O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
A pesquisa de palavra-chave funciona como a base da estratégia online de todos os tipos de negócio. Na realidade cada site ou negócio precisa encontrar uma palavra-chave foco, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização, entre outros aspectos.
Para isto é preciso que seja feita uma pesquisa de palavras-chave com foco em SEO. Mas para que tais termos sejam melhor aproveitados na estratégia de marketing, é preciso entender todo o processo de otimização, já que para melhorar o rank do site é preciso seguir um conjunto de técnicas, guias e diretrizes.
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!
Para ter um bom rank, é necessário que seja feita esta otimização para as ferramentas de busca. Para conseguir otimizar o seu site é necessário saber as palavras-chave ideais. Na realidade, cada site ou negócio precisa da sua própria palavra, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização e etc.
O mapeamento dos melhores termos ajuda a expandir sua lista de palavras-chave ideais, aumentando suas chances de aparecer para buscar que devem converter em negócios. Então dedique seu tempo nessa etapa.
A pesquisa de palavra-chave tem funções muito importantes, como:
Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site.
As palavras podem ser aplicadas em diversos locais, tais como:
Cada elemento possui uma regra especifica, portanto é preciso saber onde inserir no texto, lembrando sempre de manter a naturalidade.
É importante destacar que o mecanismo de busca funciona como uma ferramenta que traz as respostas. Por exemplo, quando uma pessoa faz uma busca no Google, a ferramenta faz verificação em todos os sites e páginas da internet. Desse modo é possível apresentar apenas os resultados relevantes e adequadas para "responder" o que o usuário pesquisou.
O trabalho de SEO permite ranquear estes as páginas do site, de forma que elas sejam apresentadas como resultados conforme relevância do conteúdo.
Na verdade, não se sabe claramente quais são todos os fatores de ranqueamento, porém, com as atualizações eles mudam e ficam mais inteligentes.
De acordo com testes realizados todos os anos e as características do Google, conseguimos alguns indícios que são importantes para melhora da qualidade das páginas. Os mais importantes são:
Com isso em mente, vamos explicar como fazer a melhor pesquisa de palavras-chave, com os melhores recursos disponíveis no mercado.
Existem diversas tecnologias desenvolvidas para auxiliar no processo de mapeamento das palavras-chave. Listamos as principais para você conhecer um pouco de cada uma delas.
O Keyword planner funciona como planejador do Google Ads. Além de ser gratuito ele também é disponibilizado pelo Google. Através da ferramenta é possível encontrar o assunto e obter diversas keywords com relação as busca do usuário do Google.
Utilizando esta lógica, ela também mostra o volume de busca de cada, assim como competição e valor sugerido do lance no Ads.
De acordo com o Google: As previsões do Planejador de palavras-chave são atualizadas diariamente e com base nos últimos 7 a 10 dias, ajustadas de acordo com a sazonalidade. Elas vão considerar qualquer impacto das alterações de mercado durante esse período. Atualizamos nosso modelo sazonal para considerar as condições atuais do mercado.
Essa é uma ferramenta gratuita para descobrir novos termos relacionados à sua empresa e ver estimativas do número de vezes em que eles são pesquisados e do custo para segmentá-los.
Para quem está iniciando é uma boa ferramenta e pode ajudar no seu planejamento. Deste modo ela pode funcionar no processo de marketing digital.
Esse é um recurso de pesquisa do Google que fornece previsões da sua pesquisa, ou seja, ele te dá sugestões que podem complementar a busca. Conforme você digita sua pesquisa, as previsões são apresentadas e ajustadas de acordo com o contexto, até que veja o termo de pesquisa que deseja.
Yahoo!
Bing
DuckDuck Go
A vantagem para o usuário é que é possível simplesmente clicar nessa opção de pesquisa, em vez de digitar tudo. Economiza tempo e cliques.
Este algoritmo de preenchimento automático usa como base diversos fatores. Isto também vale para quando o usuário procura o termo no passado. Deste modo ele é útil quando o usuário está buscando palavras baseadas em frase. Para utilizar, basta escrever a palavra principal na caixa de busca para ver as pesquisas relacionadas.
Ferramentas como a Search Console, atuam de modo a medir o desempenho de um site, sendo possível visualizar os dados de tráfego orgânico, te ajudando a escolher melhor as palavras para garantir um melhor resultado para o seu negócio.
Ter conhecimento da forma como os sites são vistos pelo Google, é uma ótima direção para seu negócio. Com a search console, é possível monitorar a taxa de cliques, impressões, cliques e posição média de suas páginas, além de comparar os resultados por período.
Módulo Search Queries: Este é um dos recursos mais utilizados, onde é possível consultar os termos, palavras-chave, que mais são pesquisadas pelo público de seu negócio. A ferramenta possibilita que você saiba como as pessoas chegam ao seu site, em quais páginas elas clicam dentro de seu site, através de uma aba na ferramenta ‘’Top pages’’ que permite que você encontre as páginas mais populares, e também como está a audiência de seu site.
Módulo Content Keywords: A utilização das palavras-chave certas é fundamental para que o Google as relacione à seu site. A ferramenta indica as palavras-chave que são utilizadas com mais frequência no seu site, garantindo assim que você compreenda por completo às ações essenciais a serem tomadas.
Já conhece as Ferramentas do Bing Webmaster?
De forma bem similar às Ferramentas do Google Webmaster Tools, são ferramentas que permitem ajustes para um bom posicionamento dos seus artigos nos resultados do Bing, ele lhe dá dicas e orientações para a melhorias.
Embora sejam quase desconhecidas e menos utilizadas que as do Google, este serviço da Microsoft também é importante para sua estratégia de SEO.
O Moz possui uma variedade de ferramentas. Com isso é possível analisar os termos de análise onde a keyword difficulty. Esta ferramenta diferente do keyword planner, demonstra o nível de competição orgânica em uma escala de 0 a 100.
Em meio a estes benefícios é preciso lembrar que a ferramenta é paga, portanto é preciso investir.
MozBar: O Mozbar é uma expansão de navegador do Moz. Com a ferramenta é possível entrar em uma página e garantir as informações sobre domínio do site e também sobre as palavras-chave que estão sendo focadas. O interessante é que a ferramenta é gratuita então é uma boa pedida para os usuários.
O Spy Fu garante a avaliação do impacto, além do valor da palavra-chave. Com isto ela funciona muito além das estatísticas, pois ela permite informações mais elaboradas e detalhadas.
Com a ferramenta é possível verificar como os competidores se saíram. No entanto, estas informações são conseguidas apenas para as pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Inglaterra.
Percebeu que nenhuma dessas ferramentas tem foco no Brasil? Então, como melhorar o SEO Local se não tenho acesso à esses dados?
A tecnologia da WebPeak possui 8 ferramentas de SEO dedicadas a pesquisa e acompanhamento de palavras-chave, que são indispensáveis para seu negócio. Lembrando que em nosso painel você encontra todos recursos para realizar ações eficazes de SEO.
A importância do SEO também envolve a economia de tempo e de dinheiro. Uma vez que você utiliza uma única ferramenta com todos os recursos que você precisa, você não terá mais que 'caçar' os problemas do site e ficará longe dos 'achismos', otimizando seu tempo.
Além disso, pagar uma única assinatura de ferramenta de SEO, em real e com suporte em português, te deixa tranquilo quanto as variações do dólar.
Base com milhões de palavras-chave mundiais, nacionais e locais. Receba sugestões, descubra o volume de buscas, a concorrência dos termos e as tendências dos últimos 12 meses.
Você digita o URL da página que deseja conhecer e quais palavras-chave que deseja atingir, nossa tecnologia analisa uma enorme base de dados que é atualizada diariamente. Sempre tem novidade!
Com a integração e apresentação dos dados da Search Console, é possível acompanhar: clicks, impressões, média de CTR e posição média de palavras que já acionam as páginas de seu site. A partir dessa listagem é possível adiconar na cesta de palavras-chave e também no acompanhamento do rank.
Agrupe de forma inteligentes as melhores e mais estratégicas palavras-chave de seu negócio. Também é possivel a clusterização por tags, organizando ainda mais o target do negócio.
Descubra quais são os text links mais utilizados em seu site e compare com sua cesta de palavras-chave, existem termos iguais nas duas listas? Aprimore sua estratégia cruzando essas informações.
Nossa tecnologia analisa as palavras-chave do seu site e as compara com os resultados SERP, também mostramos a comparação de seus resultados com seus concorrentes.
Descubra quais são os sites que competem pelos mesmos termos que seu negócio, e as principais métricas de qualidade deles. Conheça o fluxo de autoridade, backlinks, posicionamento das palavras-chave concorridas, autoridade de domínio, dentre outras.
Rastreie as suas classificações e as dos seus concorrentes em qualquer mecanismo de busca. Você obtém uma análise de alto nível para um período ou comparando com qualquer período. Também é possível ver as classificações no Google Ads, lugares, imagens, vídeos e notícias.
Na realidade, não existe uma resposta certa para isso, já que cada uma possui sua particularidade.
A tecnologia da WebPeak possui base de dados atualizada automaticamente e disponibilizada para os usuários da ferramenta. Além disso, nós pegamos as informações da busca do Google, peoplealsoask, Keyword planner, autocomplete, então você terá o máximo de informação em uma mesma console. Economia de tempo e dinheiro.
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Até mais!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager