O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Existem milhões, bilhões de sites na internet, e nem todos são mantidos atualizados. Existem centenas de milhares, senão milhões de sites que foram abandonados há muito tempo. Alguns deles nunca tiveram nenhum trabalho real, mas muitos outros eram sites prósperos em seu apogeu e são simplesmente relíquias de uma era passada.
Para colocar as coisas em uma perspectiva um pouco menos dramática, há uma tonelada de sites por aí que estão desatualizados. Com a velocidade com que a internet se move, a forma como os mecanismos de busca se adaptam e os padrões de conteúdo mudam, leva apenas alguns anos para que sites antigos caiam em desuso. Mas há uma saída para que os sites antigos não entrem no ‘’museu’’ da internet: SEO para site antigo.
Talvez você tenha um desses em seu portfólio e queira enfeitá-lo, como uma reforma em uma casa. Talvez você tenha comprado um (ou esteja interessado em comprar um) porque têm alguns aspectos que você considera valiosos.
Neste artigo, entenda como é possível reformar um site antigo a partir do SEO. Boa leitura!
A primeira coisa que você quer fazer é cavar seu Google Analytics no site. Você está olhando especificamente para dados dos últimos anos, embora olhar o mais longe possível também seja uma boa ideia.
Responda algumas perguntas sobre o site.
Em seguida, você quer olhar para o seu perfil de backlink. Você pode fazer uma auditoria básica de backlinks em menos de uma hora, e isso lhe dará uma boa ideia de quantos links seu site tem, de onde eles vieram e quais páginas do seu site os estavam atraindo.
Aproveitando esta introdução, confira as dicas de SEO para site antigo:
Algumas coisas a serem observadas aqui são muitos links de sites de spam ou de sites que fazem parte de uma rede privada de blogs. Muitos sites antigos no mercado estão sendo vendidos porque uma técnica de link baseada em PBN foi capturada e penalizada, e deu mais trabalho para reformar o site do que o proprietário imaginava que valeria a pena. Você pode ou não querer fazer o trabalho braçal sozinho, mas deve pelo menos estar ciente da extensão de quaisquer problemas que possa encontrar.
Em seguida, você deseja percorrer o conteúdo que já existe no site. O perfil de backlinks e as análises fazem parte disso.
Percorra todo o conteúdo do site, de preferência usando uma ferramenta como a WebPeak para entender como funcionam os dados para conteúdos, links internos e dados de SEO sobre as páginas, todas as informações extraídas em uma planilha.
Para cada parte do conteúdo, faça a determinação. Ele irá para uma das três caixinhas.
A primeira caixinha é o conteúdo no qual você pode trabalhar por um período de tempo, e cada melhoria incremental que você fizer impulsiona seu site um pouco.
A segunda, é uma forma de resgatar algumas pepitas de ouro no mar de areia que é o conteúdo mais antigo online.
Por fim, trata-se de uma extensão do conteúdo "sinalização para remoção" acima; apenas não vale a pena manter.
Quaisquer ações imediatas que você possa tomar são boas. Não se esqueça de implementar um redirecionamento para o conteúdo que você remover, caso algum link antigo ainda esteja flutuando. As chances de clicar em um link antigo como esse são bem pequenas, mas cada visitante conta e o redirecionamento ajuda.
Investigar a renovação do conteúdo real é um trabalho para mais tarde. Por enquanto, há muito mais pequenos detalhes a serem observados antes de você ter seu site totalmente remodelado. Você vai querer olhar em seu site para qualquer coisa que mostre que não é um site atualizado.
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Agora você quer começar a explorar alguns dos aspectos mais técnicos do site.
Comece examinando a infraestrutura do site . Em um site baseado em WordPress, por exemplo, você deve verificar se tem um tema atualizado com compatibilidade móvel. Você pode precisar atualizar o próprio WordPress, o que pode ser uma mudança bastante dramática. Você também vai querer atualizar todos os plugins que você usa.
A compatibilidade móvel é enorme, a propósito. A internet é cada vez mais acessada por meio de dispositivos móveis, e o Google até mudou para que uma versão móvel seja exibida primeiro, se houver oportunidade. Você realmente precisa de compatibilidade com dispositivos móveis para que um site seja considerado moderno.
Falando em plugins, audite-os também. Qualquer plugin que não tenha sido atualizado pelo desenvolvedor em mais de um ano pode ser uma responsabilidade. Qualquer plugin que você achar que não usaria pode ser removido. Você pode reduzir sua lista de plugins a apenas alguns; um plugin de compartilhamento social, um plugin de SEO, alguns plugins de ajuste, como um índice e assim por diante.
Você também pode considerar atualizar seu tema como um todo. Os temas do WordPress evoluíram muito ao longo dos anos, e o design moderno do site é uma fera diferente do que era apenas alguns anos atrás.
Tudo isso assumiu o WordPress, mas os mesmos detalhes também se aplicam a outras estruturas de sites. Qualquer coisa que não seja hospedada e gerenciada por terceiros provavelmente precisará ser atualizada.
Você pode considerar um rebranding aqui. Alterar o nome do site anula o propósito de reformar o site, mas você pode alterar coisas como logotipo, esquema de cores e layout sem muitas repercussões. Dar uma nova vida ao seu site também ajudará você a se sentir mais investido nele e menos propenso a abandoná-lo novamente.
É bom utilizá-lo também para verificar os tempos de carregamento do seu site também. A velocidade do site é um fator importante tanto no SEO para site antigo quanto na experiência do usuário, portanto, é importante ter um site de carregamento rápido. Não estou dizendo que você precisa mergulhar de cabeça em uma nova arquitetura como o Genesis Framework, mas você pode tomar medidas para melhorar a velocidade do site. Isso pode envolver a alteração de hosts da Web, a implementação de um CDN ou apenas a remoção de plugins de conteúdo desatualizados que você não precisa.
Depois de ter os detalhes técnicos em ordem, é hora de colocar esse conteúdo em andamento. Comece com as postagens que você sinalizou como ainda tendo valor remanescente. Melhore-os e transforme-os em exemplos brilhantes dos tipos de novos conteúdos que você vai lançar.
Quando você estiver editando e melhorando o conteúdo antigo, não tenha medo de reescrever quase totalmente para garantir que a postagem esteja na sua voz. Certifique-se também de verificar os links nas postagens e atualizá-los para novos recursos. Remova os links internos por enquanto, até que você tenha um novo conteúdo para apontá-los.
Não se esqueça de olhar seus metadados também. Tudo, desde o texto alternativo da imagem até o título e a descrição da sua página, é importante, e reformulá-los ajudará muito na visibilidade do mecanismo de pesquisa.
Uma vez que seu conteúdo fácil e valioso foi remodelado, eu gosto de começar uma campanha que mistura recondicionamento de posts e criação de novos posts. Com a renovação do conteúdo antigo, comece de baixo para cima; se você melhorar o pior conteúdo do seu site, você não terá mais que te arrastar para baixo.
Ao mesmo tempo, criar novo conteúdo é a melhor maneira de fazer com que o Google rastreie seu site ativamente. Se houver conteúdo novo toda vez que eles verificarem, eles voltarão com mais frequência e prestarão mais atenção. Isso ajuda você a construir influência e tráfego mais rapidamente.
É também nesse momento que você deve considerar a instalação e execução de um plug-in de mapa do site e enviar um mapa do site ao Google . Este é um grande indicador que eles usam quando um site mudou, para que possam encontrar tudo o que há de novo, e é uma boa maneira de aumentar seu reconhecimento inicial.
Uma vez que você tenha o básico remodelado e já tenha se concentrado no conteúdo, é hora de começar alguma promoção. Leve isso para as mídias sociais, faça publicidade paga, mesmo que seja um pouco, e comece a criar coisas que as pessoas queiram ver.
Essa última parte é crítica. Concentre um pouco de seu impulso criativo inicial no novo conteúdo de isca de link. Infográficos, ferramentas gratuitas, um e-book gratuito robusto; esses tipos de posts atraem usuários, que vão conferir o resto do seu site para descobrir se devem confiar em você.
Você pode promover esse conteúdo de isca de link entrando em contato com outros blogueiros, agregadores de conteúdo e proprietários de sites. Mesmo algo tão simples como "ei, eu escrevi este ebook sobre [assunto] e pensei que você poderia estar interessado em uma cópia, é grátis!" pode fazer com que o proprietário de um site escreva sobre o livro e crie um link para ele. Infográficos são fáceis de compartilhar e promover. As ferramentas são ótimas porque fazem as principais listas e podem desempenhar um papel ativo para outros blogueiros.
Tudo isso atrai links e tráfego, que são as duas coisas que você precisa para ter sucesso online nos dias de hoje. A partir daqui, trata-se de manter uma programação de conteúdo consistente. Crie mais conteúdo, publique mais postagens no blog, eventualmente adicione publicidade ou alguma outra forma de monetização e seja paciente enquanto seu site cresce.
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Helder Santos
Marketing Manager