O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Uma plataforma de ecommerce nada mais é do que uma estrutura completa de lojas virtuais para que você possa disponibilizar seus produtos online. Isso significa a programação e todo o mecanismo de funcionamento para que seus produtos sejam visíveis por seus clientes.
Os requisitos para avaliar uma plataforma partem sempre do seu Plano de Negócio para ter uma Loja Virtual de Sucesso e das particularidades da sua operação. A escolha da plataforma precisa atender às expectativas do negócio a médio e longo prazo. Soluções que atendam seu negócio a curto prazo são péssimas opções quando consideramos custo e benefício.
Existem alguns critérios que são importantes e te ajudam muito a avaliar qual plataforma se adequa ao seu negócio, são eles:
Uma plataforma de e-commerce traz a você a facilidade para venda pela internet. Para ter uma loja virtual montada do zero, seria preciso uma equipe de programação, design, marketing e planejamento, entre outros custos muito altos.
Com a plataforma, você concentra seus gastos em mensalidades pré-determinadas e ainda consegue montar uma loja em poucos dias. A plataforma também tem como objetivo garantir o bom funcionamento da loja, sem que ela saia do ar ou que aconteçam entraves nesse processo.
Além disso, a plataforma de e-commerce tem um atendimento diferencial. Procure sempre por empresas que tenham metas de rápido atendimento, garantindo respostas em tempo pré-determinado.
E outra vantagem bem importante é que a plataforma de e-commerce é um meio de comunicação entre a sua loja e vários serviços, como por exemplo meios de pagamento, frete e afins. Selecionar e configurar tudo isso por conta própria leva várias horas de profissionais especializados e acaba custando muito mais, além da própria dificuldade técnica do processo.
Ao escolher uma empresa para sua loja, procure entender se você já terá essas facilidades integradas. Existem basicamente 3 modelos de plataforma para você escolher, cada um, claro, com suas vantagens e desvantagens, veja só:
Esse modelo está cada vez mais escasso no mercado pelo custo inicial que gera para o empreendedor. Nele você compra o direito sobre o uso do sistema, não precisando pagar mais nada para a empresa que o vende, exceto quando há manutenções, updates, necessidade de suporte ou alguma adição de módulos para melhorar ainda mais seu e-commerce.
O SaaS — Software as a Service — é cada vez mais comum no mercado e-commerce, pois permite que você assine o serviço e pague mensalidades que cabem tranquilamente no bolso do empresário do que na compra da licença. Dentre as vantagens desse modelo de plataforma de e-commerce está o acesso a atualizações e updates gratuitos, bem como a escalabilidade do serviço. E você só paga mais quando precisa de mais espaço.
No SaaS você também tem algumas desvantagens, como ter que pagar uma taxa por número de transações ou de clientes cadastrados ou, ainda, uma porcentagem sobre as vendas. Mas isso realmente não impede que pequenos empreendedores optem por esse tipo de plataforma para começar sua loja virtual com o pé direito.
Se você tem maior poder aquisitivo para o investimento inicial e quer começar com uma loja virtual completamente diferente das que vê por aí, a melhor plataforma é a open source, ou seja, de código aberto. Com ela você pode customizar praticamente tudo dentro do seu e-commerce e, assim, proporcionar uma experiência exclusiva para seus clientes. Contudo, para realmente tirar vantagem dessa plataforma open source, é preciso contar com a ajuda de um profissional que faça as alterações nos códigos.
A Tray Commerce, empresa do grupo Locaweb sem dúvida nenhuma é uma das melhores plataformas do mercado, porque eles são tão bons? Vou listas alguns pontos que os tornam os melhores
Ponto positivo: Integração nativa com os principais marketplaces
Ponto negativo: Foco no checkout próprio
A loja Integrada é uma plataforma voltada para pequenos e médios negócios que foi comprada por uma das maiores players do mercado de soluções SaaS: A vTex. Contém um grupo no Facebook ativo é voltado a lojistas que compartilham experiências do dia-a-dia da plataforma entre si.
Pontos Positivos: Possui integração com os Correios, intermediadores de pagamento e loja no Facebook. Além disso, é possível usar um domínio próprio para a sua loja. A Loja Integrada não cobra comissão sobre as vendas.
Pontos Negativos: No plano gratuito só é possível o cadastro de até 50 produtos, ter um único usuário e receber até 2.000 visitas mensais na loja virtual.
O Primeiro E-commerce SEBRAE é resultado de uma parceria entre o Mercado Livre e o SEBRAE que visa a criação de uma plataforma para auxiliar os pequenos negócios. A ferramenta permite o desenvolvimento de uma loja virtual de forma simples e gratuita.
Com ela, você poderá cadastrar seus produtos no maior site de compras do país e divulgar sua loja para o público. O primeiro e-commerce é muito procurado pelo microempreendedores individuais (MEI), por causa da sua facilidade de acesso e pela ferramenta gratuita que é disponibilizada para a criação da loja virtual.
Pontos Positivos: Possui integração com os Correios e oferece um bônus de R$ 250,00 em publicidade no Mercado Livre.
Pontos Negativos: Como o projeto é uma parceria com o Mercado Livre, a plataforma de vendas utilizada é o Mercado Shops, por isso é necessário ter ou fazer cadastro no site. Isso também significa que o pagamento pode ser feito apenas através do Mercado Pago, que cobra uma taxa de 4,99% em cima de cada pagamento efetuado. Também não há integração com ferramentas do Google, loja no Facebook e cupons de desconto na versão gratuita. Não é possível utilizar domínio próprio nem ter SEO personalizado.
A Nuvem Shop é a mais indicada para quem está iniciando e não faz ideia por onde começar, isso por não ter nenhum conhecimento prévio ou vivência sobre o assunto. Seja qual for a questão, a plataforma disponibiliza um espaço com diversos recursos online para os seus clientes.
Uma coisa bacana para quem não entende de web design, por exemplo, é que a plataforma oferece banners prontos se ainda não possuir o layout da sua loja. Todos esses serviços ainda incluem suporte técnico, claro, com suas variações de preço.
Shopify: é um plataforma de hospedagem de e-commerce, que é extremamente popular entre os designers/ desenvolvedores e usuários finais. Se você é um designer, você vai apreciar a facilidade de implementação de projetos e modelos seus com Shopify. Para os usuários finais, Shopify oferece uma interface atraente e intuitivo e com riqueza de recursos.
Magento: plataforma de código aberto, bem popular em médias e grandes operações. Porém, devido ao grau de complexidade de implementação e operação, necessita de programadores experientes.
VTEX: essa é uma plataforma e-commerce robusta e com boa disponibilidade de atualizações. Possui um recurso chamado smart checkout, que possibilita a compra com apenas um clique. Totalmente voltada para a experiência do usuário, sempre permite um grande nível de personalização do layout e integração com ERP, além de possuir um módulo CRM, podendo integrar com outros sistemas.
Mais importante do que o desenvolvimento do e-commerce em si deve ser a escolha da plataforma ideal. Não existe modelo de plataforma boa ou ruim, cada uma possui suas características que se encaixam com determinado tipo de negócio e nem sempre o mais caro pode ser o melhor ou pior.
Outro ponto a ser destacado está no desenvolvimento da empresa que deverá avaliar até que ponto é vantajoso investir em uma plataforma A ou B devendo-se ter uma visão a respeito do custo beneficio e do retorno financeiro em que determinada escolha poderá afetar.
E aí, gostou? Deixe seu comentário, assine nossa newsletter e continue acompanhando nosso blog. Até a próxima! (:
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager