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SEO 101 Noções Básicas de Search Engine Optimization

Confira o nosso guia SEO 101 noções básicas de Search Engine Optimization e saiba como ficar no topo dos buscadores para alcançar mais clientes.
SEO 101 Noções Básicas de Search Engine Optimization
Escrito por
Ana Clara
Publicação
6/9/2023

Confira o nosso guia SEO 101 noções básicas de Search Engine Optimization e saiba como ficar no topo dos buscadores para alcançar mais clientes.

Se você pretende melhorar a autoridade da sua marca nos buscadores, saiba que investir em um bom SEO pode ser o melhor caminho para isso. Pensando nisso, hoje você vai conferir 101 noções básicas sobre o Search Engine Optimization para começar com uma boa estratégia de tráfego qualificado na internet! 

Primeiros passos no Search Engine Optimization 

Não poderíamos começar com este guia de 101 noções básicas sobre o SEO sem os primeiros passos. Confira alguns conceitos básicos sobre o Search Engine Optimization: 

1. O que é SEO? Search Engine Optimization nada mais é do que a otimização de mecanismos de pesquisa, isto é, um processo de melhorias no site voltadas para os buscadores. 

2. Qual o objetivo do SEO? Melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos.

3. Qual o resultado de um bom SEO? Mais chances de ganhar visibilidade e cliques, bom tráfego orgânico e mais resultados com a sua presença online.

4. Os resultados com o SEO são rápidos? Não. O trabalho com SEO é, na verdade, contínuo e longo – mas os resultados são duradouros. 

5. SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba diversos tipos de estratégia para mecanismos de pesquisa, como os anúncios pagos e links patrocinados. 

6. No entanto, o SEO é um conjunto de estratégias orgânicas, sem a compra de mídia, o que resulta em um maior retorno sobre o investimento (ROI) e menor custo de aquisição de clientes (CAC).

7. O que são motores de busca? São sistemas formados por algoritmos que vão rastrear, indexar e rankear os conteúdos da internet para exibi-los nas pesquisas dos usuários.

8. Principais exemplos de motores de busca. É possível citar o Bing, Yahoo!, Baidu, YouTube e o Pinterest. Porém, o Google se destaca entre eles, com mais de 92% de share no mercado das buscas.

9. Todos os buscadores funcionam da mesma forma? Cada mecanismo tem o seu modo de operação e critérios de rankeamento. Contudo, o objetivo costuma ser o mesmo: trazer as melhores respostas para o que o usuário está em busca.

10. Índice: o Google traz todas as páginas da internet conhecidas no seu índice. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL). 

11. Indexamento: isso acontece quando o Google procura, lê e adiciona uma página ao índice.

12. Rastreamento: é o processo de procurar páginas novas ou atualizadas. O Google detecta URLs de acordo com os links, lendo sitemaps e usando outros meios. Este buscado, então, rastreia a Web, procura novas páginas e faz a indexação delas quando conveniente.

13. Rastreador: este é um software automatizado que rastreia páginas da Web e faz a indexação delas.

14. Googlebot: nome genérico do rastreador do Google, e ele rastreia a Web de forma constante.

15. Quando é feito o rankeamento? Isso acontece toda vez que um usuário faz uma pesquisa, e é neste momento que se concentram as estratégias de SEO.

16. Como é feito o rankeamento? De acordo com a palavra-chave que o usuário coloca na pesquisa, o Google vasculha o índice em busca das páginas que coincidem com os termos e respondam a sua dúvida.

17. Portanto, a classificação é definida pela melhor correspondência de palavras-chave, além de uma série de fatores de rankeamento que compõem o algoritmo de busca.

18. Como surgiu o SEO? O SEO foi criado em 1991, à época do nascimento do primeiro site no mundo e, em seguida, outros foram sendo criados. Com isso, era necessário desenvolver uma estrutura capaz de tornar a navegação entre as páginas de forma organizada.

19. Quem são os criadores do SEO? Empresas como Excite, em 1993, Alta Vista e Yahoo, em 1994, eram pioneiras na categorização de informações na internet. Entretanto, o SEO deslanchou com Sergey Brin e Larry Page, dois anos mais tarde.

O seu site está no Google (ou em outro buscador)? 

Como vimos acima, para que a sua empresa tenha uma boa visibilidade online, ele precisa ser encontrado nos buscadores. Mas, primeiro, ele deve estar no índice. Você sabe conferir isso? Vamos tomar como referência o Google, uma vez que é o buscador mais utilizado. 

20. O seu site está no índice do Google? Faça uma pesquisa do tipo “site:” pelo URL da página inicial. Se for encontrado nos resultados, está no índice. Por exemplo, uma pesquisa por site:wikipedia.org retorna estes resultados.

21. É normal o site não ser encontrado no Google? Apesar de o Google rastrear bilhões de páginas, é inevitável que alguns sites não apareçam.

22. Confira se o seu site está bem conectado a outros sites na Web.

23. Você acabou de lançar um novo site? Provavelmente, o Google ainda não teve tempo de rastreá-lo. Tenha paciência!

24. Já verificou o design do seu site? Isso pode dificultar o rastreamento efetivo do conteúdo dele pelo Google.

25. Pode ser que o Google tenha encontrado um erro ao tentar rastrear o site. Confira se tudo está ok com o seu site.

26. A política do seu site também pode ser a grande causa que está impedindo o Google de rastrear o site.

27. Como colocar o site no Google? O Google é um mecanismo de pesquisa automatizado que usa rastreadores para explorar a Web em busca de sites para indexar, logo, você não precisa fazer nada além de postar o site na internet.

28. Os Fundamentos da Pesquisa trazem alguns elementos importantes para a criação de um site compatível com o Google, porém, não há como garantir que os rastreadores vão encontrar um site em específico. 

29. O Google Search Console também traz ferramentas para ajudar no envio do seu conteúdo para o Google e monitorar o desempenho na pesquisa.

30. O Search Console pode enviar alertas sobre problemas críticos encontrados pelo Google no seu site.

31. Ajude o Google a encontrar seu conteúdo: para um site aparecer no Google, você deve garantir que ele seja encontrado, e a melhor forma de fazer isso é enviando um sitemap. 

32. O que é um sitemap? O sitemap é um arquivo no site que orienta os mecanismos de pesquisa sobre páginas novas ou alteradas.

Otimização de conteúdo com o SEO: você sabe o que isso significa?

Normalmente, quando o SEO é mencionado, logo em seguida a otimização de conteúdo é citada também. Portanto, há uma estreita relação entre esses dois conceitos. 

Voltando às nossas noções básicas sobre o Search Engine Optimization: 

33. A criação de conteúdo atraente e útil é um fator importantíssimo que exercerá influência sobre o desempenho do seu site, logo, precisa da sua atenção especial.

34. De maneira geral, os usuários reconhecem conteúdos de qualidade e os direcionam a outros usuários. Esse redirecionamento acontece por postagens de blog, mídia social, e-mails, fóruns e demais meios.

35. Ao contrário do que muitos acreditam, o buzz orgânico (ou de boca a boca) contribui na construção da reputação do seu site com os usuários, e isso é impossível sem conteúdo de qualidade.

36. Escreva textos que sejam mais fáceis de ler. Os usuários gostam de conteúdos bem escritos e simples de acompanhar.

37. Evite a publicação de textos que possuem muitos erros gramaticais e ortográficos. Essa é a importância de uma revisão gramatical antes da postagem.

38. Jamais publique um conteúdo inoportuno ou mal escrito.

39. Não adicione texto em imagens e vídeos para conteúdo textual: pois os visitantes podem querer copiar e colar o texto, mas os mecanismos de pesquisa não vão conseguir ler.

40. Deixe os seus tópicos organizados: organize seu conteúdo para que os usuários consigam seguir a sua linha de raciocínio, entendendo quando um tópico começa e outro termina. 

41. Crie conteúdo original e exclusivo: conteúdos originais mantêm a fidelidade da sua base de visitantes e atraem usuários novos.

42. Otimize o conteúdo para seus usuários, não focando somente nos mecanismos de pesquisa. Afinal, quem vai consumir os seus conteúdos?

43. Criar conteúdo de qualidade exige tempo, trabalho, conhecimento e talento ou habilidade. Tenha certeza de que o conteúdo que está sendo publicado é preciso, bem escrito e abrangente.

44. Evite anúncios que distraiam os leitores: não nos entenda mal, os anúncios devem sim estar em locais visíveis, mas não ao ponto de distrair ou impedir que os usuários acessem o conteúdo do site. 

Utilize os links ao seu favor 

Ao produzir conteúdo para investir na sua estratégia de SEO, não deixe de utilizar os links ao seu favor. Mas o que isso significa? 

45. Escreva um bom texto para o link: o texto do link é visível dentro de um link, e ele deve informar aos usuários e ao Google algo sobre a página que está sendo vinculada. 

46. Os links podem ser internos (que levam o usuário a outras páginas no site) ou externos (que levam o leitor a conteúdo em outros sites). 

47. Em ambos os casos, com um bom texto âncora, é mais fácil para os usuários navegarem pelo site e para o Google entender sobre o que teremos na página vinculada.

48. Com um texto âncora bem escrito, os usuários e os mecanismos de pesquisa entendem o conteúdo das páginas vinculadas.

49. Escolha um texto descritivo: é importante escrever um texto âncora com ao menos uma ideia básica do conteúdo sobre a página vinculada.

50. Evite escrever textos âncora genéricos, como "página", "artigo" ou "clique aqui". Esse é um dos erros mais comuns no início!

51. Formate os links para que os leitores os identifiquem com facilidade: facilite aos usuários a diferença entre o texto normal e o texto dos seus links. 

52. Evite usar CSS ou textos que deixem os links semelhantes com o texto normal. O leitor precisa entender o que é texto normal e o que é link! 

53. Cuidado na vinculação de páginas: ao vincular suas páginas, isso é, de modo geral, uma extensão da reputação do seu site para outro.

Comece a escrever o seu conteúdo! 

Com as noções básicas de SEO que foram trazidas até o momento, você já pode começar a escrever o seu conteúdo. E você sabe qual o ponto de partida? A busca de palavras-chave (keyword) interessantes. 

54. A pesquisa de palavras-chave tem o intuito de identificar os termos que têm maior potencial para a sua estratégia de SEO, com base no volume de buscas e competitividade.

55. Com a pesquisa adequada de palavras-chave, você pode identificar oportunidades de otimização e definir prioridades na produção de conteúdo.

56. Mas como iniciar essa busca de palavras-chave? Uma pesquisa de keywords pode iniciar com uma listagem de termos comuns na sua área de atuação, produtos e marcas.

57. Palavras-chave nada mais são do que a maneira como o usuário traz a sua dúvida em um buscador e que exibem as páginas indexadas.

58. Atenção: o Google tem inteligência para entender as intenções de buscas, a linguagem humana e as variações que podem ocorrer. Por isso, uma dica interessante é apostar nos sinônimos ao longo do conteúdo. 

59. Antes de criar suas estratégias de conteúdo e SEO, entenda qual a intenção da pesquisa a fim de alinhar as procuras dos usuários ao que a sua marca tem a entregar. 

60. Busca navegacional: ocorre quando o usuário sabe em qual site deseja navegar e raramente muda o destino final. 

61. Busca transacional: essa busca é relacionada a uma compra, em que o usuário pode querer comprar um produto, achar o endereço de uma loja ou comparar preços. 

62. Busca informacional: o usuário busca informações sobre um assunto, produto ou marca. Mas, neste caso, ele ainda não sabe o que quer, demonstrando que está no início da jornada de compra. 

63. Busca local: essas são buscas com um componente geográfico, dentro de uma região específica. 

64. Existem outros tipos de busca, como é o caso das notícias, institucionais, músicas, acadêmicas, imagens e vídeos.

65. Além dos tipos de busca, tenha em mente que existem diferentes tipos de palavras-chave usadas para encontrar páginas na web. Esses tipos de keyword são as head tail e long tail. 

66. As head tail e long tail fazem referência a uma cauda e correspondem às etapas da jornada. Quanto mais na ponta da cauda, mais específica a keyword será e mais próximo da decisão de compra o usuário se encontrará.

67. As head tail são abrangentes e genéricas, muito usadas no início da jornada de compra. Nessa etapa, o consumidor não sabe o que precisa e começa com essa busca – mais tarde, torna a busca mais específica.

68. As long tail, cauda longa, são específicas e estão presentes no final da jornada. Aqui, o interessado já pesquisou sobre o que precisa para o seu problema, conhece as soluções, porém, ainda está em busca de informações para a sua decisão final.

69. Precisa de ajuda para realizar essa pesquisa de termos e identificar as oportunidades mais apropriadas para o seu negócio? Ferramentas de palavras-chave são ideais para isso.

O que é SEO on page?

Conheça agora os principais fatores de otimização que estão ligados às suas páginas e que devem estar presentes na sua estratégia de SEO on page. Confira alguns elementos que não podem ser deixados de lado ao otimizar os seus conteúdos e site!

70. O que é SEO on page? O SEO On-Page é um conjunto de otimizações em uma página. 

71. Na prática, o SEO on page ocorre quando é criado um título com a palavra-chave principal, com descrição nas imagens do texto, uma URL apropriada, os subtítulos são distribuídos de forma adequada etc. 

