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Passo a passo: tudo sobre SEO para VTEX

Confira um passo a passo de tudo sobre SEO para VTEX e saiba como o seu negócio pode decolar!
Passo a passo: tudo sobre SEO para VTEX
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
23/1/2024

Práticas de SEO definem quais são as melhores técnicas para posicionar um negócio na internet, afinal, trata-se de um conjunto de práticas de otimização para sites nos buscadores. 

Dessa forma, uma boa dica é compreender como funcionam os buscadores e seus algoritmos. Fato é: toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indicá-la para que seja encontrada por quem a procura. 

No entanto, não se deve nunca confundir práticas de SEO com links patrocinados. No primeiro caso, não há custo direto para o empresário, seja um lojista ou outras áreas, ou seja, o posicionamento é feito de forma orgânica, e no segundo é necessário pagar para ocupar o espaço na página.

Relembre:

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google e até YouTube.  

Confira o nosso Guia de SEO antes desse conteúdo.

Principais práticas de SEO para VTEX 

A plataforma Vtex agrega inúmeros recursos pensados para influenciar os resultados das buscas e colocar os e-commerces nas primeiras posições. Fizemos uma lista com os principais recursos de práticas de SEO para Vtex. Confira!

Módulo CMS para controle total dos códigos das páginas

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Primeiro de tudo, você deve pensar que o módulo CMS é muito importante para a parte de criação visual da loja, o Layout. O módulo CSM da Vtex vai muito além por um simples fator: a flexibilidade e a possibilidade de acesso direto ao código HTML.

Se por um lado, com outras plataformas, você terá acesso a uma parte do código HTML ou então ao CSS da loja, com a VTEX você tem liberdade para modificar o que desejar. 

Exatamente por isso que qualquer tag relacionada ao código deve ser alterada:

  1. H1, H2, H3 e H…
  2. Parágrafos
  3. Alt de imagens
  4. Breadcrumbs
  5. Links internos
  6. Canonical

URL 100% amigável de todas as páginas

A partir da evolução da forma de indexação dos buscadores, um dos principais fatores que sofreram impactos foram as URLs.  Em 2009, a VTEX possuía uma URL voltada para o universo técnico, e desse modo não se preocupava com uma URL amigável para facilitar a indexação. Atualmente, a VTEX é uma das únicas plataformas a gerar de modo nativo URLs amigáveis para todas as páginas. 

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Um outro fator importante das URLs dos produtos é que, em geral, as outras páginas existem diversos produtos, como um resultado de busca. Se a URL do produto é ruim e a página de resultados de busca tiver 10 produtos, o código HTML irá ficar poluído de caracteres ruins.

Campos configuráveis de título, URL e meta descrição

Outra grande vantagem da VTEX é que todo seu sistema foi concebido para atender às melhores práticas de SEO. Diante disso, você poderá definir para qualquer página de produto, categoria ou marca, qual será o título, a url e a meta descrição.

Através do painel administrativo da plataforma, de maneira fácil e intuitiva, é possível fazer preencher esses campos e, se necessário, alterá-los caso você tenha mudado sua estratégia.

Mobile nativo

A empresa Google, desde 2015, considera para seus resultados se o site é responsivo ou não para dispositivos móveis, levando este ponto em consideração. Em 2016, o Google anunciou que iria desenvolver um buscador especializado em mobile, e os avanços programáticos em torno do mobile só crescem. 

Uma pesquisa recente indica que, para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho. Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Esses exemplos nos mostram o quão importante esses dispositivos são para os usuários e o quão relevante eles se tornaram. Na VTEX, o mobile já é nativo. Você pode adotar qualquer uma das estratégias, seja ela responsivo ou então loja virtual que a plataforma será capaz de se adaptar.

Mapeamento de URLs para redirect 301

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o mapeamento de URLs é bastante utilizado quando um e-commerce realiza a migração para a VTEX. Com essa ferramenta disponível na plataforma, é possível determinar para os buscadores que uma URL teve sua estrutura alterada de A para B. Dessa forma, você não perde o tráfego que já tem na loja.

O redirect também pode ser bastante utilizado para e-commerces que já estão na VTEX e que um item que gerava bastante acesso, foi descontinuado por um novo. Essa estratégia também pode ser adotada para qualquer outro tipo de produto que mesmo que esteja fora de linha ou que tenha sido substituído por um similar, vai seguir gerando tráfego para a sua loja virtual.  

Ferramentas de SEO para vender mais

A WebPeak reúne um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta,. Ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, a WebPeak oferece suporte aos usuários da plataforma. Entre em contato!

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