O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Hoje vamos dar uma breve olhada em um algo que não pode faltar na sua estratégia online: mecanismos de pesquisa, ou melhor, SEO. Continue a leitura e saiba mais!
Ter um site para sua marca ou empresa é a base de qualquer tipo de presença online, mas de nada adianta todo esse esforço para criá-lo se você não tiver certeza de que seu público realmente o encontrará. É por isso que é vital garantir que o Google o ajude com isso . Então, vamos dar uma olhada exatamente no que é SEO, por que é tão importante e como os mecanismos de busca realmente funcionam.
Quer impulsionar o posicionamento do seu site no Google? Continue lendo este artigo!
SEO, Search Engine Optimization, é definido como ‘’o processo de afetar a visibilidade de um site ou página da web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa da web, geralmente chamados de resultados “naturais” ou “orgânicos”, isso segundo o Wikipédia.
É de vital importância entender que SEO se refere apenas a resultados orgânicos, ou seja, que não foram comprados ou pagos. A outra opção complementar (pagando um preço por clique para ser exibido entre os primeiros resultados de um determinado mecanismo de busca) é conhecida como SEM ou Search Engine Marketing. Em outros termos, SEO é como procurar uma vaga de estacionamento gratuita ao lado do seu destino, enquanto SEM seria equivalente a pagar pelo estacionamento.
Assim como praticamente todos os conceitos de marketing digital, o SEO evoluiu significativamente ao longo dos anos. No início, as técnicas de posicionamento eram muito básicas e em grande parte baseadas na repetição de algumas palavras-chave específicas, enquanto agora, muito mais importância é dada à experiência do usuário.
Em poucas palavras, existem dois fatores básicos que definem a posição de uma página: relevância e autoridade. Confira agora:
A relevância de uma página pode ser definida como sua conexão com uma determinada pesquisa , ou seja, quão bem ela responde à pergunta ou problema que o usuário pesquisou. O principal objetivo do Google e de outros buscadores é oferecer aos seus usuários o melhor serviço possível, oferecendo-lhes páginas que lhes sejam úteis.
Para controlar isso, usamos técnicas de SEO no site , dedicadas a melhorar nosso próprio site. O objetivo é garantir que os mecanismos de pesquisa entendam seu conteúdo e como ele se relaciona com as pesquisas dos usuários. As marcas podem usar técnicas como otimização de palavras-chave e URL, redução no tempo de carregamento, melhorias na experiência do usuário etc.
Em seguida vem a autoridade , que podemos definir livremente como a popularidade de um site. Quanto mais “votos” um site ou página recebe por meio de links, melhor é considerado pelos mecanismos de busca.
Para melhorar a autoridade de um site, SEO fora da página, que focam em fatores externos. O objetivo é melhorar os parâmetros que definem a popularidade de um site em termos de buscadores: links que redirecionam para a página, presença nas redes sociais, menções na mídia, quantidade de usuários que realmente clicam em nosso site quando ele aparece entre os resultados, etc
Por fim, também é importante mencionar que existe uma diferença significativa entre o White Hat SEO, que se baseia em dicas e práticas recomendadas pelos próprios buscadores, e o Black Hat SEO, que aproveita as “brechas” para manipular rapidamente os resultados . Embora possa atrair resultados a curto prazo, a longo prazo, o Black Hat SEO nunca vence.
Embora hoje possa parecer absolutamente vital para o nosso dia-a-dia, a verdade é que o Google nem existia até 1996, e ainda hoje há lugares no mundo onde não é particularmente popular. A origem deste tipo de ferramentas, conhecidas como motores de busca, remonta ao início dos anos 90, quando começou a mania dos sites.
Quase todos os sites têm o mesmo objetivo: atrair tráfego de qualidade. Os motores de busca, também conhecidos como mecanismos de pesquisa, são uma das formas mais eficazes de atrair visitantes potencialmente interessados. Webmaster começou a perceber isso e começou a competir entre si para ser o mais bem posicionado nos motores de busca. O SEO nasceu.
Entender o que é SEO e implementar uma ótima estratégia de SEO é fundamental para sua marca. Acha que podemos estar exagerando? Dê uma olhada no porquê:
Imagine que você pode posicionar seu site para uma palavra-chave com 500.000 acessos mensais. Se o primeiro resultado exibido nos buscadores obtiver cerca de 20% dos cliques, isso equivale a 100.000 visitantes orgânicos mensais, o que não implica nenhum custo extra.
Quando bem feitas, as técnicas de posicionamento na web não apenas melhoram seu site aos olhos dos mecanismos de busca, mas os usuários também concordam. E melhorar a experiência do usuário significa melhores resultados.
A otimização do seu site implica alguns custos iniciais, mas, se você conseguir se posicionar entre os melhores resultados, obterá uma fonte incrível de tráfego de alta qualidade sem nenhum custo extra. Continuando o exemplo anterior, imagine que 1 em cada 100 usuários que visitam seu site acaba comprando online e que o valor do tempo de vida de cada cliente é de 100 R$. Nesse caso, você geraria R$ 100.000 em renda mensal. E, obviamente, se você conseguir se posicionar sob várias palavras-chave diferentes, ou investir em SEO Internacional , os benefícios só se multiplicam.
Se você investiu quantias significativas de dinheiro, tempo e recursos para construir um site que mostre sua marca, é lógico fazer com que tantas pessoas possam visitá-lo, para que valha a pena.
O posicionamento na web cria sinergias com as mídias sociais, pois os links compartilhados nas redes sociais usam os títulos e descrições que você otimizará como parte de sua estratégia de posicionamento.
Como explicado acima, autoridade e relevância são os dois fatores-chave em SEO. Ou seja, quando seu site é exibido entre os primeiros resultados de pesquisa, os usuários sabem que é um site que contém as informações que procuram e que foi “aprovado” por vários usuários antes deles. É definitivamente um empurrão extra que lhes dá a confiança de que precisam para converter.
Você pode medir os resultados de todas as técnicas e fatores que estão em jogo em seu SEO, para ver quais estão fornecendo os melhores resultados e corrigir quaisquer detalhes ou estratégias necessárias.
Para realmente entender o SEO, precisamos dar uma olhada no que acontece quando as “aranhas” do Google rastejam pela internet. A forma como funciona pode ser resumida em duas etapas: rastreamento e indexação.
Para entender como o rastreamento funciona, pense no sistema de transporte de uma grande cidade. Cada site ou documento (como um PDF ou uma imagem) é como uma parada. Para poder registrar aquele conteúdo encontrado em cada parada, o buscador precisa rastrear toda a cidade, utilizando os melhores caminhos possíveis: links.
A estrutura de links da internet é o que conecta as páginas entre si, e é justamente por isso que elas são tão importantes na otimização. Os bots dos mecanismos de pesquisa usam as direções do mapa do site e rastreamentos anteriores para iniciar sua pesquisa e passar de um link para outro, alcançando todos os documentos salvos na internet.
No entanto, nem todos os sites são rastreados na mesma profundidade pelo mesmo período de tempo que os outros. Essas aranhas são particularmente atraídas por novos conteúdos, seja um novo site criado do zero ou um atualizado. O tempo de carregamento também influencia na decisão.
O próximo passo é a indexação. Depois de encontrar esses documentos, os bots começam a decifrar seu código e salvar alguns “pedaços” dele que podem ser facilmente encontrados quando um usuário pesquisa algo. Como você pode imaginar, essas "peças'', todas juntas, somam um imenso volume de informações. É por isso que empresas como o Google têm grandes data centers onde podem salvar todas essas informações, onde podem ser facilmente encontradas.
Todas essas informações nos sites e documentos disponíveis na internet são organizadas em uma série de índices de acordo com seu conteúdo, autoridade e relevância. Os critérios mudaram significativamente e evoluíram ao longo do tempo, e estão se tornando cada vez mais complexos: além das palavras-chave, também consideram fatores como a data de publicação, se contêm ou não peças multimídia, a qualidade do conteúdo e muito mais.
Após essas duas etapas, tudo está pronto para um usuário solicitar uma pesquisa. Quando isso acontece, é ativado um algoritmo que percorre os índices e ordena os resultados de acordo com centenas de fatores de posicionamento diferentes, tudo em questão de milissegundos. Não é mágica, é SEO.
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Helder Santos
Marketing Manager