O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
*Texto escrito pelo nosso parceiro eLama.
Não tem certeza qual estratégia é certa para seu negócio? Leia este artigo para entender melhor como uma estratégia de geração de tráfego integrada pode dar um boost no seu negócio.
Tráfego é a força vital de qualquer empresa. O sucesso de negócio depende muito da quantidade de tráfego no site e leads que a sua estratégia de marketing pode gerar para suas páginas. E quando falamos sobre geração de tráfego online, primeiramente pensamos em pay-per-click (PPC) e search engine optimization (SEO) como as estratégias mais poderosas que uma empresa pode adotar.
Vamos quebrar os estereótipos, entender as diferenças, benefícios e desafios de cada estratégia assim como analisar porque uma abordagem integrada é fundamental para sua empresa.
Em geral, tráfego no site pode ser ou orgânico ou pago. As origens de tráfego podem ser diferentes. Entanto Google tem quase 98% de mercado de motores de busca no Brasil, social selling é a segunda maior prioridade de marketing na América Latina, indicada por 40% de agências na pesquisa do Hubspot e serve como mais um argumento em favor de tráfego de mídias sociais, e-mail e tráfego de referência com elementos críticos de uma estratégia de marketing integrada.
Embora as duas estratégias (SEO e PPC) tenham o mesmo objetivo – gerar mais tráfego e colocação do mesmo na primeira página dos motores de busca (SERP), os conceitos são diferentes e isso envolve táticas, métricas e metodologias de implementação completamente diferentes. Com isto, para uma estratégia SEO, PPC strategies ou estratégia integrada, profissionais de marketing devem entender as prós e contras de cada estratégia.
O principal foco das estratégias SEO é o resultado sustentável que permite diminuir o custo de marketing enquanto aumentando tráfego de qualidade para o seu site.
A principal vantagem do tráfego pago é a velocidade com qual você pode gerar tráfego para a sua empresa. Com isto, não existe uma estratégia mais eficaz para subir o site no topo de SERP em prazo curto e gerar vendas. Tráfego pago deve entrar em foco para:
Há uma certa dúvida entre as pequenas e médias empresas sobre porque o tráfego pago é necessário e se ele realmente funciona. Tráfego gerado pela empresa através das estratégias pagas não é uma alternativa definitiva para SEO. Há muitas vantagens em atrair tráfego de busca orgânica e aprender a trabalhar com SEO.
O tráfego orgânico traz visibilidade às empresas e cria relações de confiança. Quando uma empresa consegue subir no ranking do Google, pode aproveitar os benefícios por um longo tempo. As estatísticas mostram, por exemplo, que a primeira página resulta na conta do Google por pelo menos 75% dos cliques.
Os resultados da segunda página não recebem nem um terço desse tráfego. Então, sim, o tráfego orgânico é a chave para o sucesso do negócio.
Embora podemos afirmar que SEO é fundamental para qualquer empresa, não podemos dispensar a importância de uma estratégia abrangente que atenda às necessidades da sua empresa em cada etapa. O tráfego orgânico, no entanto, está se tornando mais competitivo à medida que as empresas aumentam sua presença digital.
Por esse motivo, esperar até o tráfego orgânico acumule e traga as vendas necessárias pode ser muito mais caro do que investir em anúncios digitais e atrair leads qualificados principalmente para empresas novas e pouco conhecidas no mercado.
Isso faz com que as empresas invistam em estratégias paga para gerar o tráfego, aparecer nos resultados da pesquisa do Google mais rápido e aumentar a visibilidade da marca e demanda para o produto ou serviço que eles vendem. Para tornar esse investimento eficaz, você precisa entender como:
Para definir a sua estratégia de marketing é importante considerar algumas variáveis, relacionados ao custo e benefício total de cada estratégia pra empresa.
Etc...
Estratégia PPC pode ser muito cara para a empresa, mas ela permite gerar tráfego alto em curto prazo e potencializar o negócio no mercado novo e competitivo.
A sustentabilidade da sua empresa, entretanto, depende da quantidade e qualidade do tráfego orgânico. Com isto, muitas empresas acham equilíbrio adotando uma estratégia integrada que permite crescimento saudável com custos otimizados através de utilização das duas estratégias.
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager