O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Talvez não exista nenhum tipo de negócio mais orientado para o SEO do que uma empresa de comércio eletrônico. Pense nisso: os escritórios de advocacia locais podem postar outdoors ou comprar espaços publicitários em jornais locais. Além de fazer SEO e-commerce, as empresas de comércio eletrônico basicamente têm um recurso disponível, a Internet.
É aqui que eles fazem 100% de seus negócios e alcançam os clientes de que precisam. Portanto, as empresas de comércio eletrônico devem gastar muito tempo fazendo SEO e-commerce da maneira certa. Uma forma importante de fazer isso é otimizar seu site para aparecer nos vários recursos SERP do Google.
Mesmo antes de o usuário entrar em seu site, existem várias maneiras de notificar sua empresa ao usuário apenas por meio do SERP. As informações que você fornece podem significar todas as diferenças entre obter o tráfego ideal e perder para os concorrentes.
Neste artigo, confira como se destacar na SERP do Google somente com SEO e-commerce. Boa leitura!
Em 2016, o Google lançou um novo recurso SERP móvel chamado Rich Cards. Ao usar dados estruturados, o SEO e-commerce pode tornar os resultados de uma empresa "mais ricos", o que significa mais visualmente atraente, clicável e, portanto, mais propenso a gerar cliques orgânicos.
Se você pesquisar um tipo específico de produto, os resultados marcados no idioma apropriado dirão ao Google para mostrar o produto e as imagens que podem ajudar os usuários a entender se eles desejam explorar mais. Os usuários podem ver mais itens simplesmente deslizando.
Mas afinal, você pode estar se perguntando, por que está sendo recomendado um recurso SERP de 2016? Não está ultrapassado?
Responder isso é muito fácil: há um aumento em curso de tráfego móvel, representado por um crescimento ainda mais real em 2021, justificado em todo o mundo, e esse número tende a aumentar. Os resultados da pesquisa para celular são ainda mais relevantes hoje do que em 2016.
Portanto, como otimizar seus produtos de comércio eletrônico para rich cards?
Você precisa usar o método de marcação de seus produtos. Em seguida, você pode testar seu trabalho com as várias ferramentas de pesquisa disponíveis no mercado, como a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.
Relacionado a Rich Cards, as empresas de comércio eletrônico precisam otimizar seu conteúdo para os resultados de imagem do Google. Antes de qualquer resultado orgânico, as imagens relevantes aparecerão na parte superior do SERP.
Boas descrições de produtos ajudam muito, mas não se esqueça de simplesmente pensar: se os clientes puderem ver imagens claras e de alta qualidade de seus produtos, isso ajudará a aumentar sua credibilidade e gerar conversões.
Como otimizar os resultados da imagem do Google?
Bem, o Google não lê imagens como texto, então tudo depende de como você prepara as imagens no backend.
Primeiro, certifique-se de que sua imagem era originalmente sua. Você não tem muitas chances de tentar classificar as fotos do banco de dados.
Em seguida, forneça às suas fotos nomes de arquivo descritivos que correspondam à página onde serão colocados. Considerando SEO e-commerce, uma vez que você pode fornecer uma série de fotos para cada produto, forneça um arquivo de imagem com um título que reflita o produto e separe as palavras com hífens.
E não se esqueça de fornecer um texto alternativo descritivo para cada imagem caso ela não carregue e seja vista.
Por fim, certifique-se de não fazer uploads de arquivos de imagem enormes que podem danificar o site. Comprima-as o mínimo possível para fornecer espaço suficiente para respirar em seu site, ao mesmo tempo que garante que as imagens mostram o que você precisa que elas exibam.
Com produtos de e-commerce, os rich cards irão ser destinados para imagens. Você pode escolher dar um passo adiante para produtos apropriados, otimizado para rich snippets .
Rich snippets adicionam detalhes extras sobre seus produtos. Eles são colocados nos resultados da pesquisa, sob o meta título e acima da meta descrição.
Para obter rich snippets nos resultados de seu produto, você usará dados estruturados da mesma forma que fez com os rich cards. Você pode escolher quais informações inserir com base no que pode chamar a atenção de seu cliente potencial e satisfazer sua consulta de pesquisa.
Para empresas de comércio eletrônico, faz mais sentido otimizar seus produtos rich-snippet para preços, status em estoque, vendas, marcas diferentes, avaliações de clientes e avaliações com estrelas.
Pense em cada um desses recursos. Não faz sentido que um cliente que procura esse tipo de produto queira ver essas informações de sua loja online?
Rich snippets são uma ótima maneira de alcançar usuários com informações extras sem a necessidade dos usuários clicarem no resultado. Você está pegando os bits de dados mais concentrados sobre suas ofertas de produtos e pulando direto para os SERPs no usuário.
Claro, você pode optar por não fazer isso para seus produtos. Mas, se seus concorrentes forem, quem você acha que tem mais chance de conseguir um clique e fazer uma venda?
Rich snippets são apenas bons SEO e-commerce, pura e simplesmente.
Finalmente, você deve tentar otimizar seu site para sitelinks SERP.
Eu digo "tentar" a otimização porque este não é um recurso SERP, você pode clicar e fechá-lo, assim como texto alternativo ou dados estruturados.
Portanto, estamos todos na mesma página, e o link do site é um botão clicável sob os metadados do resultado no SERP. Eles geralmente fornecem aos usuários a oportunidade de navegar diretamente para partes do seu site.
No caso do e-commerce, você espera que os sitelinks mais lógicos listados nos resultados sejam sua categoria de produto mais popular.
Os sitelinks são selecionados pelo algoritmo do Google. Isso não significa que você não possa influenciar os links de sites que o Google coloca lá. As páginas vinculadas ao Google em seus resultados baseiam-se principalmente na navegação do seu site.
Outros conteúdos que ajudam o Google a rastrear o seu site incluem conteúdo otimizado por palavras-chave, links internos inteligentes e menus simples e intuitivos.
É por meio desses elementos que você tem a melhor oportunidade de definir seus sitelinks SERP. Quando você informa ao Google quais páginas são mais importantes para você e seus clientes, os mecanismos de pesquisa respondem da mesma forma, gerando links para sites úteis.
Este é outro exemplo de como o SEO pode alcançar a SERP dos usuários diretamente, sem que eles precisem fazer nada.
Isso é muito importante quando você está no campo altamente competitivo do comércio eletrônico.
Para concluir, negócios modernos sempre enfrentam dificuldades para enfrentar a concorrência. Quer você seja uma loja local ou uma marca internacional de comércio eletrônico, sempre há alguém tentando vencê-lo em seu próprio jogo.
Embora o SEO nunca possa obrigar ninguém a fazer nada, nos colocamos na melhor posição possível quando executamos as etapas acima para otimizar nossos sites para os recursos SERP.
Gostou do conteúdo?
A WebPeak tem ferramentas SEO E-commerce para você se destacar nos resultados de pesquisa do Google. Conheça nossas soluções!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager