O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Quer fazer uma Análise de SERP e não sabe por onde começar? Já parou para pensar quais são os Fatores SEO para atingir o topo dos Rankings?
Novamente estamos aqui para entregar um conteúdo que irá ajudá-lo a conquistar bons pontos de otimização para seu negócio. Neste material, vamos falar sobre como você pode utilizar os benefícios da SERP a seu favor.
Quando digitamos um termo no Google e clicamos no botão “Pesquisar” enviamos uma requisição, pedindo para o mecanismo de pesquisa mostrar, de uma forma ordenada, os resultados mais relevantes do seu índice para o termo buscado. Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é.
Continue a leitura e saiba como fazer uma análise SERP e análise de Rank SEO!
SERP é a sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”. SERP é um termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet.
Resumindo, a SERP nada mais é que a página onde são exibidos os resultados das pesquisas realizadas em buscadores, como por exemplo Google e Bing.
As duas principais formas que os sites utilizam para serem exibidos na SERP são através dos Resultados Patrocinados e Resultados Orgânicos.
Nos resultados patrocinados, você irá fazer o gerenciamento de campanhas patrocinadas via Google Ads para que seu site obtenha visibilidade nos resultados de pesquisa. Como o próprio nome diz, os resultados patrocinados necessitam de investimento para serem exibidos.
Resumindo, quanto mais você investe em campanhas patrocinadas, seu site será exibido mais vezes nos resultados de pesquisa.
Já no caso dos resultados orgânicos, você deve aplicar uma série de técnicas nas suas páginas, chamadas técnicas de SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de buscas), que são um conjunto de técnicas que irão qualificar suas páginas, seguindo as diretrizes do Google.
O rank SEO é composto por páginas que são exibidas organicamente.
Quando você aplica as práticas de SEO em suas páginas, você estará qualificando seu conteúdo para aparecer no Google sem precisar fazer investimentos em Google Ads e com isso, o Google irá apresentar seu site organicamente, pois o buscador irá entender que o sua página possui alta qualidade e autoridade no assunto.
Como resultado, você terá melhora no seu Rank SEO, que é o ranking dos resultados de pesquisa orgânico.
Confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!
Realizar uma análise SERP é fundamental para que você compreenda qual é o posicionamento atual de suas páginas nos resultados de pesquisa dos buscadores.
Uma coisa é fato: o Google oferece os melhores resultados em sua primeira página, logo, dificilmente os usuários precisam ir até a segunda página para encontrar o que estão buscando.
Então, se você está posicionado na segunda página (ou adiante), as suas chances de receber tráfego qualificado são mais difíceis.
Sabendo qual é seu posicionamento atual, você terá noção de que ainda existem pontos que precisam ser melhorados em suas páginas, para que assim você alcance o topo dos resultados de pesquisa. É aí que entra a análise de rank SEO.
Convenhamos, se você possui um site com diversas páginas de destino, analisar o posicionamento de cada uma delas sem o auxílio de um software é quase impossível, já que o ranking Google muda constantemente.
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, onde possibilita que webmasters encontrem problemas, enviem informações aos robôs e entendam como seu conteúdo está sendo apresentado nos resultados de pesquisa.
Com o novo Search Console Insights, você poderá se responder perguntas cotidianas, como:
Além de diversos outros recursos que vão te ajudar a ter uma visão sobre seu desempenho no buscador.
Observação: Por ser uma ferramenta própria do Google, você não terá dados acerca de outros buscadores, como Bing e Yahoo.
A ferramenta de SEO WebPeak possui o recurso de Rastreamento de Rank, onde você terá uma visão 360º sobre seu posicionamento nos resultados de pesquisa para realizar uma análise SERP completa.
Nela, é possível entender não somente a evolução do posicionamento de suas páginas e palavras-chave, mas também, comparar o seu desempenho com seus principais concorrentes.
Alguns dos recursos disponíveis para realizar uma análise de rank SEO na WebPeak:
Através dos nossos relatórios, você irá acompanhar os dados apresentados e identificar rapidamente palavras-chave que necessitam de sua atenção para alcançar ainda mais usuários.
Como vimos anteriormente, o rank SEO é definido por sites que possuem uma boa qualidade interna e seguem as diretrizes do Google, onde tudo isso é resultado da aplicação de técnicas SEO.
Abaixo, seguem algumas dicas sobre as principais práticas que você precisa atender para ter um bom posicionamento:
Para saber mais detalhes sobre como funciona o processo de otimização interna, leia nosso conteúdo: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?
A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa.
Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...
Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode corrigir.
Além disso, temos recursos de Small SEO Tools que irão facilitar seu dia a dia, como Gerador de Robots.txt, Gerador de Meta Tags, Auditor de Conteúdos, Compressor de Imagens e Gerador de UTM.
Gostou? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades para colocar seu site no topo dos buscadores!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager