O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
O objetivo dos relatórios de SEO é transmitir informações de um projeto e, principalmente, os resultados gerados que circulam dentro de uma empresa. A partir da aplicação de estratégias de SEO, é possível apresentar relatórios para que o cliente acompanhe os projetos, assim impulsiona-se uma boa relação entre cliente e negócio (alô alô experiência do consumidor e usuário).
Além disso, o engajamento do cliente no projeto tem um peso importante, então, se tratando de SEO, os relatórios devem servir para apresentar resultados, dedicação empregada e para aproximar o cliente do projeto, dando destaque às tarefas que estão pendentes no lado do cliente e mostrar, de maneira concreta: aquilo que deve ser priorizado e quais os resultados esperados com tais ações.
É importante também que os relatórios de SEO consigam lidar com as expectativas do cliente e, devido a isso, devem estar muito bem alinhados com o que foi comercializado pelo departamento comercial.
A venda com base em resultados e o relatório concentrado somente em tarefas não adianta de nada, da mesma forma que não faz sentido mostrar principalmente os resultados, afinal, o cliente está sempre mais disposto a conhecer o “o que” do projeto, ou seja, as tarefas que serão realizadas. Clientes não são todos iguais, os clientes sempre são diferentes. Nunca esqueça disso.
Em nossos cursos de SEO, sempre destacamos a importância em colocar a mão na massa quando o assunto é aprender a otimizar. Pensando nisso, listamos itens que julgamos fundamentais para estarem em relatórios de SEO.
Mas, importante destacar que eles não são obrigatórios, pelo menos do ponto de vista ‘’natural’’. É essencial que cada empresa estabeleça aquilo que melhor lhe convém, priorizando a relação custo x benefício.
Todas as atividades realizadas, parece redundância, mas não é. Atente-se a todos os detalhes.
Os relatórios de SEO não são mais importantes do que os resultados, entretanto, permitem acompanhar (de maneira bastante positiva) e apresentar os resultados.
Diversos clientes podem se queixar, não pela ausência de resultados, e sim por não conseguirem visualizar o que tem sido feito pela empresa parceira de SEO. E nada mais justo. Afinal, vamos supor que você esteja fazendo uma reforma na sua casa. Você acompanha o projeto de reforma ou deixa para ver como ficou só depois?
Acredito que você deva ter escolhido a primeira opção, pois por outro lado é provável que a perda de dinheiro fosse certa (erros estão muito associados a falta de acompanhamentos).
Dessa forma, é possível enquadrar os relatórios em atividade de relacionamento com o cliente (CRM), importantíssimas. Hoje em dia, acredito que esse relacionamento seja mais importante que os próprios resultados entregues.
Leia para entender melhor: Content Experience: práticas para viralizar conteúdos e alcançar o topo dos buscadores
O que podemos concluir: não basta somente um bom relatório de SEO, como o contato regular com o cliente, para que consiga colocá-lo no engajamento, além de construir também uma parceria a longo prazo.
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores.
Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager