O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Guia completo sobre o Google Ads: saiba o que é e como funciona essa plataforma de publicidade online. Aprenda a aumentar suas vendas. Confira agora!
A cada segundo, bilhões de pesquisas são realizadas no Google, e a maioria das páginas de resultados de busca inclui anúncios do Google.
Pago por empresas, o Google Ads é uma forma popular de direcionar tráfego relevante e qualificado para seu site, exatamente no momento quando as pessoas procuram os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Neste artigo, você aprenderá o que são os anúncios do Google e como funcionam. Saiba também porque utilizar uma ferramenta para auxiliar no sucesso de suas campanhas.
Tudo começa quando um usuário digita uma consulta de pesquisa no Google. Daí, o seu anúncio aparece lá na página de resultados de pesquisa, pronto para ser clicado.
Quando alguém clica no seu anúncio, é como abrir uma porta para o seu site, onde eles podem fazer exatamente o que você quer que eles façam - converter!
Agora, o Google é meio que um assistente durante essas etapas. Ele basicamente reúne todas as informações da sua conta do AdWords e te mostra tudo, tipo quantas vezes seu anúncio foi exibido, quantas vezes foi clicado, qual palavra-chave ativou o anúncio e até em que posição média ele apareceu. É como se fosse um relatório completo de tudo o que está acontecendo com os seus anúncios.
E esses números não são apenas números, sabe? Eles são como as pistas que você usa para encontrar o caminho certo. Você pode analisar esses dados para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
Saber como funciona o leilão do Google Ads é importante para todos. Os consumidores podem ver por que determinados anúncios são exibidos e os anunciantes podem entender por que é importante manter sua conta.
No caso, eles são coletados em todos os níveis - desde a campanha até a palavra-chave e o anúncio individual - portanto, você pode ajustar suas estratégias de forma super precisa. Então, está pronto para se tornar um mestre dos anúncios no Google?
Veja, a seguir, como funciona o leilão do Google Ads:
Os usuários que pesquisam no Google podem fazê-lo por vários motivos: procuram produtos, serviços, informações ou até mesmo soluções para um problema. Em todo o mundo, 3,6 bilhões de consultas de pesquisa são feitas no Google todos os dias (fonte: https://www.internetlivestats.com/google-search-statistics/).
É claro que nem todos eles são igualmente relevantes para você como fornecedor de um determinado serviço, e a maioria é completamente irrelevante.
Por exemplo, se você administra uma loja de roupas, estará particularmente interessado em usuários que pesquisam ‘’o que vestir no Rock in Rio” ou “roupas para trabalhar”. Consultas de pesquisa como “comprar roupa feminina” são ainda menos relevantes e tudo vai depender do seu público.
É, portanto, uma grande vantagem que você possa decidir em suas campanhas do AdWords para quais consultas de pesquisa seus anúncios devem ser exibidos.
Isso é chamado de consulta! Observe que, para esta postagem, às consultas e as palavras-chave são essencialmente as mesmas, a diferença é que os termos utilizados são os anunciantes visam, enquanto as consultas são os termos reais que os usuários digitam.
Às vezes, a consulta corresponde exatamente à palavra-chave, outras vezes é relevante. O que nos leva ao próximo passo.
O Google examinará o grupo de anunciantes mencionado acima para ver se algum anunciante está fazendo lances em palavras-chave que ele (Google) considera relevantes para essa consulta.
Às vezes, como para pesquisas com intenção informativa, não há palavras-chave relevantes entre os anunciantes. Mas em muitos casos (para 3 mil milhões dos 5,6 mil milhões de pesquisas diárias) existem e, como mencionado acima, podem ou não corresponder exatamente à consulta.
Como um exemplo, se você está lançando um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Se alguém faz uma pesquisa por "melhores aplicativos de produtividade", o Google poderá considerar palavras-chave como "aplicativo de gerenciamento de tarefas", "organização de projetos", "software para empreendedores" e "ferramenta de gestão de tempo" como as mais relevantes para essa consulta.
Assim, seu anúncio será exibido para pessoas que estão especificamente procurando por soluções de produtividade para empreendedores. Então, dado que existem palavras-chave…
Para cada conta que fizer lances em uma ou mais palavras-chave relevantes para a consulta, o Google escolherá uma palavra-chave por conta para entrar no leilão – e o anúncio correspondente dessa conta para essa palavra-chave. Faz sentido?
Mas, dado o fato de que existem mais de quatro milhões de anunciantes do Google , um único leilão de anúncios pode conter milhares de anúncios, e há apenas alguns locais para os anúncios do Google serem exibidos no SERP: três ou quatro de cada na parte superior e inferior.
Então, como o Google determina os vencedores? Bem, é um pouco mais complexo do que simplesmente quem oferece o lance mais alto, como em leilões. Aqui está uma visão desse processo:
Por exemplo, imagine que você e outro anunciante estão competindo pelo mesmo espaço de anúncio. Mesmo que você tenha um lance mais baixo, se o seu anúncio for considerado mais relevante e de alta qualidade, você pode pagar menos por clique e ainda assim garantir uma posição privilegiada na página de resultados.
Com isso, beneficia tanto os usuários, que veem anúncios mais relevantes, quanto os anunciantes, que podem alcançar um ROI mais alto, pagando menos por cliques de alta qualidade. Então, no final, é uma situação em que todos ganham!
Você pode pensar que, como especialistas em marketing digital, é claro que diremos sim. Mas aqui estão os fatos e estatísticas que apoiam nossa posição:
Diante do exposto, não é de admirar que os grandes líderes do mercado, assim como as médias e pequenas empresas, se concentrem no Google Ads para PPC (pagar por clique). Não esqueça: o bom funcionamento depende de quão bem você gerencia sua conta!
Com tudo o que foi informado, você pode estar se perguntando como diminuir o custo por clique (CPC) e, consequentemente, economizar nos investimentos em publicidade online. E a grande novidade que trago para você é o Dynamo!
O Dynamo é uma ferramenta que se utiliza de estratégias de SEO para ajudar a reduzir o CPC no Google AdWords. Primeiro, vamos entender o que é o Índice de Qualidade (IQ).
O IQ é uma métrica importante no Google AdWords que avalia a relevância e a qualidade dos seus anúncios. Quanto maior o IQ, melhor será o desempenho do seu anúncio e, consequentemente, menor será o seu CPC.
Então, como o SEO pode ajudar a aumentar o IQ dos seus anúncios? Uma das estratégias mais utilizadas é a pesquisa de palavras-chave. Ao incluí-las no corpo do seu anúncio, você pode aumentar o posicionamento dele sem aumentar o CPC.
A segmentação dos assuntos também é fundamental. Ao estruturar sua campanha em grupos de anúncios com o menor número possível de palavras-chave, você pode criar anúncios mais relevantes para cada lista de termos, o que ajuda a melhorar o IQ e reduzir o CPC.
Outra dica importante é excluir termos de pesquisa negativos. Isso evita que seu anúncio seja exibido para pesquisas irrelevantes, o que pode aumentar o seu CPC desnecessariamente.
E não podemos esquecer de deixar isoladas as palavras-chave de alta performance. A identificação dos termos que trazem os melhores resultados é fundamental, pois assim será possível criar anúncios otimizados exclusivamente para elas, que podem aumentar o ROI.
As estratégias de SEO ajudam a atrair visitantes mais qualificados para o seu site, ou seja, pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço. E quando combinado com investimentos em Google Ads, a otimização de sites se torna um complemento para o sucesso do seu negócio.
Conte com o Dynamo e acompanhe todas as novidades do nosso blog. Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager