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Tráfego orgânico x Tráfego pago

Está buscando uma estratégia de marketing, mas não sabe qual a opção ideal para o seu negócio? Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Tráfego orgânico x Tráfego pago
Escrito por
Margot
Publicação
20/6/2023

Está buscando uma estratégia de marketing, mas não sabe qual a opção ideal para o seu negócio? Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago.

Para que a sua empresa atinja novos públicos e aumente a receita, é necessário investir em estratégias para agregar reconhecimento à sua marca. A fim de criar uma imagem positiva diante da concorrência e dos clientes, uma estratégia de marketing digital bem definida pode ser a solução.

Ter presença digital é fundamental para atrair clientes em potencial! No entanto, apresentar a sua empresa no meio digital de qualquer forma não é suficiente: você precisa de uma estratégia eficaz.

As mais comuns são as de tráfego orgânico e de tráfego pago. Mas qual é a melhor opção? É sobre isso que vamos falar a seguir. Boa leitura!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico pode ser entendido como um convite natural para os leitores visitarem o seu blog ou site. Essa visita ocorre de forma espontânea após os leitores encontrarem a sua página através da busca orgânica no Google.

Logo, este tráfego se baseia no trabalho intenso em palavras-chaves interessantes para a sua estratégia de captação de clientes. Aqui, os leads não vêm dos anúncios ou lista de contatos e e-mails.

Outra característica do tráfego orgânico é que você não precisa investir diretamente a cada lead ou visitante. O que acontece aqui é o seguinte: o seu cliente busca no Google uma dúvida ou um assunto do seu interesse e acaba chegando no seu conteúdo.

Mas você deve estar se perguntando: se é tão simples, por que todas as empresas não têm essa mesma facilidade para captar clientes organicamente?

Como foi dito, o cliente clica na sua página. O grande problema é ranquear bem as suas páginas. Então, por trás do tráfego orgânico há um trabalho maior: o de produção de conteúdo.

Você precisa de conteúdos bem ranqueados no Google, com qualidade, completos e com palavras-chaves buscadas com frequência. Com a produção de conteúdos otimizados, os leitores podem encontrar o seu site ou blog facilmente por meio dos motores de busca.

Normalmente, esse trabalho é terceirizado. Isto é, as empresas contratam uma equipe ou outra empresa para ficar responsável por essa produção. Essa é uma opção menos trabalhosa, menos custosa e mais garantida. Afinal, a empresa contratada tem o know-how que vai te ajudar.

Qual a diferença entre o tráfego orgânico e o pago?

Se no tráfego orgânico os leitores chegam à sua página de forma natural, no tráfego pago você precisa pagar para atrair visitantes até o seu site. Desse modo, o tráfego pago é feito por meio de anúncios com palavras-chaves escolhidas por sua empresa, mas a cada clique é preciso pagar por ele. 

Para manter a sua taxa de tráfego pago constante, você precisa ter anúncios ativos sempre – caso contrário, o tráfego cairá bastante. Vemos, portanto, que o tráfego pago é uma opção de investimento que exige um alto orçamento disponível.

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual a melhor opção?

Agora que você já sabe o que é o tráfego orgânico e o tráfego pago, este é o momento mais adequado para decidir qual estratégia é ideal para o seu negócio. Para essa decisão, leve em consideração o seu objetivo a curto e longo prazo, custo-benefício, recursos disponíveis e urgência de resultados.

De forma geral, o orgânico e o pago podem atuar de forma complementar. Mas se você não pode investir nos dois, avalie as vantagens e desvantagens de cada um.

Por exemplo: o investimento do tráfego pago não pode parar, pois assim toda a estratégia será desfeita; enquanto no orgânico todos os resultados alcançados são duráveis – um conteúdo bem ranqueado continua trazendo resultados após ter sido publicado.

Mas, além dos resultados, se o seu foco está na urgência de resultados, avalie o seguinte cenário: o tráfego pago pode trazer leads mais rápido (a depender dos seus recursos), mas essa captação acaba com o fim do investimento. Já com o tráfego orgânico, é possível criar uma base sólida de leads com crescimento contínuo!

De forma resumida:

  • No orgânico, você tem um custo por lead menor, e no pago esse custo é maior.
  • No orgânico, são obtidos resultados de longo prazo, e no pago eles são imediatos.
  • No pago, não são gerados backlinks e ganhos de SEO, enquanto no orgânico, sim.
  • No pago, com o fim da campanha, não tem mais leads
  • No orgânico, os conteúdos antigos ainda podem gerar leads.
  • No orgânico, não há custo por clique. 
  • No pago, independente se a conversão for realizada, há um custo por clique.

De maneira geral, o tráfego orgânico permite que você conquiste um espaço entre as primeiras posições do Google. E no tráfego pago você está alugando um espaço nessas páginas do Google, pois a sua página só ficará ali enquanto houver investimento.

Como melhorar o meu tráfego orgânico?

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Helder Santos

Marketing Manager