O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
Ainda me causa espanto quando encontro empresas que ainda não reconheceram a importância em investir em SEO no Google para criar valor de marca. Afinal, o Google é a segunda marca mais valiosa do mundo, perdendo seu lugar apenas para a Apple, diante disso, sempre que uma empresa é indicada pelo Google nos resultados de busca, sua autoridade é transferida para a marca desse negócio. Só com isso é possível identificar os benefícios de pensar SEO para Branding.
Especialmente se você não tem tanto conhecimento sobre o assunto, basicamente os conceitos definem as seguintes ideias:
SEO é a sigla de “Search Engine Optimization”, que pode ser direcionada ao entendimento de “otimização para sites”, corresponde ao processo de ficar bem posicionado em mecanismos de busca, como o Google, tudo isso de modo “natural”, “orgânico” ou “gratuito”. Focar no SEO é estar atento à geração de reputação para marca, tráfego e vendas.
Branding é a disciplina que faz a gestão da marca de uma empresa. Aqui, observa-se desde a sua identidade visual, posicionamento e sobretudo o seu valor. Marcas que possuem valor agregado serão reconhecidas pelo consumidor, que vale o destaque de que está mais atento a resultados rápidos e com qualidade, assim, gera uma maior probabilidade de compra.
Segundo diversas pesquisas, está consolidada a ideia de que o consumidor relaciona uma marca nas primeiras posições do Google à liderança de mercado, dessa maneira, reconhece os mecanismos de busca como mídia mais confiável para adquirir informações a respeito de marcas.
Hoje, o SEO é fundamental para gerar performance para o site da marca, principalmente quando falamos do mercado de comércio eletrônico. Isso não está sendo falado da boca para fora, é uma realidade.
Entretanto, muitos negócios, sobretudo os que estão inseridos no comércio eletrônico, estão pensando mais em tráfego e vendas do que em branding. Porém, o foco do Branding nem sempre é vendas, é necessário criar valor antes de vender.
É simples! O SEO é capaz de reunir dois dos aspectos requisitados pelos consumidores: conteúdo e mecanismos de busca, além de o Google transferir sua autoridade para cada resultado. Veja os benefícios do SEO para Branding:
Como já falamos na introdução, os mecanismos de busca, principalmente hoje, são considerados mídias confiáveis para os consumidores. Os estudos indicam também que as pessoas têm mais confiança nos resultados orgânicos dos buscadores do que em relação aos links pagos.
Dessa forma, podemos tranquilamente considerar a busca orgânica o patamar mais nobre para uma marca ocupar. Não à toa, algumas marcas já pensam em SEO como estratégia de branding, há muitas inspirações para isso, como a história da Amazon, que investiu em SEO desde a criação da marca e está consolidada como uma das mais valiosas do mundo!
Posicionar uma marca é uma das etapas mais importantes para alcançar sucesso. Para isso, é preciso ocupar um espaço bem claro e definido na mente do consumidor, representado por uma categoria de mercado.
Por exemplo:
Se falarmos o termo esponja de aço, é muito provável que para 99% das pessoas imaginem um BomBril. A marca está bem posicionada e sempre terá a preferência do consumidor.
Pensando que o mundo está em constante transformação e que, diferente do passado, agora há uma quantidade infinita de marcas e produtos, é essencial estar no topo do Google para o consumidor reconhecer e fortalecer o posicionamento de sua marca.
De novo: os tempos mudaram. Essa realidade indica que, em grande parte dos departamentos de marketing, os esforços são voltados para a Experiência do Consumidor — ou seja, para profissionalizar os termos, torna-se popular, cada vez, o Customer Experience (CX).
Agora, pode confiar, o SEO é uma das melhores ferramentas na experiência do usuário. Não devemos esquecer que o consumidor passa o dia fazendo pesquisas no Google, ou seja, você precisa estar lá e sua marca pode ser a resposta para elas.
Responder a dúvidas dos consumidores é tão importante para o Google, e para os usuário - e para seu negócio - que é permitido que os sites tenham “FAQs” em suas páginas, elas aparecem diretamente nos resultados de busca.
Aqui, já não importa mais se o usuário vai ou não para seu site, e sim se a marca está proporcionando uma experiência diferenciada para o usuário!
No momento, com os tempos mudando, as empresas passaram a avaliar os esforços de SEO através do tráfego que os buscadores geram.
É necessário ter no seu repertório soluções que garantam resultados, e a opinião do Google, hoje, vale mais do que de muita gente. Sempre quando uma pesquisa é realizada, uma marca é notada.
Dica: você pode usar a Ferramenta Métricas do Competidor, a partir dela, os resultados serão em torno de:
Diariamente consumimos métricas, geramos insights a partir delas, criamos hipóteses e realizamos novos testes. Por mais que tudo isso aconteça sutilmente. Porém, nem sempre o SEO é utilizado como uma ferramenta de feedback das ações.
Se atente: uma página bem otimizada para SEO tende a gerar um índice de qualidade melhor no Google Ads, ou seja, isso significa redução de custo por clique (CPC).
Porém, poucas pessoas colocam a seguinte perspectiva, e é um equívoco não pensar nisso: o algoritmo do Google existe para identificar o que o usuário quer. Ou seja, se uma página, um site, estão bem posicionados, isso significa que há um feedback positivo do consumidor.
Vale lembrar que grandes marcas já foram construídas com base nesta perspectiva, inclusive a Amazon. Desde quando o SEO surgiu, muitas foram suas evoluções, e ele mudou radicalmente. Hoje, para ser o melhor resultado no Google, é fundamental ser o melhor resultado para o consumidor.
Isso significa que para estar na primeira posição do Google, antes a marca tem de responder às dúvidas do usuário. Assim como que, para receber a Autoridade do Google, antes de tudo, é importante que a marca crie um conteúdo com foco na experiência do usuário. SEO um grande aliado entre Branding e Performance.
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Helder Santos
Marketing Manager