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SEO vs PPC: O que é melhor para seu negócio

Embora as duas estratégias tenham o mesmo objetivo – gerar mais tráfego e colocação do mesmo na primeira página dos motores de busca (SERP). Confira!
SEO vs PPC: O que é melhor para seu negócio
Escrito por
Margot
Publicação
18/1/2024

*Texto escrito pelo nosso parceiro eLama.

Não tem certeza qual estratégia é certa para seu negócio? Leia este artigo para entender melhor como uma estratégia de geração de tráfego integrada pode dar um boost no seu negócio.

Tráfego é a força vital de qualquer empresa. O sucesso de negócio depende muito da quantidade de tráfego no site e leads que a sua estratégia de marketing pode gerar para suas páginas. E quando falamos sobre geração de tráfego online, primeiramente pensamos em pay-per-click (PPC) e search engine optimization (SEO) como as estratégias mais poderosas que uma empresa pode adotar.

Vamos quebrar os estereótipos, entender as diferenças, benefícios e desafios de cada estratégia assim como analisar porque uma abordagem integrada é fundamental para sua empresa.

6 Tipos de Tráfego para o Seu Site

Em geral, tráfego no site pode ser ou orgânico ou pago. As origens de tráfego podem ser diferentes. Entanto Google tem quase 98% de mercado de motores de busca no Brasil, social selling é a segunda maior prioridade de marketing na América Latina, indicada por 40% de agências na pesquisa do Hubspot e serve como mais um argumento em favor de tráfego de mídias sociais, e-mail e tráfego de referência com elementos críticos de uma estratégia de marketing integrada.

  1. Tráfego orgânico - é o volume de visitantes atraídos por um site sem investimento financeiro através das buscas pelas palavras-chave. A maior parte do tráfego orgânico vem dos mecanismos de pesquisa e também inclui tráfego direto.
  2. Tráfego direto - consiste de pessoas que inserem um endereço de site no navegador e visitam essa empresa, não seguindo uma referência de outro site.
  3. Tráfego pago - pode incluir todas as origens de tráfego gerado através das campanhas pagas, Pay-per-Click (PPC). Este tráfego inclui origens de tráfego nas mídias sociais, e-mail, referências, parcerias com blogs para quais empresa faz investimento financeiro.
  4. Tráfego de Email marketing (email marketing traffic) – é o tráfego no seu site, gerado através dos links nos quais pessoas clicam quando recebem seu email.
  5. Tráfego de mídia social (social media traffic) – o volume de visitas no seu site, gerados através da sua presença nas mídias socias, tais como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, etc.
  6. Tráfego de referência (referral traffic) – este tipo de tráfego é criado através de uma estratégia de construção de links (backlinks) ou, em outras palavras, todo o tráfego do seu site atraído através dos links nos outros sites (blog, sites de parceiros, etc).

Prós e Contras de SEO e PPC

Embora as duas estratégias (SEO e PPC) tenham o mesmo objetivo – gerar mais tráfego e colocação do mesmo na primeira página dos motores de busca (SERP), os conceitos são diferentes e isso envolve táticas, métricas e metodologias de implementação completamente diferentes. Com isto, para uma estratégia SEO, PPC strategies ou estratégia integrada, profissionais de marketing devem entender as prós e contras de cada estratégia. 

Quando SEO pode dar melhor resultado?

O principal foco das estratégias SEO é o resultado sustentável que permite diminuir o custo de marketing enquanto aumentando tráfego de qualidade para o seu site.

  • Criar uma reputação sustentável da marca no mercado e (ou) um website com alta autoridade, principalmente para os sites de conteúdo. Sites de alta autoridade geram muito tráfego orgânico através de reconhecimento e busca de URL. 
  • Para adquirir resultados sustentáveis (por exemplo, diminuir a sazonalidade de vendas e ter tráfego consistente a qualquer momento).
  • Para aumentar o valor do seu site para possível venda do negócio ou empresa.

Quando devo pensar em PPC?

A principal vantagem do tráfego pago é a velocidade com qual você pode gerar tráfego para a sua empresa. Com isto, não existe uma estratégia mais eficaz para subir o site no topo de SERP em prazo curto e gerar vendas. Tráfego pago deve entrar em foco para:

  • Entrada no mercado onde a sua marca ainda está pouco conhecida, as vezes é muito dificil gerar tráfego suficiente para o seu site mesmo para entender como será a sua estratégia de longo prazo é quem são os seus concorrentes. 
  • Fazer teste e aumentar conversão no seu site. Otimização de site para SEO envolve muitos testes de conteúdo e variáveis que impactam diretamente a conversão. Para obter resultados estatisticamente relevantes a empresa precisa de muito tráfego no site. Tráfego pago pode ajudar muito neste momento.
  • Diminuir os impactos associados com atualização de algoritmos dos motores de busca. Com algoritmos do Google e outros mecanismos de busca em constante evolução, sites otmizados podem sofrer quedas grandes em volume de tráfego orgánico e rankings em prazos absurdamente curtos. Isto, consiquentemente, afeta os lucros das empresas. Tráfego pago ajuda diminuir este impacto e atrair leads independentemente das alterações feitos pelos motores de busca.

SEO ou PPC: o que é melhor para a minha empresa?

SEO vs PPC: O que é melhor para seu negócio

Há uma certa dúvida entre as pequenas e médias empresas sobre porque o tráfego pago é necessário e se ele realmente funciona. Tráfego gerado pela empresa através das estratégias pagas não é uma alternativa definitiva para SEO. Há muitas vantagens em atrair tráfego de busca orgânica e aprender a trabalhar com SEO.

O tráfego orgânico traz visibilidade às empresas e cria relações de confiança. Quando uma empresa consegue subir no ranking do Google, pode aproveitar os benefícios por um longo tempo. As estatísticas mostram, por exemplo, que a primeira página resulta na conta do Google por pelo menos 75% dos cliques.

Os resultados da segunda página não recebem nem um terço desse tráfego. Então, sim, o tráfego orgânico é a chave para o sucesso do negócio.

Embora podemos afirmar que SEO é fundamental para qualquer empresa, não podemos dispensar a importância de uma estratégia abrangente que atenda às necessidades da sua empresa em cada etapa. O tráfego orgânico, no entanto, está se tornando mais competitivo à medida que as empresas aumentam sua presença digital.

Por esse motivo, esperar até o tráfego orgânico acumule e traga as vendas necessárias pode ser muito mais caro do que investir em anúncios digitais e atrair leads qualificados principalmente para empresas novas e pouco conhecidas no mercado.

Isso faz com que as empresas invistam em estratégias paga para gerar o tráfego, aparecer nos resultados da pesquisa do Google mais rápido e aumentar a visibilidade da marca e demanda para o produto ou serviço que eles vendem. Para tornar esse investimento eficaz, você precisa entender como:

  • Calcular o potencial de ganho que sua campanha pode trazer
  • Calcular o orçamento necessário para efetivamente executar sua campanha

Para definir a sua estratégia de marketing é importante considerar algumas variáveis, relacionados ao custo e benefício total de cada estratégia pra empresa.

  • Qual é o CPC médio em seu ramo de atividade?
  • Qual é concorrência das SERPs na área de atuação da sua empresa?
  • Qual é a verba de marketing da sua empresa?
  • Qual é a margem de lucro do seu produto ou serviço?

Etc...

Estratégia PPC pode ser muito cara para a empresa, mas ela permite gerar tráfego alto em curto prazo e potencializar o negócio no mercado novo e competitivo.

A sustentabilidade da sua empresa, entretanto, depende da quantidade e qualidade do tráfego orgânico. Com isto, muitas empresas acham equilíbrio adotando uma estratégia integrada que permite crescimento saudável com custos otimizados através de utilização das duas estratégias.

Até a próxima!

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Helder Santos

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