O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Quer saber a verdade? SEO não funciona para todos os negócios, e separei alguns motivos que comprovam isso.
Você pode ter elencado alguns motivos que justificariam esse 'problema' como:
E não, não é isso que está dificultando seus resultados com SEO.
Com a pandemia houve um grande movimento de migração do marketing e negócios offline para o mundo online, e nessa onde diversos sites e e-commerce foram criados no último ano. De acordo com a Folha, foram abertos cerca de 100 mil e-commerces entre o início de março e o final de abril de 2020. Antes da pandemia o número de lojas criadas em um mês eram cerca de 10 mil.
Além disso, somente no primeiro trimestre de 2021, as pequenas e médias empresas aumentaram em 225% seu faturamento com as vendas online em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a base de dados da Nuvemshop.
Olhando de outro ponto de vista, a competitividade online também aumenta na mesma proporção, ou até mais. Veja que com mais sites disputando os mesmos termos, produtos e serviços, para aparecer nas melhores posições é preciso ter um orçamento maior, já que o Google e Bing Ads funcionam em esquema de leilão.
Sinceramente, você acha que todos esses sites que estão vendendo possuem um orçamento milionário em marketing? Acredito que não, mas certamente eles estão se valendo de diversas estratégias online de divulgação e captação de clientes.
Então o SEO está mais competitivo? Com certeza está, mas existem oportunidades que aparecem quando realizamos um mapeamento de termos a serem trabalhados.
Se você acompanha nosso blog, ou lê outros canais de referência em SEO, já sabe que esse é um trabalho contínuo e que exige esforço quase que diário.
Pense nos seguintes questionamentos:
Se a resposta foi não para algum deles, você tem um problema e realmente o SEO não irá funcionar.
Caso sejam respostas positivas, quais suas ações de melhoria no site? Ou você só guarda os relatórios em uma pasta?
Sei que o tempo é escasso e SEO demanda atenção, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital. Então é preciso se comprometer com o trabalho, empenhando seu tempo em assistir cursos e também em aplicar as técnicas de forma correta.
Lista rápida e objetiva. Se organize e coloque em prática hoje mesmo!
Quer mais detalhes? Temos essa Checklist de SEO completa e explicadinha, aqui.
Atenção: SEO não apresenta resultados imediatos de conversão, mas sem dúvidas um site organizado é mais atraente para clientes e robôs. É nisso que você irá ganhar um melhor posicionamento nos buscadores, além de proporcionar uma melhor experiência aos visitantes do site.
Resista e persista para ter resultados satisfatórios. Conte com a WebPeak nessa jornada. #fikdik
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager