O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Keyword ou Palavra-chave é um termo usado em marketing digital para descrever uma palavra ou grupo de palavras que um usuário da Internet usa para realizar uma pesquisa na internet.
Por exemplo, se você pretende comprar um tênis novo, pode digitar algo como “tênis de corrida masculino” no Google. Mesmo que essa frase consista em mais de uma palavra, ainda é uma palavra-chave.
Trabalhando em uma estratégia de SEO, as palavras-chave são muito importantes e devem ser o núcleo de qualquer conteúdo para a web (presentes no conteúdo, títulos e elementos de SEO).
Palavras-chave devem ser mapeadas e escolhidas cuidadosamente antes de criar um conteúdo, uma página, um produto, ou qualquer conteúdo online.
Claro, ninguém fora da indústria de SEO e Marketing tende a usar essa terminologia. A maioria das pessoas os chamaria de pesquisas ou consultas no Google.
As palavras-chave são importantes porque seu site pode aparecer quando as pessoas as pesquisam nos mecanismos de pesquisa. Imagine que essas pesquisas podem ter relação ou não com seu negócio, e o SEO cuida para que seu site seja acionado com os melhores termos.
Palavras-chave e SEO estão diretamente conectados quando se trata de veicular uma campanha de marketing ou página do site. Como as palavras-chave são fundamentais para que os esforços de SEO valham a pena o tempo e o investimento. Essas ações visam garantir que suas palavras-chave sejam altamente relevantes para seu público.
Para determinar a relevância de um termo, é importante mapear o volume médio de buscas mensais e sua competitividade.
Você pode aparecer no topo do Google para uma palavra-chave relevante para seu negócio, mas como fazer isso?
Existem duas maneiras:
O Google Ads trata de uma plataforma de publicidade do Google, que permite a criação dos anúncios que vemos no momento que realizamos uma busca na internet.
Esses anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave da preferência de quem está pesquisando. Mas saiba que o Google Ads é muito mais que isso.
Além de ser uma rede de pesquisa, pode incluir banners e vídeos que ficam postados em áreas especiais e com visibilidade em diversos sites parceiros do Google. A primeira versão do, antes chamado de AdWords, foi lançada em 2000 e desde esta data ela vem liderando o mercado.
O crescimento da receita do Google Ads é uma realidade comprovada, dados apontam que em 2016, a receita publicitária do Google Ads foi de U$79 bilhão de dólares. Nessa ferramenta, preferida de muitos profissionais, é possível divulgar todos os tipos de anúncio a partir de duas redes: a rede de pesquisa e a rede de display.
Na rede de pesquisa que são os resultados de busca do próprio site Google, os anúncios são em formato de texto. Para definir o posicionamento dos anúncios é feito um leilão.
A rede de display é composta pelos sites que participam do programa de afiliados da Google, o Google Adsense que são milhares de sites na internet.
Através da rede e display você pode fazer anúncios de diversos tamanhos e inclusive anúncios gráficos. Você pode também anunciar no YouTube com anúncios de vídeo, texto ou gráficos.
A segmentação dos resultados na rede de pesquisa são por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Já na rede de display os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionado às palavras que contém o site onde os anúncios são exibidos.
SEO (Search Engine Optimization) em português significa Otimização para mecanismos de Busca. Em outras palavras, as ações de SEO em seu site, ajudam os motores de busca, como o Google, a notarem seu negócio na internet.
O conhecido Search Engine Optimization (SEO), também chamado popularmente como otimização de sites, pode ser rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que que possibilitem a evolução das páginas e melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, claro que o posto mais almejado até então ainda fica por conta do Google.
Sendo assim, se o seu interesse é melhorar o rankeamento das suas páginas, aumentar o número de visitas orgânicas dentro do seu site e mostrar para o mundo a sua marca, então talvez seja a hora de começar a investir em SEO.
Ainda existem os céticos, que andam dizendo por aí que o SEO não está mais vivo. Porém, essas teorias já foram desconsideradas uma vez que uma empresa começa a praticar a otimização dentro das páginas de negócio, e pode ter certeza que os resultados são mais positivos possíveis.
Outro ponto importante é que para investir em SEO você não precisa gastar rios de dinheiro. Nas campanhas de marketing, o SEO tem um grande peso para os resultados e com um custo beneficio bem acessível.
É muito simples. O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar o conceito de SEO nos projetos do site de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o bom posicionamento das páginas.
As palavras-chave são o grande segredo do SEO! É possível ter muito mais alcance utilizando-as de maneira correta ao longo dos conteúdos do seu site.
Por isso, ainda que você não possua um blog ou produza conteúdos, mesmo para páginas de produtos, é importante que você trabalhe as palavras-chave que já possuem volume de buscas alto e tenham competitividade menor. 🧠
Essa ferramenta será sem dúvidas a sua melhor amiga ao utilizar a WebPeak. Se você já possui um site ou e-commerce e não sabe por que não te acham nos buscadores, essa ferramenta pode te dar a resposta.
Aqui, você buscará pelas palavras-chave de suas páginas e receberá insights de palavras-chave com melhor volume de buscas e menor competitividade para otimizá-las.
A WebPeak trará os termos que acionam o site do concorrente e a ideia é que você identifique dentre eles as melhores oportunidades para trabalhar também em seu site. Um dos segredos do marketing digital moderno é o growth hacking: observar as práticas dos concorrentes e adaptá-las à sua estratégia.
Uma vez feita a pesquisa, você poderá salvar essas palavras-chave em sua cesta e acompanhá-las ao longo do tempo. Os demais botões funcionam exatamente como na ferramenta Receba Sugestões de sua Pesquisa.
Palavras-Chave da Search Console
Como disse no início deste texto, a ideia da WebPeak é fazer com que você não precise utilizar várias ferramentas diferentes para fazer SEO. Em Palavras-Chave da Search Console você pode integrar sua conta da Search Console na WebPeak e acompanhar todos os seus indicadores com muito mais praticidade. O período de análise é sempre os últimos 30 dias.
Com isso, você também poderá ter acesso a ganho e perda de posições na SERP, variação em número de cliques, CTR e impressões. Também é possível salvar as palavras-chave da GSC em sua cesta de palavras-chave bem como atribuir tags.
Minha Cesta de Palavras-Chave
Aqui não tem segredo. Todas as palavras que você salvou ao longo das pesquisas e também os destaques dentre as palavras-chave da Search Console estarão salvas para que você acompanhe as tendências de buscas, competitividade e posicionamento (caso essas palavras já estejam indexadas e acionem o seu site).
Essa ferramenta é muito importante para quem já adotou a estratégia de inbound marketing ou para quem também trabalha com anúncios patrocinados aliados a SEO e impulsiona publicações relacionadas a palavras-chave com competitividade menor e alto volume de buscas, para ter mais sucesso com a estratégia.
Sendo assim, o ideal é que você salve todas as palavras-chave que representam uma oportunidade na cesta para não perdê-las de vista!
Parece bobagem, mas mesmo utilizando uma palavra-chave com muitas buscas mensais, se a competitividade é alta e você ainda não possui métricas de domínio altas, suas chances de aparecer na primeira página são mínimas. Portanto, vale trabalhar para identificar as palavras-chave que irão proporcionar resultados mais efetivos: ainda que tenham volume de buscas baixo ou médio mas tenham competitividade baixa, arrisque utilizá-las.
A maioria dos profissionais de marketing de pesquisa cometem os mesmos erros quando se trata de pesquisa de SEO Keywords. Preparamos uma pequena lista de erros comuns que você tem que evitar:
Em resumo, pesquisa de palavras-chave de SEO deve ser uma parte contínua e em constante evolução do seu trabalho como um empreendedor na internet.
Palavras-chave antigas precisam ser re-avaliadas periodicamente, e palavras-chave competitivas de alto volume (ou palavras-chave “principais”, em oposição a palavras-chave de cauda longa), podem ser substituídas ou aumentadas com frases mais longas e específicas, criadas para não trazer qualquer visitante, mas exatamente os visitantes certos.
Agora que você já sabe o que são palavras-chave, coloque a mão na massa e nos conte seu sucesso :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager