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O que é Search Engine Marketing e qual a Relação com SEO

Está começando com seu site? O jeito é fazer com que seu site seja facilmente encontrado nos buscadores. Iremos te explicar o que é Search Engine Marketing e qual a relação com SEO.
O que é Search Engine Marketing e qual a Relação com SEO
Escrito por
Giulia Oliveira
Publicação
26/1/2024

Devido ao período de tantas incertezas e instabilidades financeiras que nossa sociedade vem passando nos últimos tempos, proprietários de lojas físicas estão cada vez mais migrando para o universo digital, fazendo assim com que usuários de todo o território nacional também encontrem seu produto ou serviço. 

Como sabemos, existem diversas formas para fazer com que um site seja encontrado na web, como por exemplo, através de campanhas patrocinadas ou de forma orgânica, seja nas redes sociais, nos motores de busca, entre outros.

Se você está começando com seu site, a melhor opção é fazer com que seu site seja facilmente encontrado nos resultados de pesquisa dos buscadores, já que é lá o principal local onde os usuários irão pesquisar por seu produto ou serviço durante um momento de necessidade. 

Para quem não sabe, os motores de busca são sites onde você digita um termo (também conhecido como palavra-chave) em um determinado campo, aperta enter e em seguida, uma infinidade de sites relacionados à sua palavra-chave são apresentados, onde você poderá selecionar qual site melhor atende sua necessidade. 

Como exemplo de motores de busca, temos Google, Bing, Yahoo, etc…

Porém, não é só porque você criou um site que o mesmo irá aparecer como um passe de mágica nos buscadores. Existe todo um trabalho por trás disso, que é o que chamamos de Search Engine Marketing

Neste conteúdo, iremos te explicar o que é Search Engine Marketing e qual a relação com SEO. 

Continue acompanhando. 😉

Mas afinal, o que é Search Engine Marketing?

Search Engine Marketing (também conhecido como SEM) nada mais é do que toda e qualquer estratégia de marketing voltada para os resultados de pesquisa dos buscadores, onde você coloca seu site para ser exibido nas principais posições de resultados de tais locais. 

Dividido em duas partes, o SEM pode ser aplicado através de campanhas patrocinadas ou resultados orgânicos, onde a diferença entre ambos é bem simples:

Nos resultados orgânicos, você irá aparecer de forma natural nas primeiras posições na primeira página através de um conjunto de técnicas de qualificação do site, chamado SEO (iremos explicar melhor a seguir, continue lendo). Os resultados orgânicos dos buscadores não precisam de investimento, sendo assim, não geram qualquer custo quando um usuário clica em seu resultado. 

Diferente dos resultados orgânicos, temos os resultados patrocinados, decorrentes das campanhas de Google Ads (ou Bing Ads, caso esteja optando pela estratégia no buscador Bing). 

Essas campanhas incluem:

Anúncios de Shopping e Pesquisa na prática:


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Nesse caso, você precisará investir no Google Ads para que possa aparecer resultados de pesquisa. Um dos fatores que é necessário levar em consideração, é que dependendo do segmento de seu website, a concorrência será muito grande e então, o site no qual tiver o melhor lance ($$$) para aparecer para uma palavra-chave estratégica, ocupará assim a primeira posição nos resultados. 

Outro ponto a ser destacado é que, quando você deixa de investir nas campanhas patrocinadas, seu site também para de aparecer nas principais posições. 

É aquele negócio: você aparece nas primeiras posições dos resultados de busca rapidamente, entretanto, se deixar de investir, poderá perder visibilidade de forma drástica.

Se você está no começo de seu site, sofreu grandes impactos com o período de instabilidade financeira de nossa sociedade, possivelmente você não poderá dispor de um alto budget para optar por trabalhar por campanhas patrocinadas, não é mesmo? 

Como sabemos, toda corporação que acompanha a evolução do mercado tecnológico compreende que é necessário ampliar sua visibilidade e vendas através do Search Engine Marketing, colhendo assim bons resultados. 

Tendo em vista toda essa situação, podemos concluir que optar por conquistar resultados orgânicos é muito mais vantajoso, não é mesmo? 

Saiba mais a seguir!

Qual a relação do Search Engine Marketing com SEO?

Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que farão seu site melhor se posicionar nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por clique. 

Pesquisas apontam que, geralmente, 75% dos usuários que pesquisam nos buscadores (como Google e Bing) não passam para a segunda página de resultados. Tal informação leva em consideração que, se um site está posicionado na primeira página, ele tende a apresentar conteúdo único e relevante, atendendo assim a necessidade do usuário que está efetuando sua busca. 

E esse é o propósito de inserir o SEO em sua estratégia de marketing digital: Alcançar o público certo durante suas pesquisas no buscador. 

Porém, precisamos destacar que SEO é um trabalho de qualificação de páginas, onde depende de uma série de fatores para que ocupe as principais posições nos buscadores, como por exemplo, a competitividade da palavra-chave trabalhada e a visita dos robôs do Google para atribuir assim a relevância daquela página. 

Sendo assim, além da diferença de não precisar investir dinheiro como no Google Ads, o SEO não traz resultados de forma automática como nas campanhas patrocinadas. Entretanto, você só será ultrapassado por um concorrente caso o mesmo faça um trabalho de otimização superior ao seu.

Diferença de Rede de Pesquisa do Google Ads vs Resultados Orgânicos:

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Todos os resultados (como aumento de vendas, leads e visitantes) poderão ser notados de médio a longo prazo. É um trabalho de formiguinha, que demanda tempo e atenção!

Como aplico as técnicas de SEO no meu site? 

Antes de tudo: é importante saber que o SEO só é aplicável em sites (institucionais, e-commerces, blogs, notícias, portfólios), mas não em redes sociais ou outros portais do tipo. 

Se você tem um site e consegue manipular seu painel administrativo, publicar conteúdos, cadastrar produtos e afins, você é capaz de aplicar as técnicas de SEO sem muitas dificuldades. 

O primeiro passo para um bom trabalho de SEO é a definição de palavras-chave. Uma palavra-chave nada mais é do que o termo principal em que você quer aparecer nos resultados de pesquisa. 

Para selecionar uma boa palavra-chave, você deve levar em consideração três aspectos: 

  • Volume de Buscas Mensal (as pessoas realmente pesquisam por essa palavra?)
  • Competitividade (meus concorrentes também trabalham com essa palavra?)
  • Tendência de Pesquisa (existe alguma época do ano em que esse termo é mais pesquisado?).

Para analisar esses pontos de palavras-chave, é ideal que você faça uma pesquisa através de ferramentas, como as da WebPeak, por exemplo. 

Fez uma pesquisa de palavras-chave e identificou uma boa oportunidade? Ótimo! Agora, você precisa fazer com que os principais parâmetros de SEO tenham em sua composição a palavra-chave selecionada, sendo eles:

  • Heading Tags (H1, H2, H3, etc…);
  • Atributo ALT das Imagens; 
  • Tag Title;
  • Tag Description;
  • Url otimizada;
  • Conteúdo único;
  • Links Internos.

Sua plataforma ainda possui o campo de Meta Keywords? Não se preocupe em preenchê-lo, pois ele foi desconsiderado das análises dos robôs há um bom tempo.

Leia mais: O que é SEO em Marketing Digital e como ele pode te ajudar

Não sabe como analisar o SEO do seu site e o que precisa melhorar? Não se preocupe!

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...

Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode efetuar as correções. 

Como pudemos ver ao decorrer do conteúdo, o Search Engine Marketing é fundamental para que você ocupe as principais posições nos resultados de pesquisa e junto a ele, o SEO é a principal tática para aqueles que desejam receber tráfego qualificado sem precisar investir dinheiro. 

Fantástico, não é mesmo? 

Se você tiver interesse em aplicar as técnicas de SEO em seu site e não sabe por onde começar, nos chame no chat!

Será um imenso prazer te ajudar a conquistar o topo dos buscadores. 

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Até a próxima!



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Helder Santos

Marketing Manager