O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
As transações online já são realidade na vida de muitas pessoas e empresas, de modo que é possivel ganhar dinheiro e transferir quantias em poucos cliques. Apesar de 45 milhões de brasileiros ainda desbancarizados, de acordo com DataReportal no ano de 2019, 67% da população adulta já tem acesso a um smartphone, o que já os deixa aptos para trabalhar com bancos digitais, e com a novidade do momento, o PIX criado pelo Banco Central do Brasil.
Definição da Wikipedia: "Pix é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020."
O Pix chega como uma alternativa para ampliar o acesso da população ao consumo, gerando novas oportunidades para o comércio, e para negócios online como os e-commerces. Hoje falaremos especialmente dos e-commerces VTEX.
A proposta do Banco Central é simplificar e agilizar as transações. O Pix veio para viabilizar o envio e recebimento de transferências entre os principais bancos e instituições financeiras do país. 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo atrelado para quem o utiliza.
O Pix vem como uma alternativa aos conhecidos DOC e TED, essa modalidade promete trazer benefícios para lojistas e consumidores. Além disso, diversifica o público que tem acesso ao sistema financeiro brasileiro, incluindo e ampliando potenciais consumidores.
Mesmo antes de qualquer notícia, muitas pessoas já expressavam receio em se cadastrar no Pix por medo de terem seus dados roubados, mesmo sendo algo feito pelo Banco Central. Fato é que novidades sempre nos deixam apreensivos. Um exemplo disso? Se você é um pouquinho mais velho como eu, certamente se lembra que quando o sistema de telefonia móvel foi inventado, algumas pessoas viram o celular como uma forma de perseguição, já que poderiam receber ligações e ser encontradas a qualquer momento. E hoje, como é a utilização do celular? 😅
É, não adianta lutar contra a onda de tecnologia que inunda nossas vidas todos os dias. A evolução exige adaptação.
Apesar dos muitos boatos que circulam pela internet, o Pix faz parte de uma grande revolução nas transações de valores, e está acontecendo em todo o mundo. Sistemas de pagamento instantâneo já existem em mais de 50 países, e o Brasil agora se junta a essa potência com o Pix.
O processo de configuração do Pix na VTEX é bem tranquilo, mas existem verificações essenciais para que tudo funcione de maneira correta.
O primeiro passo é conferir com a empresa parceira responsável pelo processamento dos seus pagamentos se a integração com a VTEX foi realizada corretamente.
Existem três parceiros que oferecem o Pix como meio de pagamento: Spin Pay, IUGU e PayMee.
A integração é feita via Payment Provider Protocol - protocolo de integração específico para pagamentos da VTEX - e o processo é descrito passo a passo no nosso guia de integração no Developer Portal.
Antes de configurar qualquer meio de pagamento, é imprescindível configurar a afiliação de gateway responsável por processar os pagamentos relativos àquele meio de pagamento específico. No caso, o Pix.
Confira os passos desse processo:
Quando a integração entre parceiro e VTEX é feita corretamente e a afiliação de gateway também é cadastrada, o Pix é exibido como uma opção de pagamento configurável no Admin.
Prossiga com as as instruções:
Do lado direito da tela, você pode configurar condições especiais de pagamento. Ou seja, definir se o Pix será exibido no SmartCheckout como meio de pagamento apenas em determinados cenários.
Se esse não for o caso, você pode clicar no botão azul “Salvar” para finalizar a configuração.
As condições especiais de pagamento são um recurso opcional e sua ausência não impacta o funcionamento do meio de pagamento.
Nesse tutorial da VTEX você encontra um vídeo com mais detalhes.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. Até a próxima! 🖖
Fonte:
bcb.gov.br
help.vtex.com
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager