhor lugar para se fazer isso? Respondeu certo quem disse redes sociais.
Tenha em mente que esta é a principal plataforma utilizada por seus futuros clientes, então mantenha uma presença constante nela, sem ser intrusivo e demonstrando autoridade sobre o assunto que tratará a cada publicação. Aliás, seu conteúdo também deverá ser SEO Friendly, já que, os mecanismos de buscas estão cada vez mais inteligentes e, por exemplo, o Facebook já é indexado ao Google, o que melhora mais ainda sua visibilidade.
A verdade é que muitos ainda enxergam o SEO (Search Engine Optimization) como um grande bicho de sete cabeças. Mas aplicar técnicas de SEO é relativamente simples, leva muito menos tempo do que você imagina e ainda traz resultados de médio e longo prazo satisfatórios.
É preciso ter em mente que essas técnicas exigidas pelo Google para rankear o site de sua empresa evoluem o tempo inteiro com o objetivo de levar a melhor experiência possível para o usuário.
Se o seu objetivo é agradar os robôs do buscador e aparecer nas primeiras páginas de pesquisas, o melhor que sua empresa pode fazer é focar esforços em agradar o público-alvo, produzindo conteúdo de alta relevância para ele.
1. Como seu público-alvo pensa
Nesse momento, é importante que você entenda quem é o seu público, com o quê ele trabalha, seus desejos, dúvidas, e, principalmente, problemas que ele possui que podem ser solucionados pela sua empresa. Assim, você entende melhor a maneira como seu cliente em potencial busca por soluções no Google.
2. Palavras-chave certas
De um modo geral, conteúdos que usam palavras-chave com alta concorrência no Google são mais difíceis de rankear. Por outro lado, os termos com média ou baixa concorrência podem ser uma grande oportunidade para sua empresa, principalmente quando os termos estão relacionados às etapas de meio e fundo de funil.
3. Otimização de meta tags
A construção de um texto com uma boa arquitetura de SEO, dividida em Meta Tags, como a Meta Title, Description Tag e Heading Tags (títulos H), são cruciais para rankear um texto no Google, além de dar uma experiência de leitura melhor para o leitor.
4. Links internos
Outra dica para escrever conteúdo otimizado para SEO, colocar links internos no artigo é uma maneira de manter o usuário por mais tempo dentro do seu site consumindo conteúdos que são do interesse dele.
5. Imagens otimizadas
Não há dúvidas de como imagens melhoram a experiência de leitura do usuário e tornam textos longos mais amigáveis para o leitor, e dentre as otimizações possíveis, você pode acrescentar a palavra-chave no Texto Alt da imagem, no nome do arquivo e até mesmo na legenda da foto.
Se o foco do Google é agradar ao máximo o usuário, oferecer conteúdos mais profundos e completos é uma boa alternativa de agradar tanto o leitor como também, consequentemente, o buscador.
Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca, certo? Errado!
Além da quantidade de links externos, os buscadores também levam em consideração a qualidade e contexto desses links, por isso ter uma boa estratégia de link building é essencial para um bom trabalho.
Fazer link building está como prioridade de quem quer aumentar o tráfego orgânico, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele. Antes do link building é preciso seguir uma sequencia lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas. Por isso está em quarto lugar, apesar deser extrema
O Link Building é o braço direito do SEO, onde são feitas construções de links externos para melhorar o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa. Há três aspectos importantes que deve ser levado em consideração na construção de link building: a quantidade, qualidade e a relevância, para se conquistar um melhor posicionamento no buscador.
O contexto ao qual o link será inserido, também deve ser levado em consideração. A página que recebe a referência, precisa estar relacionada ao assunto do texto e, o texto âncora o ser utilizado não pode atrapalhar a leitura do usuário, isto é, precisa ser adicionado de foma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.
Analisamos profundamente os sites de seus concorrentes para entender quais estratégias de link building eles aplicam. Você obtém uma lista com todos os backlinks de seus concorrentes.
Analise todas as métricas dos domínios onde estão listados seus competidores para que você possa trabalhar a engenharia reversa em prol do seu negócio.
Veja todos os backlinks de sites concorrentes, encontre oportunidades para gerar links contextuais e com mais qualidade. Economize tempo utilizando esse recurso indispensável!
Se fossemos traduzir Link Juice ao pé da letra, seria “Suco de Link”. Esse é um termo muito usado na área de SEO para definir o benefício que uma ligação passa para outro site ou outra página da web. De forma simples, é a parcela de PR (PageRank) que é doada de uma página para outra, através de um link.
O juice passado através de um link pode ser pouco ou muito relevante, isso vai depender de onde vem o link.
Submeter o seu site para diretórios online, é mais uma forma de obter backlinks, e també dentro da WebPeak temos uma área com sugestões para geração de backlinks.
Aproveite para ler: Como criar backlinks - Diretórios Brasileiros
Os sinais sociais são nada mais que número de engajamento em seu conteúdo: curtidas, compartilhamentos e comentários.
Tratando do marketing voltado as as mídias sociais, essa são as métricas mais importantes para muitas empresas, mas para SEO não tem tanto peso. Então por que trouxemos esse item? Pois toda estratégia de SEO deve ter como foco a melhor experiência do cliente, e o cliente é usuário de mídiaa sociais.
Além disso, os sinais sociais demonstram aos buscadores que seu negócio é real e que existem pessoas que falam dele.
Com rastreamento e dados Facebook, Instagram, Youtube, Blogger, Twitter, entre outras mídias sociais que você pode ter, é capaz de integrar os seus resultados em todas essas redes sociais em um único dashboard.
Com indicadores de crescimento da sua marca e acompanhamento das páginas de seus concorrentes – permite também que você veja em que canais seus concorrentes são mais populares, onde postam com mais frequência e muito mais – a WebPeak também te permite ter uma visão sobre os posts que te rendem mais likes e comentários, através do serviço de analytics sobre o engajamento do seu público.
Monitore o buzz social de suas princiapais mídias sociais. Acompanhe diversas páginas e tenhe inúmeras ideias a partir dos posts mais populares nas páginas de seus concorrentes.
Nossa ferramenta lista todas as menções feitas à seu negócio nas principais Redes Sociais, entregamos uma Dashboard com informações sobre as menções e acessos vindos das redes.
A ferramenta permite analisar as mídias de origem com volume de usuários, taxa de rejeição e conversão (se aplicável), redes sociais com melhor engajamento para te mostrar tudo sobre onde e qual conteúdo postar para obter os melhores resultados. Sem dúvida o WebPeak é uma ferramenta muito completa para te ajudar a fazer seu negócio ter uma imagem incrível nas redes sociais mais utilizadas.
De acordo com a FIA:
"PDCA é uma das ferramentas mais populares para proporcionar a melhoria contínua dentro das organizações."
A sigla PDCA segnifica:
Por se tratar de um formato de administração de tarefas, ele pode (e deve), ser replicado para a estratégia de SEO. Nada mais é do que acompanhar os resultados e sempre realizar novas pesquisas.
P: Planejar quais serão os próximos passos de SEO, como a otimização, cadastro de novas páginas/conteúdos/produtos.
D: Mão na massa! Hora de colocar tudo que aprondeu na práticaa e guiar sua equipe.
C: Seu trabalho está dando certo? Seu tráfego orgânico está aumentando?
A: Refaça todo processo e siga a melhor metodologia de SEO do mercado.
Como o próprio nome já diz, o SEO é a otimização para os motores de busca. Este processo reúne um conjunto de técnicas e otimizações de seu site, para que que influenciem os algoritmos e definam um bom rankeamento de suas páginas para as palavras chaves que foram pesquisadas.
A familiarização com as táticas transforma o que antes poderia ser difícil, em facilidade para planejar e cuidar de todos os aspectos relevantes no processo. O trabalho de SEO apresenta resultados a médio e longo prazo e o tempo varia de projeto para projeto. Então não desanime e coloque em prática as dicas que sempre disponibilizamos em nosso blog e Youtube.
Leia também: Melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google
Metodologia de SEO Ágil!
A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados.
O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância.
São muitas as funcionalidades da plataforma, e vamos detalhar mais durante o conteúdo. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. O que você irá usufruir:
Além de focar na experiência do usuário, todas as outras técnicas de SEO continuam valendo para não ser penalizado pelo Google. Mas, o SEO Experience está nos levando para uma nova era: a experiência do usuário terá cada vez mais voz.
E aqui vale o alerta: quem não se adaptar, não conseguirá sobreviver.
Para te ajudar nessa jornada, quero que compreenda que, antes de pensar em canais de tráfego, pense em como criar uma audiência. A importância de tal ação está na razão de que uma parte significativa do tráfego de importantes negócios, vem a partir de buscas pela sua marca.
Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.
Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.
Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2018” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redirecioná-la no final do ano para “Promoção de Natal 2019”;
Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.
Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.
Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);
Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.
Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager