O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Possuir um negócio de sucesso é o sonho de todo empreendedor que decide investir na internet. Porém, a verdade é que apenas ter um site ou perfil nas redes sociais não é o suficiente para começar a vender, e você precisa começar a falar a "língua" do Google para ser encontrado por seus clientes em potencial.
É aí que entra a otimização para buscadores, também conhecido como técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o segredo para começar a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Aplicando essas técnicas, você dá para o Google exatamente o conteúdo que ele precisa identificar para saber que seu site é útil para o público.
Mas o que exatamente é otimização para buscadores (SEO)? E como você pode começar a aplicá-la em seu negócio ainda hoje? Confira nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Se você pretende crescer na internet, saiba que uma de suas principais ferramentas será a otimização por SEO. Ainda que inicialmente pareça um trabalho metódico, ele é essencial para tornar todo o conteúdo do seu site efetivo, e mesmo para garantir que você está dando para seu cliente em potencial exatamente aquilo que ele quer.
O SEO nada mais é do que técnicas utilizadas por sites e portais por toda a internet que garantem que outras pessoas os encontrem por pesquisas em buscadores, tal como o Google. A verdade é que muitas dessas regras e técnicas são apresentadas pelo próprio Google, mas outras são testadas e verificadas por profissionais de Marketing, que, após ver a eficiência da técnica, divulga.
Mas por quê essas regras são tão importantes e até mesmo considerada um dos pilares do Marketing Digital? Simplesmente porque é através delas que você aumentará substancialmente as chances de seu site ser encontrado em pesquisas orgânicas, sem precisar investir dinheiro em publicidade.
Há sites que mensalmente recebem milhões de visitas, e todas elas orgânicas. Agora, imagine esse potencial em seu negócio. Fica fácil entender porque é tão importante apostar em otimização para buscadores (SEO) em seu site, certo?
Nos acompanhe mais um pouco neste artigo e descubra todas as técnicas de SEO que obrigatoriamente você precisa aplicar em seu negócio. Confira!
Existem dezenas de otimizações possíveis, mas algumas delas são as mais importantes e que devem ser aplicadas por você em todas as páginas do seu site. São as regras básicas, por assim dizer, e devem guiar sua produção de conteúdo daqui para frente. Abaixo, confira quais são essas regras fundamentais!
Primeiro, um dos pilares fundamentais da otimização por SEO são as palavras-chave. São elas que conectam o conteúdo de um site à pesquisa de um leitor interessado, e por isso o Google e outros buscadores investem em melhorias constantes nos algoritmos, para garantir que essa ligação entre conteúdo e público seja cada vez mais eficiente.
Existem diversas dicas para você entender como escolher as palavras-chave do seu negócio e como aplicá-las em seu conteúdo, mas, por agora, o que é essencial você entender é que esses termos de busca precisam ser escolhidos com cuidado e levar em consideração o seu funil de vendas e cliente em potencial (persona).
Além disso, as palavras-chave não podem simplesmente ser inventadas por você: pesquise nos próprios buscadores, em ferramentas específicas para isso e até mesmo dê uma olhada no conteúdo dos seus concorrentes para identificar termos que são utilizados com frequência.
Agora, o que fazer com essas palavras-chave, certo? Simples, um dos seus primeiros passos após definir os termos de busca é aplicá-los em títulos (H1 e Title Tags) de páginas do seu site. Isso aumenta as chances da página ser encontrada em pesquisas do Google.
Porém, só colocar as palavras-chave nos títulos não é o suficiente para aparecer na primeira página de pesquisa: também é fundamental que você acrescente palavras-chave de forma natural no conteúdo do site.
Novamente, existem diversas técnicas atuais de como fazer essa distribuição de termos de busca em seu conteúdo, e você pode conferir isso até mesmo em nosso blog!
Talvez você já tenha se deparado com uma página na internet que tinha a URL assim “www.exemplodeurl.com/UhjekheL-1245-GhaYrha”. Esse trecho do link que destacamos em negrito também precisa de otimização para buscadores (SEO), e você perderá MUITOS acessos se continuar usando URLs como essa do exemplo.
Além disso, esse tipo de URL também prejudica a experiência do usuário, e só isso já é o bastante para os buscadores jogarem seu site para o escanteio das pesquisas.
Em resumo? Entenda como construir URLs amigáveis e acrescente, também, palavras-chave nelas.
Uma Meta Description é o texto que aparece logo abaixo do título nas páginas de pesquisa do buscador. Você certamente já deve ter visto milhares dessas descrições, e elas já devem ter sido responsáveis por você optar pelo conteúdo de um site em detrimento de outro.
Uma Meta Description bem escrita é fundamental para destacar você da concorrência, e, nesse momento, otimizá-la com palavras-chave também dá algumas vantagens. Os termos de busca, por exemplo, aparecem na descrição em negrito para o usuário, o que pode ajudar a evidenciar seu conteúdo.
Além disso, pense que uma descrição bem escrita também vai ser determinante para convencer o usuário de que o conteúdo do seu site é mais completo e melhor que o do concorrente.
Outro dos pilares da otimização para buscadores (SEO) está nos links, e isso diz muito respeito ao modo como o Google lê e encontra conteúdos. Quando você coloca links internos na página, apontando para outros conteúdos do site, isso facilita que o Google chegue até essas outras páginas e também garante que o seu cliente em potencial navegue melhor pelo seu conteúdo.
Links internos é o tipo de coisa que nunca deve faltar em seu conteúdo, independente de qual seja a página do site. Inclusive, conteúdos do blog obrigatoriamente precisam de pelo menos 2 ou 3 links internos.
Mas, claro, essas são apenas as técnicas básicas, que não podem faltar, e existem muito mais segredos por trás da otimização para SEO que você precisa aplicar, se quiser que seu site se destaque.
O que achou dessas dicas? Está pronto para aplicá-la no seu site e aprender muito mais sobre SEO? Caso você queira avançar ainda mais sua estratégia, acompanhe nosso site e descubra definitivamente tudo o que precisa saber sobre otimização para buscadores e SEO!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager