O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Uma duvida comum, mas como descobrir se aquela palavra que escolhi vale a pena?
Deve-se levar em consideração o produto e a marca dele, assim como o posicionamento que você deseja ter no mercado. Vende marcas já consolidas? Seu produto é uma inovação? Tais pontos interferem grandemente na hora de se rankear na internet. Seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância, por isso a escolha das palavras-chave é tão importante.
Fizemos essa postagem para mostrar para você técnicas importantes na escolha de suas palavras-chave.
Vamos lá!
> Uma ferramenta bacana de ser usada e sem custo é o Google Trends.
Com ele é possível verificar o fluxo de pesquisas dentro do buscador mais famoso, o Google.
É possível também, filtrar por país, visualizar pesquisas relacionadas, comparar termos e determinar um período para essa verificação. Mostra quais regiões tem mais buscas (o que ajuda na hora de segmentar uma campanha Adwords, por exemplo).
> Basta acessar https://google.com/trends/ e realizar uma busca rápida, filtrando para o país que deseja, no caso Brasil e selecionar um período (indicamos últimos 12 meses).
Ao inserir um termo, vai ser exibido um gráfico linear com as tendências de pesquisa ao longo dos últimos 12 meses.
A ferramenta também apresenta informações adicionais, como termos de pesquisa correlacionados e interesse regional.
Veja os exemplos abaixo:
Um gráfico com as regiões que mais são pesquisados este termo e ao lado a quantidade de buscas por estado.
Alguns termos de pesquisa correlacionados.
> Outra ferramenta disponível na internet é Keyword Discovery.
Os resultados apresentados são recolhidos dos motores de busca, procurando oferecer resultados precisos, no quesito relevância das palavras-chave. Após inserir um termo, a ferramenta apresenta uma série de melhores palavras-chave relacionadas e uma media das buscas mundiais de cada uma.
> Acesse http://www.keyworddiscovery.com/keywords.html digite o termo e o código captcha, na sequencia você verá uma lista ordenada pelo numero de pesquisas.
Se você já utiliza o Google AdWords, pode contar com uma ferramenta interna e exclusiva, o Planejador de palavras-chave. É gratuita e te ajuda a criar campanhas, encontrando ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, também apresenta um histórico de estatísticas, verificar o possível desempenho de uma lista de palavras-chave.
> Acesse Planejador de Palavras Chave em: https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner.
Faça login em sua conta AdWords, você verá uma tela como essa.
Planejador de palavras-chave AdWords.
*caso já esteja dentro de sua conta AdWords, a ferramenta fica na aba ‘Relatórios’.
Outra ferramenta (bem completa para o SEO de seu site), que pode monitorar e avaliar a qualidade das palavras-chave, análise dos concorrentes, entre outras funcionalidades.
Essa ferramenta além de apresentar termos relacionados e buscas globais, é possível filtrar por buscas locais, apresenta a ‘intensidade’ da concorrência para aquele termo, e também, um coeficiente que determina se aquela palavra-chave é interessante para ser trabalhada, ou se não vale a pena.
Adicionando a palavra-chave (de qualidade) escolhida, nos lugares certos, suas chances de subir no ranking dos buscadores aumentam, mas continue de olho na concorrência e esteja sempre atualizado. Afinal, o mundo digital muda muito rápido.
Comente, dê sugestões e Continue nos acompanhando para ficar sempre atualizado ;)
Até a próxima :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager