O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Saiba tudo sobre o Search Generative Experience. Confira o impacto desta novidade na otimização de sites (SEO) e o que isso significa para o seu negócio.
Com o lançamento do Search Generative Experience (SGE), o Google está inaugurando uma nova era na competição com a Microsoft e o ChatGPT e quer revolucionar a experiência de pesquisa dos usuários.
Nessa postagem da WebPeak, queremos mostrar o que é o Google SGE e como funciona a IA generativa. Confira também dicas sobre como você pode se preparar com o Search Generative Experience quando se trata de SEO.
Google SGE significa Search Generative Experience e é uma função de pesquisa desenvolvida pelo Google que se baseia em inteligência artificial generativa.
Pela primeira vez, a Microsoft superou o Google e introduziu resultados de pesquisa alimentados por inteligência artificial em seu mecanismo de busca, o Bing, no início de 2023. Desde então, o Google tem estado empenhado em desenvolver sua própria versão e, em maio do ano passado, começou a implementá-la.
Conhecidos como SGE, os resultados de pesquisa baseados em IA do Google prometem fornecer uma resposta direta a uma consulta, resumindo informações de várias páginas selecionadas.
As páginas escolhidas são exibidas no painel SGE como fontes para o resumo gerado pela IA. Portanto, fazer parte dessa seção representa uma clara vantagem em termos de visibilidade e potencial tráfego.
O objetivo deste recurso é melhorar a experiência de pesquisa dos usuários para que sejam geradas respostas mais precisas e contextuais com base na consulta de pesquisa, que vão além dos resultados de pesquisa “normais”.
O Search Generative Experience foi apresentado pela primeira vez em 2023 na conferência de desenvolvedores Google I/O.
É claro que apenas o próprio Google sabe em detalhes como a IA generativa funciona. Em princípio, no entanto, você pode imaginar o processo assim:
Tudo começa com uma consulta de pesquisa de um usuário. O Google SGE os analisa para entender melhor o contexto. Até agora, o algoritmo procedeu de forma que resultados de pesquisa adequados sejam exibidos por meio da identificação de palavras-chave.
No entanto, a IA generativa vai um passo além. Ele tenta capturar as necessidades mais profundas dos usuários.
Uma vez registrados, as informações relevantes são processadas e extraídas de inúmeras fontes de dados. A resposta apropriada é gerada com base na consulta de pesquisa inserida e nas informações coletadas do conjunto de dados.
A resposta não é apenas precisa, mas também leva em consideração o contexto da consulta original para fornecer aos usuários uma resposta completa às suas perguntas. O próprio Google explica o SGE usando um exemplo específico.
Uma pessoa insere a seguinte consulta de pesquisa:“ O que é melhor para uma família com 3 crianças menores de 3 anos e um cachorro: um dia no Parque Nacional do Iguaçu ou uma visita ao Pantanal?"
Normalmente a pergunta teria sido dividida em duas ou três perguntas porque provavelmente não existe nenhuma página que cubra todos os três tópicos. No entanto, o Google Search Generative Experience pode processar a consulta completa e fornecer à pessoa um resultado completo de pesquisa de várias fontes.
Por exemplo, destacando os pontos fortes e fracos de cada destino em termos de acessibilidade, atividades para crianças pequenas e pet-friendly. Dessa maneira, o usuário obtenha uma resposta completa e informativa em uma única visualização, economizando tempo e esforço na pesquisa.
Se você possui uma empresa local, é importante entender o Search Generative Experience e como alterar seus métodos locais de SEO para permanecer relevante e potencialmente aumentar a exposição, o tráfego e a receita.
A boa notícia é que se você seguir as práticas recomendadas locais de otimização de sites e marketing de conteúdo, estará pronto para essa nova evolução de pesquisa.
Em muitos casos, isso pode eliminar a necessidade de clicar em sites. A SGE utiliza tecnologias baseadas em IA, incluindo processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e aprendizado profundo.
Essas tecnologias permitem que o mecanismo de busca entenda o termo de pesquisa do usuário, analise material relevante e forneça um resultado apropriado.
A integração do Google SGE nos resultados de pesquisa terá quase certamente um impacto no nosso trabalho como SEOs e provocará uma mudança nas estratégias anteriores.
Porque aqui você deve se perguntar claramente: a posição 1 ainda é suficiente? Os operadores de sites já estão competindo na pesquisa com muitos elementos, como anúncios SEA* (Search Engine Optimisation), integração de imagens, vídeos ou Google Maps. * Search Engine Optimisation: corresponde a publicidades no Google e em outros motores de busca.
Atualmente, fica claro que os resultados da pesquisa orgânica do Google ficam ainda mais abaixo na página. A parte superior da página, que é a primeira coisa que você vê ao abrir os resultados de pesquisa, é praticamente toda ocupada pelo Search Generative Experience.
Dessa forma, as primeiras classificações recebem menos cliques. Na verdade, este fato não é uma surpresa, uma vez que o Google há muito que tenta manter os utilizadores na pesquisa com os seus próprios resultados de pesquisa (as chamadas pesquisas de zero clique) e evitar que cliquem em sites externos fora do ‘’mundo Google’’.
Portanto, o foco das otimizações será aparecer nesses resultados gerados pela IA. As estratégias atuais precisam ser adaptadas ou reconsideradas.
O Google Search Generative Experience também é capaz de responder a consultas de pesquisa de cauda longa, o que pode afetar o comprimento da palavra-chave. Os usuários podem então fazer perguntas detalhadas que a SGE pode responder com precisão.
Se você deseja ser encontrado nos resultados de busca dos usuários, independentemente de oferecer um serviço, vender um produto ou querer fornecer informações com seu site, cada mudança no universo Google é relevante para você.
Ainda assim, existem alguns setores para os quais o Google SGE será mais relevante do que outros, como comércio eletrônico; moda; alimentos e bebidas; saúde; viagem; indústria automotiva; entretenimento e finanças.
Primeiro, descubra se seus principais termos de pesquisa estão sendo exibidos nos resultados do Search Generative Experience - isso é importante para entender a situação atual.
Pergunte a si mesmo: o que exatamente a IA está gerando e quais são os concorrentes mostrados? Se você tiver sorte, o Google já pode estar usando suas informações. Se não, o SGE oferecerá insights sobre o que considera relevante e digno de menção. Com base nisso, você pode ajustar seu conteúdo para se destacar.
Vamos falar sobre a importância do EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness and Trust) no SEO. Embora não seja uma novidade, o double-EAT se tornará ainda mais relevante com o Google SGE. Afinal, a IA generativa prestará muita atenção às informações que oferece aos usuários, especialmente em setores sensíveis como finanças ou saúde.
Você deve, portanto, ser percebido em uma fonte confiável e especializada para aumentar suas chances de aparecer nos resultados do SGE.
O princípio de "Conteúdo é Rei" ganha cada vez mais importância com o desenvolvimento contínuo das tecnologias digitais e dos algoritmos de busca. Ofereça conteúdo relevante e de alta qualidade que agregue valor aos usuários, complementado por um nível de especialização profissional.
Além de criar novo conteúdo, atualize regularmente o existente e responda às perguntas dos usuários para se tornar ainda mais relevante para o SGE.
Fique de olho nas mudanças nos resultados de pesquisa. Monitorar regularmente as alterações na pesquisa é essencial. Aparecer nos resultados do SGE não significa que seu trabalho acabou.
Se você for excluído desses resultados, o Google pode estar considerando um concorrente mais relevante. Avalie a situação e tome medidas para recuperar sua posição nos resultados do SGE.
Para nós, especialistas em SEO, a introdução do Google Serach Generative é uma mudança significativa no cenário de pesquisa.
O domínio dos resultados SGE na área acima da dobra pode fazer com que os resultados da pesquisa orgânica tradicional recebam menos visibilidade e deslizem ainda mais para baixo.
Todas essas mudanças exigem um ajuste nas estratégias de SEO. Em particular, torna-se importante estar presente nas respostas geradas pela IA, o que coloca uma necessidade ainda maior em conteúdos de alta qualidade e otimização para EEAT.
Precisa de ajuda com a otimização do mecanismo de busca do seu site? Então você veio ao lugar certo com a WebPeak! Entre em contato sem compromisso. Aguardamos você!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager