O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O SEO está aí para facilitar nossas vidas e posicionar o seu site da melhor forma possível, você só precisa saber como fazer corretamente para obter resultados positivos. Mas a pergunta que não quer calar é: como começar o trabalho de SEO? Você não está sozinho nessa dúvida, e por isso desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro de como iniciar esse trabalho e ter sucesso nas estratégias de seu negócio!
Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com SEO e conseguir ter em mãos todos os dados críticos de seu negócio.
Comece conferindo o nosso Guia de SEO para ficar por dentro do assunto!
O Google é a maior ferramenta de buscas. Por isso, ele é de grande importância seja para um empreendedor ou para alguém que está em busca de algum serviço ou conteúdo. O Google classifica as pesquisas de duas formas: links patrocinados e buscas orgânicas.
Os links patrocinados são anúncios pagos de determinado site que aparece no topo da página ao pesquisarem a palavra chave escolhida pelo anunciantes. Abaixo dos anúncios pagos está sempre escrito “Ad” ou “Anúncio”, sendo este serviço contratado através do Google Adwords. Já a busca orgânica é gratuita, e se bem elaborado com o uso das aplicações do SEO é encontrada logo abaixo dos anúncios pagos. Essas buscas são definidas pelos robôs do Google de acordo com a relevância e autoridade que o conteúdo representa, sempre analisando a qualidade do conteúdo e estratégias aplicadas.
Ao pesquisar nosso site podemos ver claramente os links patrocinados e a busca orgânica:
Então, como aparecer nos primeiros resultados de busca sem pagar?Confira algumas dicas a seguir!
Ao entrar no painel da WebPeak, você vera que o sistema terá diversos botões/relatórios onde é preciso adicionar algumas informações. Nós chamamos isso de parametrização da ferramenta, afinal, você estará dizendo ao sistema o que é mais importante ele analisar sobre seu negócio, como palavras-chave, concorrentes, seus dados de Google, entre outros.
Antes de mais nada é importante que você tenha uma conta no Google Analytics e Google Search Console, e que os dados entre eles esteja vinculados.
Após esse passos, é hora de puxar essas informações para a WebPeak, são poucos cliques e separamos em duas partes.
Para determinar quais as palavras-chave devem ser analisadas e acompanhadas no rank, você deve acessar a ferramenta de rastreamento.
Como acessar o módulo Rastreamento de Rank:
Primeiramente, acesse seu projeto na ferramenta. No menu superior, acesse Selecione uma Ferramenta > Web Analytics > Rastreamento de Rank
Considerando que seu projeto é novo, você verá uma botão de instalação na página:
Basta clicar no botão e determinar quais as palavras-chave que você deseja acompanhar no rank dos buscadores (consulte o limite do seu plano).
Para selecionar, basta clicar nas caixas ao lado dos termos que você deseja.
Antes de tudo, é importante definir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.
Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.
Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.
Para encontrar as melhores palavras-chave, conheça o tutorial do Planejador de Palavras-chave.
Essa é a melhor maneira de melhorar a indexação das páginas de seu site, e também, facilitar o rastreamento dos bots de busca.
Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap via WebPeak (não recomendado, pois é necessário acesso ao servidor) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).
Exemplos de Sitemap por plataforma:
Loja Integrada
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
Xtech Commerce
www.seudominio.com.br/google_sitemap e www.seudominio.com.br/sitemap.xml
Vtex
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
Nuvem Shop
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
DotStore
Precisa gerar manualmente. Utilize a WebPeak.
Magento
www.seudominio.com.br/sitemap.xml
Tray
www.seudominio.com.br/loja/arquivos/numerodaloja/sitemaps/sitemap_1.xml
Woocommerce
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
Shopify
www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)
É essencial para começar a fazer SEO que se otimize suas páginas para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determinada pesquisa.
Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de loja virtual.
Indicamos que para iniciar o trabalho de otimização, você selecione uma lista com os produtos mais importantes para seu negócio, pode começar com 10. Faça a pesquisa de palavras-chave e preencha os campos principais de SEO.
Separamos tutoriais de Otimização de Páginas para as principais plataformas.
Confira nosso conteúdo sobre Por Onde Começar o Trabalho de SEO? no YouTube:
Agora você já está pronto para melhorar suas posições no Google!
‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO.
Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superado pela WebPeak. Na plataforma, você tem acesso a diversas ações e correções com os módulos:
Vamos detalhar a seguir as principais funcionalidades das ferramentas da WebPeak, de acordo com suas categorias, para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for sobre a eficácia SEO para seu negócio e você vendendo muito!
A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.
Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.
A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.
A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.
Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.
Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.
Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.
A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.
É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.
Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).
Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.
Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.
Vá ajustando seu SEO conforme as indicações apresentadas pela ferramenta e lembre-se de salvar as alterações.
Dúvidas? Nos chame no chat! 😃
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager