O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
O mundo da gestão de negócios e marketing passou por um “boom” nos últimos anos. Tudo fez que com que caminhássemos para algo totalmente novo e à medida que essas mudanças vão acontecendo vamos nos adaptando.
Estamos nos referindo à novos hábitos de consumo e o poder de compra do consumidor, a nova revolução industrial, o novo atendimento ao cliente (4.0) e assim por diante.
Por esse motivo, a melhor forma de garantir a satisfação do cliente, principalmente do cliente do mercado B2B, que também evoluiu significativamente nos últimos anos, foi criado um conceito único que chamamos de customer insight, ou sucesso do cliente.
Neste artigo, vamos apresentar o que é customer insight e também te ajudar a descobrir se essa área de sua empresa está realmente atingindo os resultados esperados. Sendo assim, trazemos uma lista com os 5 mais importantes KPI de customer insight.
Avalie com atenção cada processo, certifique-se da relevância para o seu ramo de negócios e passe a monitorar suas área de customer insight. Só assim você irá saber se está realmente no caminho certo, entregando ao seu consumidor todo valor que promete na hora de fazer uma venda.
Se você ainda não sabe como funciona o consumer insight esse artigo é para você. Para entender este conceito da forma correta, é necessário conferir a seguinte definição:
Customer Insight é uma área ou equipe da empresa trabalha para garantir que foi prometido ao consumidor na hora de venda está sendo realizado com excelência. Em outras palavras: o cliente está enxergando todo valor que a solução que comprou traz para sua empresa. Além disso, ficou claro para ele que ela realmente resolve os seus problemas, atende suas necessidades e ajuda seu negócio a ter sucesso.
Essa é uma estratégia aplicada especialmente em empresas de receita recorrente, como SaaS. Uma vez que, caso o cliente não alcance sucesso com a ferramenta adquirida, irá cancelar sua assinatura, representando um grande prejuízo para o negócio.
Agora que você já sabe como funciona o customer insight, vamos entender como colocar na prática essa estratégia.
Já deu para perceber que o consumer insight pode impactar positivamente o seu negócio, sendo assim, vamos partir para um ponto importante sobre: como aplicá-los na prática em suas estratégias.
Antes de mais nada é essencial mencionar que, normalmente, o consumer insight é trabalhado dentro do time de marketing ou de inovação, pois essas áreas apresentam as ideias encontradas para os demais setores. Contudo, não é necessário seguir ao pé da letra a distribuição dessa função.
O ideia principal é seguir uma cultura voltada para o consumidor e trabalhar com foco em satisfazer essas necessidades. Dividimos essa estratégia em algumas etapas que mostram como trabalhar isso.
Para começar todo o processo é necessário identificar as perguntas para as quais você precisa de uma resposta e depois, estabelecer exatamente aquilo que você deseja conhecer sobre o seu cliente. Se pararmos para analisar, não adianta começar uma pesquisa sem um objetivo, então mantenha o foco.
Assim que tiver seu objetivo definido, será necessário mapear os recursos disponíveis, isso engloba desde o método de coleta de informações até a metodologia que será aplicada, e quem será responsável por tudo isso e também pela análise.
Fique atento, pois os dados precisam ser de qualidade para levar a boas conclusões, e não é tão simples conseguir essa base qualificada. Sendo assim, aplique técnicas confiáveis, podendo diversificar, indo desde perguntas qualitativas até números completos, ou mesmo passando pelo neuromarketing.
Já com os resultados em mãos, será necessário interpretar tudo o que foi coletado e buscar padrões de comportamento e motivações. Para exemplificar, compare essa etapa com o ato de descascar uma cebola com suas muitas camadas, explorando desejos, ações, símbolos e valores que seus consumidores têm.
Os resultados vão apresentar o que os clientes desejam, quais as suas expectativas e, já trazendo o contexto para o seu negócio, qual seria a percepção deles sobre os serviços e produtos, e o que a solução da sua empresa representa ou agrega na vida deles.
Não se esqueça que é importante distinguir o que é um bom insight, ele precisa ir além de revelar apenas o que as pessoas querem ou precisam, mas também é essencial ter um motivo para traçar metas. Com isso em mente há como calcular rotas de alternativas para satisfazer isso e surpreendê-las.
Assim que realizar toda a pesquisa necessária, não tem como simplesmente seguir as atividades de rotina como eram antes. Sempre vai ter espaço para mudanças.
Em seguida, devem ser criados planos de ação para colocar em prática as melhorias possíveis e, na parte relacionada a inovação, elaborar projetos e protótipos de tudo que que pode ser desenvolvido para alcançar as expectativas dos consumidores.
Resumindo, isso pode significar mudar o formato de uma campanha que já estava em andamento, planejar-se no Marketing de Conteúdo e até mesmo desenvolver um novo produto.
Vale ressaltar que esse processo precisa ser feito de forma rápida para que os resultados continuem relevantes e aplicáveis. O consumer insight deve ser contínuo, pois as mudanças são constantes e não basta apenas acompanhá-las, é necessário estar sempre um passo a frente.
Gostou do artigo, para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando.
Até breve!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager