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O que você Precisa para Começar o Trabalho de SEO?

Já sabe o que você precisa para começar o trabalho de SEO? Descubra aqui! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas!
O que você Precisa para Começar o Trabalho de SEO?
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
23/1/2024

O SEO está aí para facilitar nossas vidas e posicionar o seu site da melhor forma possível, você só precisa saber como fazer corretamente para obter resultados positivos. Mas a pergunta que não quer calar é: como começar o trabalho de SEO? Você não está sozinho nessa dúvida, e por isso desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro de como iniciar esse trabalho e ter sucesso nas estratégias de seu negócio!

Preparamos um guia prático para te ajudar obter ótimos resultados com SEO e conseguir ter em mãos todos os dados críticos de seu negócio.

Comece conferindo o nosso Guia de SEO para ficar por dentro do assunto!

Como funciona o Google e onde ele posiciona um resultado relevante com o trabalho de SEO?

O Google é a maior ferramenta de buscas. Por isso, ele é de grande importância seja para um empreendedor ou para alguém que está em busca de algum serviço ou conteúdo. O Google classifica as pesquisas de duas formas: links patrocinados e buscas orgânicas.

Os links patrocinados são anúncios pagos de determinado site que aparece no topo da página ao pesquisarem a palavra chave escolhida pelo anunciantes. Abaixo dos anúncios pagos está sempre escrito “Ad” ou “Anúncio”, sendo este serviço contratado através do Google Adwords. Já a busca orgânica é gratuita, e se bem elaborado com o uso das aplicações do SEO é encontrada logo abaixo dos anúncios pagos. Essas buscas são definidas pelos robôs do Google de acordo com a relevância e autoridade que o conteúdo representa, sempre analisando a qualidade do conteúdo e estratégias aplicadas.

Ao pesquisar nosso site podemos ver claramente os links patrocinados e a busca orgânica:

começar o trabalho de SEO

Então, como aparecer nos primeiros resultados de busca sem pagar?Confira algumas dicas a seguir!

1º Passo do trabalho de SEO: Integrações WebPeak

Ao entrar no painel da WebPeak, você vera que o sistema terá diversos botões/relatórios onde é preciso adicionar algumas informações. Nós chamamos isso de parametrização da ferramenta, afinal, você estará dizendo ao sistema o que é mais importante ele analisar sobre seu negócio, como palavras-chave, concorrentes, seus dados de Google, entre outros.

Antes de mais nada é importante que você tenha uma conta no Google Analytics e Google Search Console, e que os dados entre eles esteja vinculados.

Após esse passos, é hora de puxar essas informações para a WebPeak, são poucos cliques e separamos em duas partes.

2º Passo do trabalho de SEO: Rastreamento de Rank

Para determinar quais as palavras-chave devem ser analisadas e acompanhadas no rank, você deve acessar a ferramenta de rastreamento.

Como acessar o módulo Rastreamento de Rank:

Primeiramente, acesse seu projeto na ferramenta. No menu superior, acesse Selecione uma Ferramenta > Web Analytics > Rastreamento de Rank

Começar o Trabalho de SEO

Considerando que seu projeto é novo, você verá uma botão de instalação na página:

Começar o Trabalho de SEO

Basta clicar no botão e determinar quais as palavras-chave que você deseja acompanhar no rank dos buscadores (consulte o limite do seu plano).

Para selecionar, basta clicar nas caixas ao lado dos termos que você deseja.

Começar o Trabalho de SEO

Antes de tudo, é importante definir as palavras-chave mais relevantes para seu negócio. Elas poderão ser expressões curtas ou longas, chamadas de cauda curta e cauda longa.

Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.

Cauda longa: contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.

Para encontrar as melhores palavras-chave, conheça o tutorial do Planejador de Palavras-chave.

3º Passo para o trabalho de SEO: Envio de Sitemap

Essa é a melhor maneira de melhorar a indexação das páginas de seu site, e também, facilitar o rastreamento dos bots de busca.

Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap via WebPeak (não recomendado, pois é necessário acesso ao servidor) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).

Começar o Trabalho de SEO

Exemplos de Sitemap por plataforma:

Loja Integrada

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

Xtech Commerce

www.seudominio.com.br/google_sitemap e www.seudominio.com.br/sitemap.xml

Vtex

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

Nuvem Shop

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

DotStore

Precisa gerar manualmente. Utilize a WebPeak.

Magento

www.seudominio.com.br/sitemap.xml

Tray

www.seudominio.com.br/loja/arquivos/numerodaloja/sitemaps/sitemap_1.xml

Woocommerce

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

Shopify

www.seudominio.com.br/sitemap.xml (possui outros sitemaps dentro do principal)

4º Passo para o trabalho de SEO: Otimização de SEO

É essencial para começar a fazer SEO que se otimize suas páginas para aumentar suas chances de aparecer como resultado para uma determinada pesquisa.

Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de loja virtual.

Indicamos que para iniciar o trabalho de otimização, você selecione uma lista com os produtos mais importantes para seu negócio, pode começar com 10. Faça a pesquisa de palavras-chave e preencha os campos principais de SEO.

Separamos tutoriais de Otimização de Páginas para as principais plataformas.

Confira nosso conteúdo sobre Por Onde Começar o Trabalho de SEO? no YouTube:

Agora você já está pronto para melhorar suas posições no Google!

Como a Ferramenta de SEO WebPeak te ajuda a aparecer no Google

Começar o Trabalho de SEO

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO.

Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superado pela WebPeak. Na plataforma, você tem acesso a diversas ações e correções com os módulos:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building;
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Vamos detalhar a seguir as principais funcionalidades das ferramentas da WebPeak, de acordo com suas categorias, para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for sobre a eficácia SEO para seu negócio e você vendendo muito! ‍

Auditoria do Site

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino;

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por celular.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap

  • Uma ferramenta de criação de sitemap XML
  • Monitoramento da indexação das páginas do sitemap

Ferramenta de Auditoria Técnica

  • Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Link Building

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Relógio de Links Choses

  • Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Métricas sociais

Ferramenta de Engajamento Social

  • Acompanhe a atividade social de backlinking em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.
  • Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca;
  • Eficácia da atividade social (pelo Google Analytics);

A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Ferramenta Facebook Insights

  • Encontre os insights que você precisa para priorizar seus esforços, criar um conteúdo melhor e gerar crescimento social real;
  • Veja o quão rápido sua rede do Facebook cresce obtendo dados demográficos;
  • Descubra tópicos quentes que seus concorrentes já exploram;
  • Amplie seu alcance social no Facebook, aprendendo o conteúdo que funciona com seu público.

É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.

Ferramenta de Monitorização Web Buzz

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.

Análise de Marketing

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

  • Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;
  • Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics

  • Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;
  • Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Vá ajustando seu SEO conforme as indicações apresentadas pela ferramenta e lembre-se de salvar as alterações.

Dúvidas? Nos chame no chat! 😃

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Helder Santos

Marketing Manager