O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Uma coisa nós sabemos: quanto mais competitivo seu segmento de atuação online, mais difícil será aparecer entre os primeiros resultados nos buscadores. Outra coisa que também nos pega de surpresa é que, na mesma hora que você estar entre os primeiros, pode vir um concorrente e facilmente de ultrapassar, te deixando assim para trás e alcançando cada vez menos pessoas em potencial.
“Poxa, mas eu otimizei o meu site, segui todas as melhores práticas e não sei o que esse concorrente pode estar fazendo de tão especial”
Se você for pegar para analisar o site de todos os seus concorrentes para avaliar seus aspectos, sejam eles internos ou externos, você passaria mais tempo no site deles do que no seu, concorda?
E também, nem só de uma estratégia de SEO interno é definida a qualidade de um site, diversos outros fatores são decisivos para que você esteja bem posicionado.
No conteúdo de hoje, vamos te mostrar quais são as vantagens de usar um espião de concorrentes e backlinks para avaliar o que seus concorrentes estão fazendo e assim, superá-los.
Como o próprio nome já diz, são ferramentas que irão “espionar” seus concorrentes e te dizer quais são as ações que eles estão praticando em seus respectivos sites.
Se você não souber o que seus concorrentes estão fazendo, você não terá um norte sobre o que você precisa aplicar e aprimorar em sua estratégia.
Como comentamos anteriormente, fazer essa análise a olho nu é uma árdua tarefa, ainda mais se seus concorrentes possuírem milhares de páginas indexadas nos motores de busca.
Analise profundamente os backlinks de seus concorrentes para entender quais estratégias de link building eles aplicam. Você obtém uma lista com todos os backlinks de seus concorrentes.
Para isso, vou te apresentar um dos melhores recursos da WebPeak, que é o Espião de Concorrentes e Backlinks.
Continue acompanhando e veja o que essas ferramentas irão facilitar e agregar em seu dia.
Vamos por tópicos.
Para toda estratégia de sucesso, sabemos que o principal a ser feito é definir uma boa palavra-chave a ser trabalhada. Já pensou em ter acesso a todas as palavras-chave que seu concorrente utiliza e já aparece nos resultados de pesquisa dos buscadores? O módulo Espião de URL trás exatamente isso!
Todas as palavras-chave apresentadas nesse módulo terão as seguintes informações: Volume de Buscas, Competitividade, Tendências de Pesquisa, Média CPC e KEI.
O que é cada um desses pontos?
Volume de Buscas: Descubra quantas vezes mensalmente aquela palavra-chave é pesquisada. Esse tipo de informação é super importante para que você trabalhe em termos que as pessoas realmente possuem interesse e pesquisam, pois assim, você conseguirá atingir o público certo e na hora certa.
Competitividade: Nessa coluna, você conseguirá compreender se a competitividade da palavra-chave que pesquisou é baixa, média ou alta. Quanto maior for a competitividade, mais complexo será aparecer nos resultados de pesquisa, pois um árduo trabalho deverá ser desempenhado.
Tendência de Pesquisa: Será que existe um período do ano em que aquela palavra-chave é mais pesquisada? Isso você também pode conferir em nossa ferramenta! Esse tipo de informação é muito importante para que você compreenda a sazonalidade dos termos e trace sua estratégia no período certo.
Média CPC: Mostra uma média do custo por clique da referida palavra-chave em campanhas do Google Ads.
KEI: O KEI (Keyword Effectiveness Index) é um coeficiente no qual irá medir a sua probabilidade de ter um bom ranqueamento a partir daquela palavra-chave, levando assim em consideração as métricas volume de buscas vs competitividade. Quanto maior o KEI, melhor será sua oportunidade!
Verificando todos os termos que seu concorrente utiliza, você pode identificar novas oportunidades, aumentar o número de páginas indexadas nos buscadores e maximizar as chances de aparecer para um usuário em potencial na hora exata em que ele procura por seu produto ou serviço.
Para acessar esse relatório na ferramenta de SEO WebPeak, basta ir em Ferramentas de Palavras-Chave > Espião de URL.
É só inserir a url de seu concorrente, clicar em pesquisar e pronto! A ferramenta irá te mostrar todas as informações referentes as melhores oportunidades que seu concorrente está trabalhando.
Backlinks nada mais são do que as referências externas de um site, ou seja, um site de terceiro que contenha em alguma página um link apontando para o seu.
Adquirir backlinks também é um processo dificultoso, visto que você precisa identificar sites que possuam o mesmo contexto que o seu e aceitem fechar uma parceria. Da mesma forma que você pode fechar uma parceria (trocando links, por exemplo), você pode até mesmo pagar para que um site de autoridade referencie o seu.
Na ferramenta, também é possível você averiguar quais são os sites que estão referenciando seu concorrente e tentar assim, colocar um link do seu no mesmo.
Para conferir, acesse o módulo Perfil de Backlink > Espião de Backlink.
Como você pode ver, a ferramenta apresenta a URL onde se encontra o domínio, qual concorrente está sendo referenciado e se você também tem links neste domínio. Além disso, são apresentadas três métricas importantes sobre a qualidade daquela referência externa:
Confiança do Fluxo da URL: É uma pontuação entre 0 a 100 que mostra quão confiável a página que está referenciando é. Quanto mais links de qualidade existirem para uma página, maior será a pontuação.
Fluxo da URL: Pontuação entre 0 a 100 que mostra o link juice, ou o "poder" do site que está referenciando. Quanto mais domínios apontarem para essa página, mais influente ela será.
Domain Trust Flow: Pontuação também de 0 a 100 que mostra a qualidade dos domínios que apontam para aquele domínio.
Quanto maior forem essas métricas, maior será a qualidade daquele site que está referenciando o seu concorrente.
É importante gerar referências externas com grande qualidade, para que assim seu site também consiga absorver um pouco da mesma.
Os dois módulos abordados acima são os principais sobre espião de concorrentes e backlinks, entretanto, a ferramenta possui ainda mais recursos para que suas análises sejam cada vez mais qualificadas quanto o assunto são sites que brigam nos buscadores por termos semelhantes ao seu.
Nesse módulo, você verá inúmeras informações sobre como seus concorrentes estão performando não apenas nos resultados de pesquisa, mas também nas redes sociais, informações de tráfego, métricas de domínio e referências externas.
Separado em 9 tópicos, você terá informações suficientes para traçar as melhores estratégias e aprimorar sua presença online. Veja:
Dashboard: reúne informações dos 8 demais tópicos que iremos abordar a seguir. Aqui, você conseguirá ter uma visão geral sobre seus concorrentes e comparar a performance dos mesmos versus o seu site.
É uma visão simplificada, onde você poderá explorá-los de forma aprofundada ao clicar nos widgets.
Concorrentes Perigosos: em concorrentes perigosos, você irá ver não apenas os concorrentes em que selecionou durante a parametrização inicial da ferramenta, mas também os concorrentes em que são mais influentes e utilizam as mesmas palavras-chave que você. Aqui, você verá em uma tabela qual é a pontuação de visibilidade do concorrente, suas palavras-chave classificadas nos buscadores, posição média do ranking, domain authority, classificação no Ranking Alexa, páginas indexadas, total de backlinks e idade do domínio.
É interessante verificar esse módulo para entender quem de fato disputa com você os melhores posicionamentos no ranking do Google, pois pode ser que você esteja deixando um concorrente super importante por fora de seu radar.
Palavras-Chave Compartilhadas: através de um gráfico e uma tabela, você conseguirá verificar o posicionamento de suas palavras-chave em comparação aos seus concorrentes e qual lugar seus termos ocupam.
No gráfico, você poderá ver a tendência média das classificações.
Tráfego: Alexa Rank é uma medida de quão popular um site é relativo a todos os outros sites na web. O ranking é calculado a partir da média estimada do site de visitantes únicos diários e do seu número estimado de visualizações de página durante os últimos 12 meses. Quanto menor a classificação, mais popular é o site.
Perfil de Link: você terá uma visão macro sobre as principais métricas relacionadas a backlinks tanto do seu site quanto do site dos concorrentes. É apresentado um gráfico com a tendência de backlink e mais abaixo, uma tabela com os seguintes parâmetros: Backlinks Totais, Domínios Linkando, Domain Trust Flow, Domain Citation Flow, Page Authority, Domain Authority, Tópico do Domínio, Fluxo de Confiança do Tópico Primário, Link de Sub-Domínios, Link de Endereços de IP, Domínios Governamentais e Domínios Educacionais.
Citação Social: Através de uma tabela e um gráfico, você conseguirá compreender como estão suas citações sociais para a home page do site e a dos seus concorrentes.
É possível verificar informações de redes sociais como Facebook, Pinterest, Twitter, etc...
Para finalizar, você poderá conferir as informações do posicionamento de palavras-chave de seu site e compará-lo ao de seus concorrentes em Visão Geral do Ranking, Ranking por Palavra-Chave e Ranking por SERP.
Se você já acompanha nossos conteúdos há algum tempo, sabe que a ferramenta de SEO WebPeak é uma das mais completas do mercado. Ela não fica restrita apenas à pesquisa de palavras-chave, mas sim, faz uma análise 360º acerca de todos os tópicos que você precisa para conquistar o topo dos buscadores.
Leia também: Link Building e dicas estratégicas
A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa.
Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...
Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode corrigir.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a ganhar mais relevância nos resultados de pesquisa? Entre em contato conosco através do chat, será um prazer fazer parte de seu sucesso.
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Helder Santos
Marketing Manager