O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Se você já possui um website e compreende a utilização de ferramentas para a mensuração de resultados, sem dúvidas você já ouviu falar sobre o Google Search Console.
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, onde possibilita que webmasters encontrem problemas, enviem informações aos robôs e entendam como seu conteúdo está sendo apresentado nos resultados de pesquisa.
Recentemente, foi disponibilizado um novo relatório na ferramenta, chamado Search Console Insights, no qual foi desenvolvido para criadores de conteúdo entenderem quais os títulos estão atraindo mais seu público e como estão sendo encontrados em seu site.
Neste conteúdo, iremos abordar de forma detalhada o que cada informação do Search Console Insights representa, para que assim você tenha melhor entendimento sobre seu desempenho nos resultados de pesquisa dos buscadores.
A nova experiência reúne uma grande quantidade de informações cruzadas com o Analytics para facilitar a compreensão do desempenho do conteúdo nos resultados de pesquisa.
Com o novo Search Console Insights, você poderá se responder perguntas cotidianas, como:
Caso você não seja familiarizado com os relatórios do Google Search Console e do Google Analytics, essa novidade sem dúvidas irá facilitar seu dia-a-dia, fazendo com que você tenha total conhecimento sobre seu público encontra e visualiza seu conteúdo, para que assim seja possível traçar as melhores estratégias e tornar seu site ainda mais atrativo para clientes em potencial.
O Search Console Insights é parte do Google Search Console. Portanto, qualquer pessoa com uma propriedade verificada do Google Search Console pode usá-lo.
Também é recomendável fazer a vinculação do Google Search Console e do Google Analytics do seu site para gerar insights em maior volume e de melhor qualidade. No momento, o Search Console Insights só é compatível com propriedades do UA do Google Analytics.
O link do novo relatório está disponibilizado em forma de alerta na parte superior do Google Search Console, na aba Visão Geral:
Ao clicar no botão Search Console Insights, você será direcionado para uma nova janela do navegador, onde no primeiro momento, você verá o total histórico de visualizações de site e também, uma visão geral do desempenho de seu site nos últimos 28 dias.
Visualizações de Página: Representa quantas vezes os usuários visualizaram o conteúdo do seu site.
Duração Média da Visualização de Página: É o tempo médio que as pessoas passam visualizando ou lendo seu conteúdo.
Nessa área, será possível verificar conteúdos do site que receberam suas primeiras visualizações nos últimos 28 dias. O conteúdo precisa ter um número mínimo de visualizações de página para aparecer nesta seção.
Além de você verificar qual é o conteúdo, quais foram suas visualizações e o tempo médio dos usuários na página, é possível ver também quais foram as principais consultas de pesquisa.
Nessa área, você poderá conferir quais foram suas páginas com maior número de visualizações nos últimos 28 dias. É possível verificar o número de visualizações e também, o tempo médio dos usuários na página.
Nessa área, é possível conferir quais são as principais origens de tráfego de seu site, ou seja, qual é a rede em que os usuários mais te encontram.
Além disso, é possível visualizar o número de visualizações e tempo médio dos usuários em cada fonte.
Aqui, você encontra informações gerais sobre como os usuários encontram o seu site no Google.
É possível compreender o volume de visualizações de página, duração média da visualização de página e cliques que seus resultados receberam nos resultados de pesquisa. Você pode conferir também a evolução das métricas em comparação aos 28 dias do período anterior.
Abaixo das principais métricas, você poderá visualizar quais foram as consultas mais pesquisadas e consultas em alta, verificando também a posição média do termo e seu volume de cliques.
Se você possui uma estratégia de backlinks, esse tópico lhe será muito útil!
Aqui, será possível verificar as métricas de visualizações de página e duração média da visualização com base nos sites nos quais referenciam o seu.
Além disso, você poderá conferir os principais links de referência e também, os links mais recentes que passaram a apontar para o seu site.
Essas informações são cruciais para que você entenda se o site no qual você fechou uma parceria de backlinks está ou não gerando tráfego ao seu.
Nessa área, é possível compreender como os usuários acessam o seu site a partir das redes sociais. Assim como nos demais tópicos do Search Console Insights, você poderá verificar o volume de visualizações, seu tempo médio e também, a evolução dos acessos em comparação ao período anterior.
Conforme podemos ver, essa experiência irá facilitar o cotidiano dos gestores para compreensão da evolução dos resultados e a efetividade de suas estratégias de marketing.
Saber se suas campanhas (sejam elas patrocinadas ou não) estão alcançando o público ideal, é o primeiro passo para conquistar o sucesso de uma organização no universo digital.
Mesmo com as principais informações inseridas em um único módulo, ressaltamos que ainda assim é imprescindível o acompanhamento de outras métricas nas ferramentas Search Console e Google Analytics, para obtenção assim de análises mais completas que irão te beneficiar na tomada de decisões.
Por enquanto, o Search Console Insights disponibiliza suporte apenas para propriedades do Google Analytics UA, embora a empresa esteja trabalhando para oferecer suporte ao Google Analytics 4.
Caso em sua propriedade do GSC essa experiência não esteja disponível, não se desespere, pois a mesma será implementada gradualmente para todos os usuários do Search Console nos próximos dias.
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Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager