O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O relatório de SEO irá evidenciar uma boa estratégia de SEO, que é a otimização para os mecanismos de busca é baseada em um planejamento cuidadoso, feito com muito trabalho e boas escolhas de palavras-chave. Durante e ao final de cada etapa, é importante verificar quais foram os resultados alcançados e traçar/ajustar os próximos passos.
Quando se trata de criar relatórios de SEO úteis para clientes e membros de sua equipe, pode ser difícil equilibrar as melhores e mais relevantes informações para incluir o que elas realmente precisam ver com mais facilidade.
Fato é que fazer um bom relatório de SEO é fundamental para alcançar bons resultados, afinal, com esse mapeamento você tem em mãos uma visão geral do status de seu site e pode traçar os próximos passos e ações com maior precisam.
1. Manualmente (mais trabalhoso e demorado)
2. Automaticamente (mais rápido e com cronograma)
Antes de mais nada você precisa se perguntar qual o progresso que o site espera:
1. Gerar mais tráfego para seu site?
2. Aumentar as vendas?
3. Melhorar seu rank?
O relatório consolidado de SEO é uma solução elaborada e eficiente para relatórios rápidos, abrangentes e simples. Dentro da WebPeak você conta com os seguintes recursos à sua disposição:
Com tantas ferramentas de relatórios de SEO por aí, é importante que você escolha o software certo para seu negócio e que te ajude a aumentar as vendas geradas pelo site.
Por exemplo, sua meta pode ser melhorar as classificações para palavras-chave selecionadas, aumentar a visibilidade geral da pesquisa ou gerar mais backlinks para o site. A partir daqui, podemos trazer o que é mais relevante para avaliação do projeto e determinar as próximas ações.
Os relatórios de SEO têm tudo a ver com dados, por isso é importante que o software tenha acesso a dados exatos e atuais localizados na região segmentada do seu negócio. Com a WebPeak é possivel filtrar as buscas para apresentar apenas dados da sua região de atendimento, inclusive em nível de cidade. Nossos dados são sempre atualizados de acordo com as mudanças e evoluções dos algoritmos do buscador.
Você precisa garantir que os detalhes sobre o Rank das palavras-chave, erros e problemas On Site, Links e dados sobre Analytics sejam exibidos de forma que os profissionais de marketing possam extrair facilmente as informações necessárias para criar estratégias futuras.
Você terá resultados dos relatórios do site completo ou relatório de página única, rankeamento de seus competidores, top 5 de palavras chave que tem melhor rankeamento nos motores de buscas.
O relatório é apresentado em tabela, que mostra os resultados separados em colunas:
Antes de gerar o relatório, é importante estar acompanhando os termos relevantes para seu negócio. Veja o vídeo para realizar a parametrização correta:
Com esse relatório será possível verificar a melhora ou queda no rank das palavras-chave mais importantes do projeto, sabendo exatamente a palavra que ativa e qual a página apresentada ao usuário.
O que fazer com essa informação? Traçar quais páginas podem ser otimizadas e quais termos ideais para geração de backlinks.
Com os relatórios de análise de SEO On-Site, você obterá conselhos sobre como corrigir todos os problemas de SEO encontrados e certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis. Você pode melhorar rapidamente a posição de seu site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
Mantenha os gráficos de erros internos perto de ZERO!
A ferramenta de SEO da WebPeak traz uma análise completa com erros técnicos e problemas que podem ser facilmente resolvidos no site, assim como uma lista página a página com seu respectivo erro e melhoria indicada.
Nessa página você irá visualizar informações gerais sobre o status de seu site.
Além disso, mais abaixo nessa página é apresentado um relatório completo dos erros encontrados no site, divididos em sessões por tipo de erro.
Para identificar quais as páginas com o erro, basta clicar no campo que irá aparecer uma listagem das páginas e como resolver.
Para descobrir como resolver o problema apresentado, ao clicar em cada 'linha' aparece um botão 'Como corrigir'.
Ao clicar, abrirá uma lightbox explicativa para aquele erro.
Os motores de busca lerão sua estrutura interna da ligação em duas maneiras. Eles usam textos de links internos para entender sobre o que um site é, e eles vêem quais páginas têm mais links apontando para eles, o que os ajuda a decidir quais são as páginas mais importantes de um site.
Obtenha um perfil de backlink (links externos) detalhado para ajudá-lo a delinear uma estratégia eficaz de construção de link do Google Penguin-friendly. Você verá o que os sites ligam a ele, quais âncoras eles usam, como são autoritativos e descobrem links potencialmente prejudiciais no relatório de link Toxic.
Para conseguir fazer link building (backlinks) sem ser penalizado, é preciso trabalhar corretamente. Por isso é importante que seu conteúdo seja organizado e você consiga criar informações úteis para os sites.
Para isso é preciso ajudar o Google a achar e indexar seu conteúdo. Uma opção é apostar nas mídias sociais já que elas ajudam a indexar o conteúdo além de trazer visibilidade. No entanto, para funcionar é preciso que você traga o conteúdo de qualidade, além de apresentar informação útil.
Quem deseja sucesso em seu site precisa de conteúdo de qualidade. Quando existe a construção de links é mais fácil posicionar o seu conteúdo e atrair mais pessoas a criarem links para você. De forma direta uma única postagem pode gerar diversos links para o seu site.
Ambos os links - internos e externos - tem algo em comum que são os textos de links. Dentro da WebPeak existe um módulo exclusivo para essas análises, veja um exemplo das métricas apresentadas:
Esses Dados são fornecidos por Órgãos de Autoridade da internet como MAJESTIC.
Uma vez que o Google leva em consideração a velocidade dos sites no SEO e os usuários não aceitam mais sites lentos, uma das tarefas mais importantes para Webmasters hoje é escolher uma ferramenta adequada para análise de performance do site. Vamos destacar as ferramentas indispensáveis para você ter sucesso no Marketing Digital.
- Ver quem visita o seu site: localização geográfica do usuário, que navegador que eles usam, qual é a sua resolução de tela, que língua os usuários falam etc.
- Ver o que eles fazem quando estão em seu site, quanto tempo os usuários permanecem nele, as páginas mais visitadas, quantas páginas em média um visitante acessa etc.
- Ver quando eles visitam seu site, isto é, qual é o horário com mais acessos. Isso ajuda você a escolher o momento para publicar seus posts. Se o seu fuso horário não é compatível, você pode programar suas postagens para se auto publicarem.
- Ver como o usuário encontrou o seu site; se foi através de um motor de busca (Google, Bing, Yahoo), redes sociais (Facebook, Twitter) ou link de outro site.
- Ver como os usuários interagem com o conteúdo do seu site.
- Ver quantos usuários clicaram em um link específico.
Com inúmeras funcionalidades, veja o que você pode fazer com o serviço e o que Google Webmaster Tools pode fazer pelo seu site ou blog:
Dentro da ferramenta de SEO WebPeak você encontra uma funcionalidade especialmente desenvolvida para a geração e automação de relatórios de SEO em poucos cliques.
Também é possivel agendar as datas para envio dos relatórios de SEO e receber alertas por email quando alguma coisa entrar ou sair do seu radar.
Criar e Programar um bom relatório de SEO economiza tempo (de analisar página a página, problema a problema), economiza dinheiro (time is money e a WebPeak cobra em REAL, não se preocupe com o dólar), além de ser um lembrete do que deve ser feito para o sucesso do projeto. 😉
No report que você irá criar, é possível selecionar os módulos:
Vamos montar um exemplo de relatório padrão que te apresentará as principais informações sobre a saúde do negócio e seu posicionamento orgânico.
Em Rastreamento de Rank selecione: Detalhe, para ver o rank de palavras-chave com detalhes sobre a página e termos que acionam;
Em Web Analytics selecione: Dashboard, para ver informações sobre seu tráfego e comparativo com concorrentes;
Selecione Auditoria Técnica, para ver erros e problemas técnicos com URGÊNCIA de correção;
Em Analise SEO On-Site selecione: Problemas On-Site - Visão Geral, para ver os problemas no conteúdo e arquitetura página a página;
Em Veja a Qualidade dos Backlinks selecione: Perfil de Links de seu Competidor, para visualizar métricas de qualidade de seu site comparando com os concorrentes;
Em Google Search Console selecione: Top Pesquisas, para ver quais as pesquisas que mais acionam e geram cliques para as páginas do site;
Em Engajamento Social selecione: Citação Social, para ver quais as páginas do site com maior volume de citações e engajamento social;
Você usa outro relatório de SEO? Conta pra gente (:
Até a próxima! 🖖
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager