O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O novo conceito Payback tem sido muito utilizado entre gestores e profissionais de marketing de empresas.
Contudo, ainda existem diversas pessoas com dúvidas em relação ao que ele realmente significa e como funciona. Já percebemos que está cada vez mais normal utilizarmos termos estrangeiros no país, principalmente quando se trata de negócios.
Payback se encaixa justamente neste contexto e é muito importante para as finanças da empresa. Neste artigo trataremos sobre o é payback e como calculá-lo!
Trazendo para nossa linguagem payback significa “retorno”. É basicamente uma estratégia, ou se preferir, é um indicador utilizado dentro das empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto.
Se formos analisar o contexto de forma técnicas, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até chegar a hora em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.
O payback dá ao gestor a estimativa de quanto tempo vai levar até que ele recupere sua aplicação inicial.
Vale ressaltar que na maioria das vezes o tempo não será muito curto, depende do valor do investimento e do tipo de negócio. Resumindo, o retorno pode ocorrer dentro de meses ou até mesmo de anos.
O payback está relacionado a outros indicadores, como:
Assim como qualquer estratégia, o payback apresenta pontos positivos e negativos. O grande segredo é saber usá-la do jeito certo. Algumas vantagens são:
Também podemos citar algumas desvantagens, que são:
O cálculo do payback é baseado em uma fórmula relativamente simples, mas é necessário ter alguns cuidados quando for calcular as variáveis. É imprescindível ter o planejamento adequado do fluxo de caixa.
Também é necessário colocar todos os custos relacionados ao investimento, o que às vezes pode ser um desafio.
Não se esqueça de incluir custos com equipamentos, funcionários, despesas administrativas e operacionais relacionadas.
Assim que tudo estiver preparado, por meio do demonstrativo de resultados, define-se o resultado médio mensal do fluxo de caixa, considerando um determinado período que você irá definir como o melhor para o seu negócio.
Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o payback do projeto.
Logo, PB (payback) = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa
Se o seu negócio tiver realizado um investimento de R$ 80.000,00 e o resultado médio mensal de seu fluxo de caixa corresponda a R$ 3.000,00, logo o cálculo será de:
PB = 80.000 / 3.000 = 26,7 meses (aproximadamente 27 meses, ou seja, 2 anos e 3 meses).
Calcular o resultado médio mensal do fluxo de caixa tem a vantagem de facilitar a contabilidade, oferecendo um valor-base para ser dividido pelo investimento inicial.
O profissional responsável pode elaborar um fluxo de caixa livre acumulado, em outras palavras, ele irá somando todos os fluxos de caixa da sua projeção, do início ao fim.
Novos projetos geralmente tendem a mostrar resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultados positivos de forma definitiva.
Assim que os novos projetos passam a atingir resultados positivos, significa que o payback foi alcançado.
Está vendo? Não existe segredo, os números não falham. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender como a estratégia funciona.
Para mais conteúdos como este, basta continuar acompanhando.
Até breve!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager