O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Estamos evoluindo constantemente quando o assunto é negócio digital. Se tratando de e-commerce, principalmente no último ano (mais pessoas digitalizadas devido a pandemia) em que vimos os negócios migrando com força para o digital, percebemos a importância de estar sempre em destaque nessas plataformas.
Para que isso aconteça, é necessário aplicar SEO da forma correta dentro das páginas para ter o resultado desejado. Sem a otimização é praticamente impossível conseguir se posicionar nos mecanismos de busca.
Para começarmos, precisamos falar sobre o conceito de SEO. Na verdade, como a própria tradução sugere, o SEO é utilizado para que os robôs dos buscadores encontrem páginas indexadas.
Foi pensando nisso que o marketing de conteúdo acabou ficando tão forte, pois quanto mais conteúdo otimizado você tem no seu site, mais chances de aparecer nas primeiras páginas seu negócio tem.
Hoje em dia, praticamente tudo o que as pessoas fazem está baseado nas pesquisas que elas realizam através dos buscadores. Atualmente o mais utilizado é o Google. Então, se você quer aparecer nas primeiras posições do Google e atrair mais tráfego orgânico não tem para onde correr, é necessário aplicar SEO para e-commerce.
Uma coisa é verdade: a primeira reação que temos quando precisamos de um produto ou serviço é fazer aquela pesquisa rápida no Google, certo? Acredite, não é só você que tem esse tipo de atitude.
Quando fazemos uma busca com base em determinada palavra referente àquilo que precisamos, é apresentado diversas opções naquilo que precisa, mas, conforme já dito em pesquisas, não temos o costume de lermos todos os artigos, apenas os que aparecem nas primeiras posições.
Os primeiros referem-se aos anúncios pagos, ou seja, aqueles que as empresas investiram financeiramente para aparecer logo no topo da página.
Já os que vêm na sequência são os mais disputados, pois trata-se de busca orgânica. E como eles chegaram lá? Eles são melhores rankeados porque sites como o Google consideram que eles têm conteúdos mais relevantes que os demais. Além disso, o número de acessos que esses links tiveram também é um ponto a favor dessa posição de destaque.
As palavras-chaves são a forma que o Google utiliza para encontrar conteúdos que respondam às buscas. Para deixar mais claro, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e identificar se o seu site é mesmo relevante para aquela busca.
O correto a se fazer é que estas palavras estejam muito bem posicionadas no seu site, distribuídas de forma estratégica e natural em todo conteúdo. Insira as palavras-chave no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.
Os títulos são a primeira coisa que aparecem para quem busca pela sua solução. Por isso é extremamente importante caprichar na chamada e não se esqueça de utilizar sua palavra-chave.
As headings geralmente são subestimadas, mas são essenciais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. Dentro do código do site, é possível inserir até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6).
Dessa forma, o Google vai categorizar conforme a hierarquia das informações do seu conteúdo.
Uma meta description é um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, que serve como um resumo do que o usuário vai encontrar ao clicar naquele link, sendo um elemento de atração.
Para atender a um SEO para e-commerce otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como um jeito de aumentar a relevância. Também é muito importante criar uma chamada criativa e que seja persuasiva. Abuse no CTA para incentivar o usuário a clicar na página.
É necessário manter um tamanho ideal para ficar legível para o Google, o recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.
Pensando em agilizar seu trabalho de SEO, a WebPeak desenvolveu um recurso exclusivo que gera automaticamente sugestões para Tag Title e Tag Description.
Praticidade em ferramenta, esse é o intuito do gerador de Meta Tags da WebPeak. Você adiciona a palavra-chave, escolhe o segmento principal do site, e nós te damos algumas opções de H1, Title e Description.
Em poucos cliques você gera o Title e o Description para suas páginas. Não gostou do que sugerimos? Você pode clicar em "Gerar" que vamos apresentar outras opções de textos para você.
Esse é um dos pontos mais relevantes para fazer SEO para imagens do jeito certo.
O alt text é basicamente um descritivo de conteúdo da imagem inserida na página. Ele é útil, pois auxilia os usuários com deficiência visual a compreender o conteúdo, mas também são exibidos quando o navegador não consegue carregar o arquivo da imagem por algum motivo.
Mas fique atento! Esse é mais um dos pontos que o Google utiliza para tentar entender uma imagem e sua relevância para o usuário.
O Link Building interno é fundamental, pois apresenta a autoridade da sua página e do seu domínio, além de ser um dos fatores que mais se destaca como referência para o Google.
Ele direciona a experiência do usuário dentro do site. Resumindo, os links internos são links dentro das páginas que direcionam o leitor para outro artigo ou página do seu próprio site. A estrutura de links internos juntamente com o design do site, são elementos fundamentais para otimização de SEO para e-commerce.
Já entrou em um site que demorou para carregar? E qual foi sua reação? É bem provável que tenha desistido, e isso acontece com praticamente todas as pessoas. Caso o seu site seja um dos que demore a carregar, é bom corrigir isso, pois as chances de converter o lead diminuem.
Para esclarecer, uma página que leva 5 segundos para carregar aumenta a probabilidade de uma rejeição em 90% comparando com uma página carregada em um segundo.
O acompanhamento de resultados do SEO para e-commerce é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está atuando.
Aliás, a primeira coisa a ser feita no dia, é analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado para poder montar um plano de ação.
O Google Analytics e o Google Search Console são excelentes ferramentas para este processo! Você também pode utilizar outras plataformas digitais mais avançadas para fazer o acompanhamento de SEO.
Sempre faça a análise com base nas seguintes métricas:
Investir em SEO para e-commerce é fundamental para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, acompanhada das métricas que já foram expostas, com a utilização correta de links internos e externos para conteúdos, além de inserir títulos e subtítulos (h1, h2, h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio, são fatores que vão colocar seu negócio em destaque!
Conseguir resultados de SEO não é fácil, deixe a WebPeak facilitar para você. Entre em contato com nossos especialistas.
Continue acompanhando o blog para mais dicas!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager