O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Para fazer o SEO da melhor forma, você precisará determinar as palavras-chave ideais para a estratégia de posicionamento online do negócio, para que os mecanismos de pesquisa possam associá-lo a elas e entender que seu site é relevante. Mas antes de começar, você deve pensar como seus clientes em potencial, como eles buscariam por seu produto ou serviço.
Saiba que o SEO vai muito além da pesquisa de Palavras-chave, porém é pela pesquisa e determinação dos termos que se deseja rankear, que o trabalho começa.
Pensando nisso, preparamos um tutorial para você aprender de vez, como encontrar as palavras-chave com melhor potencial para seu negócio.
Vamos lá!
Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, no menu lateral acesse Ferramentas de Palavras-Chave > Receba Sugestão de Palavras-Chave:
Nessa pagina você poderá encontrar termos com seus respectivos volumes de busca e competitividade.
💡 Outra informação valiosa nessa pagina é a tendência de buscas, assim você consegue entender o comportamento do seu publico, e o volume de interesse pelo seu produto/serviço.
Informe palavras-chave ou frases e suas variações, separados por vírgulas e em letras minúsculas, sempre as mais importantes. Não ultrapasse o limite de 5 palavras-chave por pesquisa.
Aqui é importante considerar:
Teste bastante antes de decidir o termo! Adicionando variações de sua palavra-chave, é possível entender a forma que o usuário busca o seu produto, anúncio, serviço. A ferramenta de palavra-chave irá procurar outras palavras-chave relevantes que podem trazer visitantes ao seu site.
vestidos da moda
buscas mensais: 8.100 | competitividade: média
anel de falange
buscas mensais: 3.600 | competitividade: alta
brinco de pedra
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
camisetas personalizadas
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
aliança online
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média
guarda roupa da barbie
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média
papel de parede feminino
buscas mensais: 8.100 | competitividade: baixa
decoração com adesivos
buscas mensais: 170 | competitividade: média
placa de decoração
buscas mensais: 210 | competitividade: média
jardim vertical
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
cama para cachorro
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
pet shop online
buscas mensais: 6.600 | competitividade: alta
loja pet
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
roupa de gato
buscas mensais: 1.600 | competitividade: média
comedouro para galinhas
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
Pense em palavras-chave que descrevam e identifiquem seu negócio, produtos ou serviços.
Os termos de pesquisa que melhor convertem em vendas são geralmente frases-chave muito específicas compostas de duas a cinco palavras (também conhecidas como palavras-chave de cauda longa - long tail).
Por exemplo, se você planeja comprar um tênis de corrida feminino azul, você deve restringir sua pesquisa a "tênis de corrida feminino azul" para encontrar exatamente o que deseja e, dessa forma é mais provável que você compre.
Sua palavra-chave deve ser popular o suficiente para atrair um bom tráfego de visitantes, mas específica o suficiente para superar seus concorrentes e levá-lo ao topo nos motores de busca.
Dentro da WebPeak você encontra Cesta de Palavras-chave. Neste módulo você cria uma 'lista inteligente' com os melhores termos que você já pesquisou. Ou seja, é o lugar onde você salva as palavras com melhores oportunidades.
💡 Durante a otimização você usará pelo menos uma palavra-chave foco para a página trabalhada, que depois pode ser analisada no modulo de Landing Pages para verificar a sua nota de otimização para esse termo especifico.
Se você trabalha com SEO, já sabe que o Google disponibiliza alguns recursos que podem te ajudar a melhorar estratégias. Mas para isso você precisa interpretar os dados, o Google não te dará informações "mastigadas", nem um passo-a-passo. Nós vamos te ajudar a entender melhor!
Ferramenta para monitorar o tráfego de qualquer site, blog, e-commerce, dentre outros. Seu objetivo principal é conhecer o comportamento de visitantes que navegam site. Essencial para quem deseja otimizar seus resultados digitais.
Essa ferramenta permite verificar o status de indexação das páginas, otimizar a visibilidade de sites, analise de tráfego do site, conferindo seu desempenho em pesquisas com média de rank e volume de cliques.
Gerencie todas as suas tags gratuitamente, sem precisar editar o código do site, de um único lugar. Funciona para deixar o carregamento mais rápido, e melhor performance das páginas.
Essa mostra os mais populares termos buscados no Google, demonstrando a tendência de pesquisas e interesse do público. Acompanhe em gráficos a evolução do interesse.
Essa ferramenta permite gerenciar a forma como sua empresa aparece (localmente) nos resultados do Google, recebendo e respondendo avaliações, com a possibilidade de criar publicações sazonais ou não.
Utilize essa ferramenta para monitorar o que estão dizendo sobre determinado assunto na web. Crie alertas sobre sua marca ou tipo de produto, e seja alertado diariamente.
Esse aplicativo foi desenvolvido para ensinar habilidades de negócios e marketing digital a proprietários de pequenas e médias empresas, startups e candidatos a emprego, usando lições interativas de 5 minutos.
Vale a pena conferir!
Na WebPeak você encontra todas as informações do Google, e ainda tem suporte ao seu projeto de SEO!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager