O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O que queremos dizer com Técnicas de SEO para você virar um Ninja?
Na linguagem digital, ser um ninja em SEO significa dominar o conhecimento acerca de como se destacar na internet, como alcançar o topo dos buscadores, como fazer sucesso e dinheiro. Neste conteúdo, vamos apresentar as técnicas de SEO mais importantes para você se destacar da concorrência.
Vamos lá!
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO!
Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site.
Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para o seu blog é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.
O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.
Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas.
A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.
Para entender melhor, considere essas 2 URLs:
Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?
A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.
O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.
Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.
Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.
Para atender a um SEO tutorial otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.
Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.
Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.
Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.
A Descrição contribui para o aumento da taxa de clique sem seu site: quando se escreve uma boa descrição, isso não só ajuda a manter sua posição no Google, mas também ajuda a obter mais pessoas clicando no seu site e com maior qualidade. Uma descrição bem escrita não só informa aos usuários o que está em sua página, mas também os atrai para visitar o seu site. É como boa fachada. Sites com descrições pobres tem menos cliques e os motores de busca irão reclassificá-lo em favor de outros sites.
As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.
Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.
Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provável terá sucesso na venda.
Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords). Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.
Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão.
Veja alguns exemplos de Palavras-chave por nicho:
Lojas de Cosméticos e produtos de Beleza
unhas postiças
buscas mensais: 27.100 | competitividade: alta
batom matte
buscas mensais: 27.100 | competitividade: alta
perfume importado
buscas mensais: 201.000 | competitividade: alta
perfumes importados
buscas mensais: 201.000 | competitividade: alta
perfume importado feminino
buscas mensais: 60.500 | competitividade: alta
cosméticos veganos
buscas mensais: 880 | competitividade: alta
cuidados com a pele
buscas mensais: 6.600 | competitividade: média
Lojas de Moda, Acessórios e Calçados
vestidos da moda
buscas mensais: 8.100 | competitividade: média
anel de falange
buscas mensais: 3.600 | competitividade: alta
brinco de pedra
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
brincos simples
buscas mensais: 140 | competitividade: média
camisetas personalizadas
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
joalheria
buscas mensais: 18.100 | competitividade: média
aliança online
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média
Lojas de Decoração e Casa
guarda roupa da barbie
buscas mensais: 1.300 | competitividade: média
papel de parede feminino
buscas mensais: 8.100 | competitividade: baixa
decoração com adesivos
buscas mensais: 170 | competitividade: média
placa de decoração
buscas mensais: 210 | competitividade: média
jardim vertical
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
decoração 3d
buscas mensais: 720 | competitividade: média
cortina cozinha
buscas mensais: 5.400 | competitividade: alta
Lojas Pet
cama para cachorro
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
special dog
buscas mensais: 12.100 | competitividade: média
pet shop online
buscas mensais: 6.600 | competitividade: alta
pet shopping
buscas mensais: 1.900 | competitividade: média
loja pet
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
roupa de gato
buscas mensais: 1.600 | competitividade: média
comedouro para galinhas
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
Para um mecanismo de pesquisa, a relevância é definida conforme as palavras corretas. Na realidade o conteúdo é útil quando tem referência com a sua pesquisa.
Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.
Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.
É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos inter títulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.
Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.
Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.
Em se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.
O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.
Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.
Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.
Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.
Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.
Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.
Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.
Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.
Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.
Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.
Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.
Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação. Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.
A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quando o assunto é ferramentas de SEO, a WebPeak está na número 1 no oferecimento das melhores soluções em SEO.
O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância.
São muitas as funcionalidades da plataforma, e vamos detalhar mais durante o conteúdo. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito.
O que você irá usufruir:
Vamos detalhar a seguir as principais ferramentas WebPeak, de acordo com suas categorias (divisão interna da WebPeak), para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for eficácia SEO.
A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.
Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.
A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.
O sitemap como o próprio nome diz é o mapa de seu site (loja virtual), ou seja, será utilizado tais caminhos (mapa) pelos robôs dos sites buscadores como o Google para que encontrem, indexem e também armazenem seus arquivos. Mas como assim um mapa? É um arquivo no qual constam todas as URLs de seu site (loja virtual) norteando os robôs de busca!
Por padrão ele é gerado automaticamente, e uma de suas configurações padrões é para não disponibilizar os produtos indisponíveis no XML.
Dentro da WebPeak você encontra uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap.
Com esta ferramenta você poderá reconhecer os problemas técnicos encontrados em seu site, como Páginas não Encontradas, Links de Imagens corrompidas, Links quebrados, Problemas do servidor, Problemas de acesso à página e Páginas com tempo de resposta a partir de análise gráfica.
É uma excelente maneira de acompanhar seu projeto de modo a encontrar os erros críticos que estão impedindo seu alto desempenho. Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.
A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.
Existem serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica página por página dentro do seu site. Mas na WebPeak você tem isso como apenas uma das várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise.
Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.
Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.
Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2018” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redireciona-lá no final do ano para “Promoção de Natal 2019”;
Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.
Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.
Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);
Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.
Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.
Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.
Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.
Acompanhe a atividade social de backlink em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.
A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.
É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.
É sempre complicado e encontrar bons diretórios pode ser uma tarefa trabalhosa nos dias (cada vez mais corridos) de hoje. O que a WebPeak fez para ajudar os webmasters a encontrar bons links foi concentrar toda sua experiência em construir ótimos perfis de links.
Procurar bons diretórios: bons diretórios são tão difíceis de achar como agulha no palheiro. Existem milhares (para não dizer milhões) de diretórios de baixa qualidade que tentam te convencer a jogar um link lá. Depois disso, seu e-mail é vendido para as mais diversas listas que você pode imaginar e seu SPAM vai ficar cheio!
Então, um bom diretório além de respeitar sua privacidade, te dá apenas o que você pede: um link.
Criar um cadastro nos diretórios: cada diretório tem um processo de cadastro diferente, pedindo dados diferentes e às vezes até dados que você não tem. Um diretório brasileiro pode pedir CPF e um americano pode pedir seu Social Security Number. Talvez você não tenha um dos dois, e isso já atrasa sua vida.
Submeter seu Link: aqui também cada diretório tem processos diferentes. Alguns pedem confirmação por e-mail, outros pedem captchas complicados e alguns pedem até confirmação por telefone! Sem contar na burocracia de alguns em pedir confirmação de identidade com documentos pessoais!
Esperar a confirmação: cada confirmação pode demorar um período de tempo diferente. Quando você trabalha para alguém ou está fazendo algum freelance, provavelmente tem prazos a cumprir. O que fica muito mais complicado quando você percebe isso é ter que dar um prazo muito grande para ver todos os links ativos.
Por isso tudo, a WebPeak criou a Ferramenta Insira seu Link. Você faz um cadastro e envia seu link muitos diretórios. E o melhor: tudo nichado. Sem essa de enviar links de médico para sites de advogados.
A forma de usar a ferramenta é muito simples. Você preenche alguns dados uma vez, escolhe sua categoria e clica em “Enviar Links”. Pronto: seu e-mail vai ficar cheio de diretórios pedindo confirmação e dizendo que seu link foi enviado com sucesso.
Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).
Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.
Podemos considerar esta a ferramenta mais ninja da WebPeak, porque todos nós precisamos reportar dados e posicionamentos sempre para nossos clientes ou chefes. Assim, a WebPeak criou uma suíte que por si só já vale o investimento, com economia de dinheiro e tempo.
O Rastreamento de Rank Dashboard apresenta os dados de maneira rápida, ideal para reuniões ou atualizações de status com o chefe. Você nunca mais vai ser pego desprevenido por falta de informações sobre o projeto.
As próximas abas começam a detalhar mais os rankings por Página e Tag. Você pode usar tags como “Página de Categoria” e “Página de Subcategoria” nas palavras-chave, sabendo que você quer posicionar esses tipos de páginas de formas diferentes.
Os Dados Históricos são uma vantagem incrível ao Google Search Console, por exemplo, que não tem dados de antes de 90 dias.
Na parte dos competidores você tem os Concorrentes Perigosos e a Visão Geral do Competidor, além de Ranking de Competidores por Palavra-chave e Rankeamento de Concorrentes por buscador. No mínimo, você precisa ser melhor que eles para passá-los nos rankings. E você terá todas as informações que precisa para passar seus concorrentes com facilidade e agilidade.
Com este conteúdo duvido que você não vai querer se juntar ao movimento que inclui técnicas de SEO para você virar um ninja.
Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar!
Abraços!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager