O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Em meio a tantas incertezas durante o período caótico que estamos vivendo, uma coisa é fato: o mundo digital está conquistando cada vez mais usuários, consolidando-se assim como um meio de comunicação imprescindível para todos.
Com a pandemia, as compras online tornaram-se uma opção mais cômoda para os brasileiros: um cantinho e uma conexão, é o que basta para você comprar. Pesquisas apontam que em 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 56,8%.
Mesmo com a chegada da vacina no Brasil, a tendência é que os números continuem favoráveis para o comércio eletrônico. Abaixo, elencamos algumas estatísticas e fatos da Internet para 2021:
Com todos esses números, é óbvio constatar que até o menor dos mercados tenha uma competitividade acirrada e por isso, é fundamental que uma organização apresente as melhores estratégias em sua rotina de trabalho. É aí que o SEO em Marketing Digital entra, sendo uma prática crucial para você que deseja ganhar visibilidade na internet.
Neste conteúdo, mostraremos a você o que é SEO em Marketing Digital e como ele pode te ajudar.
Como já sabemos, marketing digital é toda ação cujo objetivo é fazer com que uma organização ganhe maior visibilidade online.
Em grande parte, para que um website tenha uma boa presença no universo digital, é necessário fazer grandes investimentos, o que sabemos que é complicado para quem está começando agora ou que não possui budget disponível. Porém, existem ações que farão com que seu site conquiste seu espaço na Internet sem precisar investir.
Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que farão seu site melhor se posicionar nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por clique.
Pesquisas apontam que, geralmente, 75% dos usuários que pesquisam nos buscadores (como Google e Bing) não passam para a segunda página de resultados. Tal informação leva em consideração que, se um site está posicionado na primeira página, ele tende a apresentar conteúdo único e relevante, atendendo assim a necessidade do usuário que está efetuando sua busca.
E esse é o propósito de inserir o SEO em sua estratégia de marketing digital: Alcançar o público certo durante suas pesquisas no buscador.
Antes de tudo: é importante saber que o SEO só é aplicável em sites, não em redes sociais ou outros portais.
Se você tem um site e consegue manipular seu painel administrativo, publicar conteúdos, cadastrar produtos e afins, você é capaz de aplicar as técnicas de SEO sem muitas dificuldades.
O primeiro passo para um bom trabalho de SEO é a definição de palavras-chave. Uma palavra-chave nada mais é do que o termo principal em que você quer aparecer nos resultados de pesquisa.
Como assim???
Vamos supor que o carro chefe de sua loja virtual seja uma blusa personalizada e seu objetivo é fazer com que sua página seja apresentada como um resultado quando as pessoas pesquisam por tal modelo no Google. Sendo assim, Blusa Personalizada é a palavra-chave foco de seu site.
É com base nela que você irá desenvolver todo o trabalho de otimização interna.
Para selecionar uma boa palavra-chave, você deve levar em consideração três aspectos: Volume de Buscas Mensal (as pessoas realmente pesquisam por essa palavra?) Competitividade (meus concorrentes também trabalham com essa palavra?) e Tendência de Pesquisa (existe alguma época do ano em que esse termo é mais pesquisado?).
O ideal é sempre que você opte por trabalhar acerca de palavras que possuam alto volume de buscas e baixa competitividade, pois assim, suas chances de se posicionar bem para aquele termo serão maiores!
Para analisar esses pontos de palavras-chave, é ideal que você faça uma pesquisa através de ferramentas, como as da WebPeak, por exemplo.
Fez uma pesquisa de palavras-chave e identificou uma boa oportunidade? Ótimo! Agora, você precisa fazer com que os principais parâmetros de SEO tenham em sua composição a palavra-chave selecionada, sendo eles:
Sua plataforma ainda possui o campo de Meta Keywords? Não se preocupe em preenchê-lo, pois ele foi desconsiderado das análises dos robôs há um bom tempo.
Heading Tags: Vamos supor que seu site seja um livro, tendo assim vários títulos e subtítulos. É assim que funcionam as heading tags: elas irão mostrar aos robôs dos buscadores a questão hierárquica de seus títulos.
Dessa maneira:
<h1>Título Primário</h1>
<h2>Título Secundário</h2>
<h3>Título Terciário</h3>
Como comentamos anteriormente, é importante que a palavra-chave esteja presente em todos esses títulos.
Atributo ALT das Imagens: Adicionar esse atributo em suas imagens, possibilitará que elas sejam apresentadas nos resultados de pesquisa por imagem, sendo uma ótima oportunidade para um bom ranqueamento.
Resumindo, esse tipo de informação irá mostrar aos robôs sobre qual é o contexto daquela imagem.
Além disso, esse campo também auxilia programas que leem o conteúdo de uma página para usuários com deficiência visual.
Tag Title: É o título apresentado nos resultados de pesquisa dos buscadores.
É importante que ele seja atrativo, tenha em sua composição a palavra-chave da página e um diferencial, para assim destacar sua página entre os concorrentes.
Nesse campo em específico, existe um limite de até 70 caracteres. Os resultados de pesquisa que tiverem o tag title maior que esse limite, terão suas informações cortadas nos buscadores, apresentando assim reticências ao final do mesmo.
Tag Description: É a descrição simplificada apresentada nos resultados de pesquisa dos buscadores.
É importante que ela seja atrativa, tenha em sua composição a palavra-chave da página e um diferencial, para assim destacar sua página entre os concorrentes.
Nesse campo em específico, existe um limite de até 160 caracteres. Os resultados de pesquisa que tiverem o tag description maior que esse limite, terão suas informações cortadas nos buscadores, apresentando assim reticências ao final do mesmo.
URL Otimizada: O endereço de sua página também precisa ser otimizado! URLs que apresentem caracteres especiais, com muitos números e que sejam desconexas não são otimizadas. Você consegue o conteúdo na url e sobre o que ela diz? Então, esse é o caminho perfeito!
Conteúdo Único: Com o grande volume de sites que existem na internet, é comum que lojistas peguem descrições de seus fornecedores, por exemplo, e insiram em suas páginas de produto.
Isso não é uma boa prática.
O Google possui um algoritmo próprio para essa atividade, onde avalia quão relevante e autêntico é seu conteúdo, chamado Panda.
Se você está escrevendo sobre seu produto ou serviço, ninguém melhor do que você mesmo para inserir informações sobre ele, não é mesmo? Não existem problemas em buscar por referências, mas é importante ficar atento ao conteúdo idêntico.
Informações técnicas, detalhes que apenas os fabricantes sabem? É aquele negócio: copia, mas não faz igual. Haha
Links Internos: Um aspecto que também é importante ser adicionado em uma página de destino, são os links internos com a própria palavra-chave.
É recomendável que os links de páginas importantes com palavras-chave estratégicas sejam inseridos no menu ou no rodapé, para potencializar assim a força do referido termo.
Ou então, você poderá inserir também tal link na própria página como um âncora, apontando assim para um local estratégico da mesma (como para o botão de comprar, por exemplo).
Como já sabemos, diversos fatores são levados em consideração durante a análise dos robôs para a atribuição de qualidade em uma página de destino.
Além da otimização interna, outros fatores possuem alta contribuição durante a definição de qualidade de um site, como presença de robots.txt, sitemap.xml, rel=canonical, correção de erros 404 e também, tempo de carregamento das páginas.
A seguir, iremos falar sobre os pontos acima, para que você entenda a razão deles serem tão importantes.
O robots.txt é de extrema importância para qualquer website, sendo um dos primeiros arquivos a ser analisado pelos robôs dos buscadores. Com ele, você consegue controlar os mecanismos de busca, dizendo se podem ou não entrar em um determinado arquivo ou diretório do site.
Digamos que você possua uma área restrita e não quer que as informações desta área sejam ranqueadas nos resultados de pesquisas. Com o robots.txt, você consegue informar ao robô que ele não deve considerar esta área, logo, ela não aparecerá nos resultados de busca.
Esse arquivo é super fácil de ser criado (você consegue até pelo bloco de notas). Entretanto, deve-se tomar muito cuidado sobre quais comandos estão sendo inseridos, pois uma única informação pode fazer com que todo o seu site deixe de aparecer nos buscadores.
Os comandos do robots.txt funcionam da seguinte forma:
Disallow: Quando não quer que tal página seja indexada;
Allow: Quando a página pode ser indexada.
Um exemplo sobre o arquivo robots.txt:
User-agent: *
Allow: /
Disallow: /admin
Disallow: /404
Sitemap: https://www.meusite.com.br/sitemap.xml
No exemplo acima, não quero que a página de acesso ao meu painel administrativo e páginas inexistentes sejam apresentadas nos resultados de pesquisa dos buscadores.
A não ser esses dois comandos com Disallow, quero que tudo após o barra / seja indexado em meu site.
Para facilitar o acesso dos robôs ao sitemap de meu site, inseri também seu endereço ao final, após o comando Sitemap:, arquivo no qual nós iremos falar a seguir.
O Sitemap.xml é um arquivo de extrema importância para que os robôs entendam a estrutura do site. Quanto mais organizado for este arquivo, melhor será a navegação destes robôs para encontrar todas as páginas e categorias do site.
Exemplo:
Imagine um supermercado. Para que você encontre o que procura, o estabelecimento faz divisões facilitando a busca, são seções específicas para que você não perca tempo procurando um único produto.
O Sitemap é a mesma coisa, serve como um organizador, ele categoriza o seu site permitindo que os robôs encontrem o necessário. Se for agregada uma nova página ao seu site, por exemplo, ao invés destes robôs navegarem todo o site, eles irão diretamente na nova página, ajudando a indexar.
Conforme comentado no tópico anterior, é importante que a url de seu sitemap.xml seja inserida no arquivo Robots.txt.
Com estes dois arquivos, você conseguirá estruturar o seu site, dando a possibilidade de ser melhor identificado pelos robôs.
Criar um robots.txt e um sitemap.xml em seu site é essencial para que os mecanismos de buscas apresentem corretamente seus conteúdos nos resultados das pesquisas.
A Canonical Tag ou “canonical link element” permite você informar ao mecanismo de busca qual é a versão preferencial de uma página web. Através dessa marcação no HTML de uma página, é informada uma URL (B) que possui a mesma informação apresentada na URL (A). Dessa forma, o mecanismo de busca irá consolidar a autoridade de B e A juntos!
Para resolver esse problema, temos a tag rel=canonical que determina ao buscador quem é a página origem da informação.
Por exemplo, as páginas:
Se a tag rel canonical não estiver configurada o buscador encontrará duplicidade nas Tags Title e Description, para resolver isso basta inserir a tag
href=”meusite.com/vestido-flor” />
na seção head do site, conforme exemplo a seguir:
…
href=”meusite.com/vestido-flor” />
O mesmo é válido para paginação /page2, /page3…
O código 404 representa “página não encontrada”, ou seja, a URL (endereço do site) na qual você está tentando acessar não possui conteúdo. Erros desse tipo faz com que a experiência dos usuários seja negativa, pois quando o mesmo tentar acessar uma página e não conseguir, ele poderá até mesmo desistir de procurar conteúdos semelhantes, gerando assim um aumento significativo na taxa de rejeição do site.
Causas mais comuns do erro 404:
Para solucionar erros 404, você deverá efetuar um redirecionamento do tipo 301 em sua página.
Redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que a Página A agora é a Página B, de forma que quando o visitante acessar a Página A será automaticamente redirecionado para o endereço da Página B, evitando assim experiências negativas.
O tempo de carregamento de uma página é, sem dúvidas, uma parte de grande importância para a experiência dos usuários, sendo também um dos fatores de relevância para uma boa otimização interna do site.
Sites mais rápidos criam usuários felizes, pensemos assim.
Segundo o Google PageSpeed Insights, essas são as pontuações de velocidade de um site:
Por último, lembre-se que é super importante verificar também como está a performance do seu site em relação a usuários e metas.
Para isso, é crucial que você tenha acesso a ferramentas de análise de público (como o Google Analytics) e ferramentas de análise de desempenho nos resultados de pesquisa (como o Google Search Console).
Caso você não tenha ambas ferramentas, você não conseguirá compreender a efetividade de sua estratégia de SEO em Marketing.
No decorrer do texto, vimos que diversos critérios englobam o SEO em Marketing Digital, o que parece ser uma árdua tarefa de se executar em sites de grande porte.
É importante que todos os pontos mencionados neste conteúdo sejam aplicados no site o quanto antes após sua criação, pois assim, você não terá retrabalho.
Caso seu site seja antigo e você acredita que ele não contenha tais fatores em sua estrutura, é recomendável que uma ferramenta de SEO seja utilizada para automatizar o processo de detecção de erros, pesquisa de palavras-chave, etc…
É aí que entra a WebPeak!
A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa.
Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...
Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode efetuar as correções.
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Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager