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SEO orientado a dados: nova realidade da otimização de sites

Otimizar um site com eficiência não é mistério, nem precisa de magia. Basta se dedicar ao estudo de dados, análises, criação de hipóteses e acompanhar os resultados.
SEO orientado a dados: nova realidade da otimização de sites
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
21/7/2023

Otimizar um site com eficiência não é mistério, nem precisa de magia. Basta se dedicar ao estudo de dados, análises, criação de hipóteses e acompanhar os resultados. 

Para resultados positivos de SEO, é exatamente esse o caminho.

SEO orientado a Dados para otimizar sites

1.  Escolha de Palavra-chave

Se tratando de SEO, a busca por palavras-chave que se adequam ao seu negócio está no primeiro passo para atingir o sucesso. Métricas de SEO associadas à palavra-chave são aquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.

Volume de Busca

É a quantidade de buscas feitas para uma determinada palavra-chave, respeitando também um determinado período. Na WebPeak, o dado considera uma média mensal de um período não especificado. Você também tem resultado sobre o termo à nível global. 

Tendência de Busca

Semelhante ao recurso mencionado acima, a Tendência de Busca é uma métrica do Google Trends. Apesar de não trazer dados absolutos, manifestam os dados relativos, em que 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta que estiver sendo feita. O critério aqui é agrupar termos semelhantes. 

Posição de Palavra-chave

Posição de Palavra-chave trata-se da ordem em que uma página aparece na página de resultados de busca. No geral, possui dez resultados.

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique recebida por uma página. Ou seja, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de pesquisa.

2. Métricas para Landing pages

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Keywords Posicionando

Esta métrica, Keywords Posicionando, ou “Also Rank for”, é responsável por indicar para quais outras palavras-chave uma determinada chave se posiciona.

Visibilidade Orgânica de Landing Page

Há muitos nomes para essa métrica: Visibilidade Orgânica de Landing Page, Visibility, Organic Traffic, Visibilidade ou Visibilidade Orgânica.

Sua função é estimar o número de visitas que uma página possui com base nas keywords posicionadas, nas respectivas posições e no CTR estimado. Ela é mais adequada com o fim de comparar um determinado site ao seu concorrente e é utilizada em processo de benchmarking. 

Quantidade de Palavras-chave

Quantidade de Palavras-chave, ou Word Count, enquanto métrica de SEO, é o número de vezes que uma palavra-chave se repete, ou aparece, em determinada página.

Densidade de Palavra-chave

Nesta métrica, é indicado, a partir da Densidade de Palavra-chave, ou Keyword Density, a proporção de incidência de uma palavra-chave em um texto ou página. Por exemplo, se um texto possui 500 palavras e determinada palavra-chave aparece 5 vezes, a sua densidade será de 1%. Fique atento: densidades de palavras muito altas podem acarretar em punição ou simplesmente desclassificação da página.

Tempo na Página ou Dwell Time

A métrica de SEO Tempo na Página indica quanto tempo um usuário passou naquela página. Estima-se que o Google faça o cálculo disso para verificar a relevância da página, utilizando a nomenclatura de Dwell Time.

Velocidade de Carregamento

Cada vez mais importante, essa métrica de SEO é tempo estimado para uma página carregar. É possível utilizar ferramentas para alcançar esses dados: quanto menor, melhor está a métrica.

Tamanho do Arquivo

Tamanho do Arquivo é uma métrica de SEO que se refere a quanto pesa em KB (kilobytes) ou MB (megabytes) o arquivo HTML de uma página.

Tamanho da URL ou URL Length

Tamanho da URL ou URL Length é a contagem em caracteres da largura da URL. Tudo indica que ela possui correlação em URL Length e melhores posições orgânicas.

3. Métricas SEO Off-Page

No geral, as métricas de SEO Off-Page tem relação com link building.

Autoridade de Domínio

Autoridade de Domínio (AD), também conhecida como Domain Authority (DA), é uma nota, geralmente de 0 a 100. Ela é responsável por avaliar o quanto o domínio tem autoridade em comparação a todos os outros domínios inseridos em toda a internet.

As melhorias no domain authority ocorrem a partir do aumento de quantidade e qualidade de links apontando para o domínio. A nível de curiosidade, o único site que tem domínio 100% é o Facebook.

Autoridade de Página

A Autoridade de Página (AP), também conhecida como Page Authority (PA), é uma nota, normalmente de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet. A métrica é melhorada a partir do aumento de quantidade e qualidade de links apontando para aquela URL específica.

Backlinks

Esses aqui são bem conhecidos. Os backlinks são os links que uma página ou domínio recebe de outras páginas, da internet ou do próprio site. Dessa forma, eles fazem relação com todos os links recebidos, Backlinks internos são os links do próprio site e Backlinks externos são os links de outros sites.

Páginas Linkando

Esta métrica é bem semelhante aos backlinks e até pouco utilizada. Sua única diferença está no ato de contabilizar um único link vindo de cada página, por outro lado, no caso de backlinks, se houver dois links saindo de uma mesma página, poderão ser contabilizados em dupla.

Domínios Linkando

Domínios Linkando, ou Referring Domains, é uma métrica de SEO responsável por indicar a quantidade de domínios diferentes que linkam uma determinada página ou domínio.

4. Sinais de Usuário

Para entender melhor, as métricas de sinais de usuário são aquelas que o Google tenta compreender o comportamento do usuário. Feito isso, é possível tomar decisões de classificação. Aqui, pode ser repetida a métrica de CTR, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page, mas há outras que são novidades. 

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) significa a taxa de clique que uma página recebe. Para elucidar melhor, é a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. O CTR é considerado um fator de ranqueamento, menos significante, porém um. 

Tempo de Permanência

Tempo de Permanência aponta quanto tempo um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. Assim como o CTR, é considerado um fator de rankeamento menor.

Taxa de Rejeição

Para resumir, a Taxa de Rejeição traz dois significados:

  1. Google Analytics: a Taxa de Rejeição é uma métrica que indica a proporção de pessoas que chegaram ao site e não navegaram, ao menos, por uma segunda página.
  2.  Algoritmo do Google: já aqui, a Taxa de Rejeição indica a proporção de pessoas que clicaram em uma página e voltaram aos resultados de busca a fim de encontrar um resultado mais relevante. 

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