O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Uma análise SEO completa envolve uma série de métricas que precisam ser analisadas em dezenas (ou até mesmo centenas) de páginas. Porém, queremos facilitar e agilizar seu trabalho!
Sabemos da importância do SEO no posicionamento de empresas e marcas no mercado, mas como fazer isso da forma correta? Com a otimização das suas páginas, e saiba que para isso existem vários mecanismos para realizar uma análise SEO completa e sem falhas. Assim, você não deixa passar nenhum detalhe do que acontece com seu site, mantendo total controle de problemas e próximos passos.
Pensando nisso, a WebPeak disponibiliza a melhor ferramenta SEO para manter seu site otimizado e com um sistema de análise pensado especialmente para o seu negócio. Confira a seguir como fazer uma análise SEO completa do seu site!
Primeiro, navegue pelo nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!
Inicialmente, é importante que você entenda o motivo de realizar uma análise SEO no seu site. Esse tipo de análise permite ter uma visão sobre o impacto de todos os fatores que influenciam no ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca. Isso se torna ainda mais relevante por conta das frequentes mudanças nos fatores de rankeamento.
Há alguns anos, as empresas utilizavam técnicas para burlar os mecanismos de busca, como o emprego de palavras-chave sem contexto, criação de microsites apenas para usar link que redirecionam para o seu site ou a compra de links. No entanto, nenhuma dessas práticas funciona hoje em dia.
Atualmente, os algoritmos são configurados para valorizar dois fatores: usabilidade e relevância. A partir do momento que um usuário pesquisa “O que é SEO?” no Google, a prioridade dos resultados que serão exibidos são aqueles capazes de responder essa pergunta da forma mais completa possível.
Para que isso ocorra, são utilizados diversos fatores de ranqueamento, em que os principais são as visitas diretas no site, tempo de permanência no site, páginas visitadas por sessão, bounce rate e domínios de referência. Podemos citar também a quantidade de backlinks, quantidade de follow-backlinks, tamanho do conteúdo, segurança do site (HTTPS) e textos âncora.
Por fim, alguns elementos que não podemos ficar de fora são as palavras-chave na âncora, palavra-chave no corpo do texto, densidade da keyword e o uso de palavra-chave no título e na meta descrição. Considerando a quantidades de fatores que influenciam na otimização da sua página, a análise SEO se mostra como uma prática recorrente para garantir a saúde do seu site.
Se você deseja ser encontrado facilmente pelos seus potenciais clientes para aumentar as conversões em vendas, acertar na otimização da página é o primeiro passo para colocar isso em prática!
Uma análise SEO completa e eficiente precisa levar em consideração diversos fatores relevantes para os mecanismos de pesquisa. Como este processo costuma ser complexo, trouxemos um passo a passo simples para te ajudar. Confira!
1. Veja o rastreamento da sua página
O primeiro passo para a sua análise SEO é fazer um rastreamento, uma rotina para identificar erros comuns como links quebrados, imagens de baixa qualidade, conteúdo duplicado, títulos com problemas e outros. Para isso, é possível usar ferramentas modernas como o Google Search Console.
2. SEO on page
O SEO on page reúne os fatores presentes na sua página e que podem ser editados a qualquer momento. Para iniciar, comece buscando por conteúdos duplicados, e em seguida repasse os principais critérios usados pelos mecanismos de busca quanto ao SEO on page, como títulos das páginas e tags de título, qualidade dos conteúdos (e isso abrange o tamanho, informações atualizadas, uso de palavras-chave, tempo de permanência dos visitantes e afins), URL amigável, meta descrição, atributo alt text nas imagens e hierarquia das páginas.
3. Confira os links internos e links externos
Os links internos e externos são cruciais para o rankeamento de uma página no Google. Por esse motivo, você deve revisar com frequência os links quebrados e avaliar a qualidade dos links que levam à sua página. Essa é uma prática que não pode ficar de fora da sua análise SEO!
4. Teste a velocidade do site
Se uma página demora muito para carregar, maiores são as chances de um usuário abandoná-la antes mesmo de completar este carregamento. Por isso, os mecanismos de busca avaliam a velocidade de carregamento de um site no seu rankeamento. Faça um teste de velocidade e obtenha um relatório detalhado sobre os pontos que podem ser melhorados.
5. Analise o SEO off page
Na análise SEO, você deve conferir tanto o SEO on page quanto o SEO off page, que está envolvido com fatores externos ao seu site e que influenciam o rankeamento. Entre esses fatores, podemos destacar os backlinks, a autoridade do seu site e a influência das mídias sociais. Logo, é de suma importância avaliar o uso das suas mídias sociais para gerar tráfego no site e os links externos que levam à página da sua empresa.
6. Não deixei de acompanhar o Google Analytics
Por fim, você pode finalizar a sua análise SEO acompanhando os resultados no Google Analytics. Essa é uma poderosa ferramenta que permite análises importantes sobre o desempenho das diferentes páginas do seu site.
Agora você está preparado para analisar o SEO do seu site? Se ainda sente dificuldade para realizar essa análise, conte com a WebPeak para facilitar este processo!
Sem dúvidas, ferramentas como Analytics e de Webmaster, podem ser utilizadas com foco em SEO, mas essa não é a finalidade delas. Então, elas tendem a não apresentar todos os detalhes para o controle e guia de correções para os problemas nas páginas.
É importante ter em mãos ferramentas que auxiliam na detecção de erros, resultando na melhora da qualidade e autoridade do site.
Você está preparado para dominar o SEO? Conte com o theCaptur by Webpeak. WebPeak é a ferramenta número um para ajudar profissionais de marketing com rotinas de SEO. Confira alguns dos nossos recursos que podem te ajudar:
Com esse recurso você terá todas as informações importantes sobre seu domínio, como notas de qualidade, boas práticas e performance.
Informações sobre o domínio:
Dentro da TheCaptur, temos um recurso dedicado a Auditoria Técnica e avaliação dos fatores de SEO dos sites.
Aqui você analisa o SEO da página:
Com a nossa tecnologia, será possível ter controle e validar itens de segurança do site analisado.
Este recurso se concentra em quão confiável é a conexão do site, por tanto não ignore esses itens. Caso o site apresente algum erro, faça a atualização para corrigir os problemas do site.
Esse é um dos fatores mais importante quando pensamos na experiência do usuário, afinal temos que estar prontos para todos os momentos e dispositivos que nossos potenciais clientes estão utilizando.
Com a nossa tecnologia, será possível visualizar o posicionamento médio das principais palavras-chave do site.
Conheça o Serp Keyword:
Com este recuros, é possivel mapear os backlinks e histórico dos mesmos.
Está pronto pra usar todas essas ferramentas de análise e melhorar a estratégia de sua empresa? Se você gostou, aproveite para dar uma olhada nos outros textos do blog e aprender ainda mais sobre otimização de sites para o Google.
Esperamos que tenha gostado das dicas e que seja útil para o seu negócio.
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager