O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Está buscando uma estratégia de marketing, mas não sabe qual a opção ideal para o seu negócio? Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Para que a sua empresa atinja novos públicos e aumente a receita, é necessário investir em estratégias para agregar reconhecimento à sua marca. A fim de criar uma imagem positiva diante da concorrência e dos clientes, uma estratégia de marketing digital bem definida pode ser a solução.
Ter presença digital é fundamental para atrair clientes em potencial! No entanto, apresentar a sua empresa no meio digital de qualquer forma não é suficiente: você precisa de uma estratégia eficaz.
As mais comuns são as de tráfego orgânico e de tráfego pago. Mas qual é a melhor opção? É sobre isso que vamos falar a seguir. Boa leitura!
O tráfego orgânico pode ser entendido como um convite natural para os leitores visitarem o seu blog ou site. Essa visita ocorre de forma espontânea após os leitores encontrarem a sua página através da busca orgânica no Google.
Logo, este tráfego se baseia no trabalho intenso em palavras-chaves interessantes para a sua estratégia de captação de clientes. Aqui, os leads não vêm dos anúncios ou lista de contatos e e-mails.
Outra característica do tráfego orgânico é que você não precisa investir diretamente a cada lead ou visitante. O que acontece aqui é o seguinte: o seu cliente busca no Google uma dúvida ou um assunto do seu interesse e acaba chegando no seu conteúdo.
Mas você deve estar se perguntando: se é tão simples, por que todas as empresas não têm essa mesma facilidade para captar clientes organicamente?
Como foi dito, o cliente clica na sua página. O grande problema é ranquear bem as suas páginas. Então, por trás do tráfego orgânico há um trabalho maior: o de produção de conteúdo.
Você precisa de conteúdos bem ranqueados no Google, com qualidade, completos e com palavras-chaves buscadas com frequência. Com a produção de conteúdos otimizados, os leitores podem encontrar o seu site ou blog facilmente por meio dos motores de busca.
Normalmente, esse trabalho é terceirizado. Isto é, as empresas contratam uma equipe ou outra empresa para ficar responsável por essa produção. Essa é uma opção menos trabalhosa, menos custosa e mais garantida. Afinal, a empresa contratada tem o know-how que vai te ajudar.
Se no tráfego orgânico os leitores chegam à sua página de forma natural, no tráfego pago você precisa pagar para atrair visitantes até o seu site. Desse modo, o tráfego pago é feito por meio de anúncios com palavras-chaves escolhidas por sua empresa, mas a cada clique é preciso pagar por ele.
Para manter a sua taxa de tráfego pago constante, você precisa ter anúncios ativos sempre – caso contrário, o tráfego cairá bastante. Vemos, portanto, que o tráfego pago é uma opção de investimento que exige um alto orçamento disponível.
Agora que você já sabe o que é o tráfego orgânico e o tráfego pago, este é o momento mais adequado para decidir qual estratégia é ideal para o seu negócio. Para essa decisão, leve em consideração o seu objetivo a curto e longo prazo, custo-benefício, recursos disponíveis e urgência de resultados.
De forma geral, o orgânico e o pago podem atuar de forma complementar. Mas se você não pode investir nos dois, avalie as vantagens e desvantagens de cada um.
Por exemplo: o investimento do tráfego pago não pode parar, pois assim toda a estratégia será desfeita; enquanto no orgânico todos os resultados alcançados são duráveis – um conteúdo bem ranqueado continua trazendo resultados após ter sido publicado.
Mas, além dos resultados, se o seu foco está na urgência de resultados, avalie o seguinte cenário: o tráfego pago pode trazer leads mais rápido (a depender dos seus recursos), mas essa captação acaba com o fim do investimento. Já com o tráfego orgânico, é possível criar uma base sólida de leads com crescimento contínuo!
De forma resumida:
De maneira geral, o tráfego orgânico permite que você conquiste um espaço entre as primeiras posições do Google. E no tráfego pago você está alugando um espaço nessas páginas do Google, pois a sua página só ficará ali enquanto houver investimento.
Um tráfego orgânico de qualidade é a combinação de: conteúdo de qualidade + SEO + conhecimento do público-alvo. A sua empresa precisa investir no marketing de conteúdo, e se este é um desafio para você no momento, conte com a WebPeak!
A WebPeak é a primeira plataforma que traz recursos avançados de SEO e marketing no Brasil. A nossa tecnologia facilita todas as rotinas relacionadas a análise de sites, focando estrategicamente no SEO e demais origens do marketing digital.
Assim, a nossa ferramenta possui uma gama de recursos modernos para ajudar no seu tráfego orgânico, como:
Se você precisa de uma ferramenta de SEO e Marketing confiável e preparada para alcançar resultados reais, suas buscas acabaram: você acaba de conhecer a WebPeak.
Entre em contato e confira os nossos planos!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager