O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O comércio digital tem se desenvolvido cada vez mais depressa, e as lojas online tem se tornado a melhor opção de negócios nos últimos anos. Porém, ainda existem muitas pessoas com dúvidas na hora de montar uma loja virtual de sucesso, por isso este artigo tem como missão ajudar a montar sua loja virtual passo a passo.
Antes de começar, é necessário ter em mente todos os prós e contras que podem ser encontrados pelo caminho, cada nicho tem suas especificidades e é preciso conhecer seu campo de atuação para que assim dê início a sua loja virtual.
Se você ainda não é lojista ou quer testar uma plataforma, crie sua Loja Integrada clicando aqui.
Outro ponto importante a ser lembrado é que, optar por uma loja virtual achando que é a opção mais fácil pode trazer dores de cabeça no futuro. O e-commerce exige a mesma dedicação que uma loja física, são os mesmos procedimentos de publicidade e marketing, gestão, relacionamento com o cliente, mudando apenas os meios para os fins, ou seja, ao invés de vender como loja física, venderá pela internet.
A partir daí já pode ser iniciado o processo para montar uma loja virtual, no momento que decidir fazer do e-commerce seu negócio real e não apenas algo esporádico, a chances de ter sucesso na investida aumenta consideravelmente, podendo te colocar como um concorrente a altura.
Agora passaremos para o passo a passo para você montar uma loja virtual de sucesso!
Vamos lá!
Você também pode se interessar pelo post: Já otimizou toda sua loja? Saiba quais os próximos passos para o sucesso!
O mercado digital, assim como qualquer outro, exige planejamento, dessa forma, é bom partir deste princípio! Para qualquer negócio de sucesso é preciso ter uma estrutura muito bem alicerçada e isso exige tempo.
Para montar uma loja virtual de sucesso é fundamental investir horas para elaborar estratégias, assim como se dedicar as configurações da plataforma escolhida. Caso essa prévia não seja realizada da forma correta, o resultado será uma loja desorganizada, sem garantir a praticidade necessária.
Antes de montar uma loja virtual é muito importante definir o público-alvo. O sucesso do seu e-commerce vai se dar com a determinação correta do seu público. Se quer saber o que precisa para montar uma loja virtual, primeiro é preciso saber para quem vai vender.
Qual será o perfil do seu cliente? Busque os possíveis interesses, faixa etária, onde seu público está centralizado, a renda dessas pessoas, e hábitos na internet.
Pode até parecer dados difíceis de serem adquiridos, mas com as ferramentas adequadas é possível sim saber todas as informações necessárias para o seu negócio. O Google Trends e Google Display Planner, são exemplos de ferramentas que podem traçar o perfil que você precisa para seu e-commerce.
Após ter definido seu público-alvo, chegou a hora de definir o seu mix de produtos. O mercado digital é imenso e extremamente competitivo, e é por conta disto que o recomendado para quem vai montar uma loja virtual é evitar brigas com os grandes players.
No entanto, o que torna possível a ascensão das lojas virtuais é optar por nichos de mercado, ou seja, produtos que possuem uma procura considerável, porém que não constam no alvo das lojas virtuais mais poderosas do ramo.
Um exemplo clássico de tudo isso é que, muitas lojas virtuais estão optando por serviços personalizados, além de serem os produtos mais desejados e procurados pela internet, ainda é possível conseguir um lucro considerável com estes itens. Você encontra canecas, agendas, camisetas e acessórios em qualquer lugar, mas ter um destes itens com exclusividade sempre é mais interessante.
Este com certeza é um dos pontos mais discutidos e procurados por quem quer montar uma loja virtual de sucesso. Definir qual plataforma utilizar no e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil, é necessário muita pesquisa de campo para tomada de decisão.
Existem várias opções de plataforma no mercado, com ferramentas e preços muitas vezes bem distintos, neste caso é preciso saber qual o objetivo principal e optar pela plataforma que melhor atende suas necessidades.
Um dos fatores atuais mais considerados em questões fundamentais para o sucesso de uma loja virtual. Após ter feito todos os processos de definir público-alvo, produto e plataforma, chega a parte que vai ser a chave para alcançar os seus objetivos.
É necessário criar uma estratégia de marketing digital poderosa para o seu e-commerce, e começar a trabalhar nela desde o início, afinal, existem algumas questões como o SEO, por exemplo, que estão anexadas à urgência da sua posição no Google. Caso isso seja ignorado os riscos em termos de gastos são muito maiores, uma vez que será necessário refazer partes do projeto, ou pior, refazer toda loja.
Outros meios do marketing como canais de divulgação, são muito importantes, pois são responsáveis tanto pelas buscas orgânicas, quanto em links patrocinados. Mídias sociais e e-mail marketing, são uma outra variante que precisam de estratégias bem claras, até mesmo para ser possível definir os recursos que devem ser exigidos da plataforma.
Uma dúvida muito comum está em torno de como será a logística do e-commerce. Ao montar uma loja virtual é preciso pensar em como estes produtos serão entregues aos clientes, o que as vezes torna a decisão bem difícil.
Um dos meios mais utilizados até então são os Correios, mas infelizmente quando se trata de qualidade do serviço, muitas vezes pode deixar a desejar, uma vez que já sabemos que não existe muito comprometimento com datas de entrega por ser uma categoria instável, propensa à greve, entre outros fatores que podem impedir as entregas nos tempos corretos, e integridade dos produtos entregues.
A recomendação é que se possível, invista na contratação de um fornecedor de serviços logísticos voltado para lojas virtuais. Ter uma empresa encarregada das questões de entrega, ou até mesmo uma logística reserva pode ser ideal para o seu negócio.
Continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades.
Até breve!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager