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Métodos para acelerar indexação no Google

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Métodos para acelerar indexação no Google
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Independente se você precisa indexar muito ou pouco conteúdo, neste conteúdo você vai ter dicas que irão ajudar você a ter o seu conteúdo indexado no menor tempo. Certamente que você terá maior aproveitamento deste artigo, com as dicas e afins, sendo elas muito mais úteis, à medida que você for tendo mais conteúdo em seu blog, afinal, o Google pode demorar para  percorrer cada uma de suas páginas à procura de links relevantes, sobretudo quando há páginas que são prioritárias para o crawler do Google.

Atenção: Indexação não significa tráfego

Indexação trata-se basicamente de que seu conteúdo estará na base de dados do Google e isso significa que provavelmente ele será contemplado pelas buscas relacionadas. Porém, essa indexação não irá ajudar muito para palavras-chave muito concorridas, e por outro lado pode ser extremamente valiosa para buscas de long tail (ou seja, muito específicas e com baixa concorrência).

Como acelerar indexação no Google

Em termos de resultados, embora seja mais eficiente a indexação natural, acelerar a indexação não deixa de ser muito importante e irá agilizar sem dúvida os seus resultados.

Aqui vão algumas dicas de como acelerar a indexação com os seguintes recursos:

Envio de sitemaps

O envio de sitemaps através do Google Webmaster Tools é o passo mais rápido que o Google tem para indexar todas as páginas de seu site. Sitemaps são arquivos XML que agrupam todas as páginas do site, e faz com que o Google saiba exatamente quais links deve acessar.

Caso você tenha alguma dificuldade em criar um sitemap, crie-o aqui. Esta versão é gratuita, e você poderá criar sitemaps com até 250 páginas.

Cadastrar feed de notícias

Os arquivos de feed, que também são conhecidos como RSS, facilitam os buscadores a encontrarem novos e recém-publicados conteúdos em seu site. De novo, no Google Webmaster Tools você poderá cadastrar seus feeds.

Conquiste um link

Um linkezinho já basta. Mesmo seguindo os passos acima, pode demorar para o Google mostrar resultados de seu site. Para saber se o seu site está indexado ou não, você pode pesquisar: http://seusite.com.br nos buscadores para saber as páginas indexadas. 

Se por algum motivo não esteja indexado ainda, consiga pelo menos um link sem nofollow de um site confiável. É uma boa dica que vai te ajudar não só a se indexar, como a receber as primeiras visitas vindas de busca orgânica.

WebPeak pode te ajudar à indexação no Google

Isso não é milagre. É trabalho cotidiano. Temos em nossa plataforma um conjunto de ferramentas de SEO que vão te ajudar a estar bem posicionado no Google. E para isso, suas páginas devem estar sem erros e seus trabalhos internos ao site bem aproveitados.  

acelerar indexação no Google

Como podemos te ajudar a Indexar no Google?

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quando o assunto é  ferramentas de SEO, a WebPeak está na número 1 no oferecimento das melhores soluções em SEO, e por isso que ela é conhecida como a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. 

O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância. 

Vamos falar mais sobre a WebPeak e suas soluções agora mesmo! 

Leia também: Você vai vender mais com a WebPeak
Métodos para acelerar indexação no Google

Auditoria do Site 

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino;

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por celular.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap

Uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap.

Ferramenta de Auditoria Técnica

Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Não deixe de ler: Ferramentas de análise de SEO para Auditorias de Sites

Existem serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica página por página dentro do seu site. Mas na WebPeak você tem isso como apenas uma das várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise.

SEO Ninja com WebPeak faz com que você analise vários fatores On Page técnicos e te entrega um relatório com:

Métodos para acelerar indexação no Google

1 - Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.

2 - Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.

3 - Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2018” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redireciona-lá no final do ano para “Promoção de Natal 2019”;

4 - Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.

5 - Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.

6 - Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);

7 - Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.

Link Building 

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Métricas Sociais 

Ferramenta de Engajamento Social

Acompanhe a atividade social de backlink em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca;Eficácia da atividade social (pelo Google Analytics); A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Ferramenta Facebook Insights

  • Encontre os insights que você precisa para priorizar seus esforços, criar um conteúdo melhor e gerar crescimento social real;
  • Veja o quão rápido sua rede do Facebook cresce obtendo dados demográficos;
  • Descubra tópicos quentes que seus concorrentes já exploram;
  • Amplie seu alcance social no Facebook, aprendendo o conteúdo que funciona com seu público.

É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.

Ferramenta de Monitorização Web Buzz

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak; Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics

Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Conteúdo para você: Estratégia de SEO On Page e Link Building

WebPeak: solução em SEO 

No início de temos dicas com alguns métodos que podem te ajudar a acelar indexação no Google. Mas não podemos de deixar de considerar a  WebPeak  uma importante ferramenta para seu objetivo de indexação no Google.  

Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, oferece todo suporte aos usuários da plataforma. A WebPeak é a única com preço justo e soluções realmente efetivas. Oferecemos uma Base de Conhecimento completa acerca de nossas ferramentas para que sua experiência seja a melhor!

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Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! 

Abraços!

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Helder Santos

Marketing Manager