72. Atenção: SEO não é o que as pessoas estão em busca, e sim sobre o que elas pretendem encontrar. 

73. Ou seja, as otimizações on page focam na intenção de busca do usuário, e isso varia a cada pesquisa, a fim de que as páginas e conteúdos correspondam ao que o usuário deseja encontrar.

74. Após realizar a pesquisa de palavras-chave, você deve buscar os termos no Google e analisar os resultados que se encontram nos primeiros lugares.

75. Outro fator que influencia o SEO on page é o tamanho do conteúdo. Ele costuma impactar a classificação da página, apesar de não ser um fator direto de rankeamento do algoritmo.

76. Conteúdos longos são mais completos, detalhados e aprofundados no tema, por isso, eles podem responder melhor às dúvidas dos leitores. 

77. No entanto, não existe uma regra ou um padrão para isso: para cada tema e para cada persona esse tamanho pode variar.

78. O volume de postagem também favorece o posicionamento das suas páginas. Afinal, quanto mais conteúdos forem publicados, mais chances o seu site terá de rankear. 

79. Pense que, apesar de o volume ser importante, a qualidade dos conteúdos deve ser a prioridade. Não adianta postar milhares de conteúdos sem sentido! 

80. Você precisa manter a frequência de posts para fidelizar o público e demonstrar ao Google que terá conteúdos originais e novos com uma certa regularidade.

81. Na hora de escrever o conteúdo, priorize a qualidade, garantindo que o conteúdo esteja correto, claro, atual, relevante e, claro, com as respostas que o usuário procura. 

82. O que é escaneabilidade? Essa é a capacidade de um texto de tornar a sua leitura dinâmica através de intertítulos, listas, negritos (destaques de modo geral) e imagens.

83. Você sabia que ao inserir intertítulos, por exemplo, o leitor e o robô do buscador entendem a hierarquia do seu conteúdo.

84. O uso de palavras-chave no conteúdo é fundamental para que o Google indexe a sua página aos termos que você deseja. Percebe como essa pesquisa de keywords é mais complexa do que parece? 

85. De modo geral, a palavra-chave escolhida precisa ter uma boa busca pelos usuários, baixa competitividade e fácil de trabalhar ao longo de um conteúdo.

86. Explore o campo semântico da palavra com suas variações, sinônimos e relações com outros termos. Com isso, você torna a leitura agradável e facilita a compreensão do Google em relação ao tema da página.

87. O título da página que você vê na SERP, no navegador e ao compartilhar o link nas redes sociais é conhecido como Title Tag. 

88. A Tag Title serve para os bots do Google entenderem a temática do conteúdo, e (claro) para os leitores, uma vez que o título é o primeiro contato do visitante com o texto, que pode influenciá-lo a clicar no link ou não. 

89. Na estratégia de SEO, a tag title deve incluir a palavra-chave e ser atrativa para incentivar o clique do usuário.

90. A meta description nada mais é do que a descrição do conteúdo da página que fica nos resultados da busca, no snippet que inclui o título e a URL da página.

91. Atenção: a meta description não é um fator de rankeamento, pois o Google não leva em consideração essa descrição para a classificação das páginas. 

92. As heading tags são marcações no código da página que identificam o título e os intertítulos. A tag H1 identifica o título da página, sendo diferente da Title Tag.

93. URLs para SEO: as URLs são alvos dos robôs do Google, afinal, eles rastreiam as URLs das páginas para entender o seu foco, uma vez que trazem termos para resumir o tema da página.

94. Otimização de imagens para SEO: essa estratégia traz dados em texto sobre as imagens. Isso está claro no texto alternativo (tag alt), nome do arquivo, legenda da imagem e URL da imagem. 

Você precisa de ajuda com o SEO do seu site? 

Se você precisa de ajuda com o SEO do seu site, procure um parceiro de confiança. 

95. Comece buscando ferramentas conhecidas de SEO que ajudem na otimização de conteúdos e páginas do site. 

96. Se isso não for suficiente, busque uma consultoria especializada para te guiar melhor sobre os próximos passos no Search Engine Optimization. 

97. Eduque-se a partir de vídeos, textos, seminários, eventos e demais modalidades que trabalham com o SEO. Essa é uma forma de se inserir neste mundo! 

98. Expanda o seu setor de marketing, contratando profissionais especializados para lidar com as suas redes sociais e sites. 

99. Invista! O tráfego orgânico precisa de qualidade, e por isso ter ao seu lado redatores competentes para produzir conteúdos completos se tornam fundamentais nessa estratégia. 

100. O orçamento está limitado? Contrate uma empresa que possa lidar com essa parte com o know-how que você precisa. 

101. Conheça a WebPeak! 

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Helder Santos

Marketing Manager