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Tudo que Você Precisa Saber sobre Otimização para Buscadores (SEO)

Tudo que Você Precisa Saber sobre Otimização para Buscadores (SEO). Melhore o Rank do site! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas :)
Tudo que Você Precisa Saber sobre Otimização para Buscadores (SEO)
Escrito por
Naiane Ramos
Publicação
18/1/2024

Possuir um negócio de sucesso é o sonho de todo empreendedor que decide investir na internet. Porém, a verdade é que apenas ter um site ou perfil nas redes sociais não é o suficiente para começar a vender, e você precisa começar a falar a "língua" do Google para ser encontrado por seus clientes em potencial.

É aí que entra a otimização para buscadores, também conhecido como técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o segredo para começar a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Aplicando essas técnicas, você dá para o Google exatamente o conteúdo que ele precisa identificar para saber que seu site é útil para o público.

Mas o que exatamente é otimização para buscadores (SEO)? E como você pode começar a aplicá-la em seu negócio ainda hoje? Confira nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é otimização para buscadores (SEO)?

Se você pretende crescer na internet, saiba que uma de suas principais ferramentas será a otimização por SEO. Ainda que inicialmente pareça um trabalho metódico, ele é essencial para tornar todo o conteúdo do seu site efetivo, e mesmo para garantir que você está dando para seu cliente em potencial exatamente aquilo que ele quer.

O SEO nada mais é do que técnicas utilizadas por sites e portais por toda a internet que garantem que outras pessoas os encontrem por pesquisas em buscadores, tal como o Google. A verdade é que muitas dessas regras e técnicas são apresentadas pelo próprio Google, mas outras são testadas e verificadas por profissionais de Marketing, que, após ver a eficiência da técnica, divulga.

Mas por quê essas regras são tão importantes e até mesmo considerada um dos pilares do Marketing Digital? Simplesmente porque é através delas que você aumentará substancialmente as chances de seu site ser encontrado em pesquisas orgânicas, sem precisar investir dinheiro em publicidade.

Há sites que mensalmente recebem milhões de visitas, e todas elas orgânicas. Agora, imagine esse potencial em seu negócio. Fica fácil entender porque é tão importante apostar em otimização para buscadores (SEO) em seu site, certo?

Nos acompanhe mais um pouco neste artigo e descubra todas as técnicas de SEO que obrigatoriamente você precisa aplicar em seu negócio. Confira!

otimização para buscadores (seo)

Como aplicar técnicas de otimização para buscadores (SEO)?

Existem dezenas de otimizações possíveis, mas algumas delas são as mais importantes e que devem ser aplicadas por você em todas as páginas do seu site. São as regras básicas, por assim dizer, e devem guiar sua produção de conteúdo daqui para frente. Abaixo, confira quais são essas regras fundamentais!  

Escolha as palavras-chave para seu funil de vendas

Primeiro, um dos pilares fundamentais da otimização por SEO são as palavras-chave. São elas que conectam o conteúdo de um site à pesquisa de um leitor interessado, e por isso o Google e outros buscadores investem em melhorias constantes nos algoritmos, para garantir que essa ligação entre conteúdo e público seja cada vez mais eficiente.

Existem diversas dicas para você entender como escolher as palavras-chave do seu negócio e como aplicá-las em seu conteúdo, mas, por agora, o que é essencial você entender é que esses termos de busca precisam ser escolhidos com cuidado e levar em consideração o seu funil de vendas e cliente em potencial (persona).

Além disso, as palavras-chave não podem simplesmente ser inventadas por você: pesquise nos próprios buscadores, em ferramentas específicas para isso e até mesmo dê uma olhada no conteúdo dos seus concorrentes para identificar termos que são utilizados com frequência.

Acrescente termos de busca nos títulos e conteúdos das páginas do site

Agora, o que fazer com essas palavras-chave, certo? Simples, um dos seus primeiros passos após definir os termos de busca é aplicá-los em títulos (H1 e Title Tags) de páginas do seu site. Isso aumenta as chances da página ser encontrada em pesquisas do Google.

Porém, só colocar as palavras-chave nos títulos não é o suficiente para aparecer na primeira página de pesquisa: também é fundamental que você acrescente palavras-chave de forma natural no conteúdo do site.

Novamente, existem diversas técnicas atuais de como fazer essa distribuição de termos de busca em seu conteúdo, e você pode conferir isso até mesmo em nosso blog!

Use URLs amigáveis

Talvez você já tenha se deparado com uma página na internet que tinha a URL assim “www.exemplodeurl.com/UhjekheL-1245-GhaYrha”. Esse trecho do link que destacamos em negrito também precisa de otimização para buscadores (SEO), e você perderá MUITOS acessos se continuar usando URLs como essa do exemplo.

Além disso, esse tipo de URL também prejudica a experiência do usuário, e só isso já é o bastante para os buscadores jogarem seu site para o escanteio das pesquisas.

Em resumo? Entenda como construir URLs amigáveis e acrescente, também, palavras-chave nelas.

Adicione Meta Descriptions

Uma Meta Description é o texto que aparece logo abaixo do título nas páginas de pesquisa do buscador. Você certamente já deve ter visto milhares dessas descrições, e elas já devem ter sido responsáveis por você optar pelo conteúdo de um site em detrimento de outro.

Uma Meta Description bem escrita é fundamental para destacar você da concorrência, e, nesse momento, otimizá-la com palavras-chave também dá algumas vantagens. Os termos de busca, por exemplo, aparecem na descrição em negrito para o usuário, o que pode ajudar a evidenciar seu conteúdo.

Além disso, pense que uma descrição bem escrita também vai ser determinante para convencer o usuário de que o conteúdo do seu site é mais completo e melhor que o do concorrente.

Use links internos

Outro dos pilares da otimização para buscadores (SEO) está nos links, e isso diz muito respeito ao modo como o Google lê e encontra conteúdos. Quando você coloca links internos na página, apontando para outros conteúdos do site, isso facilita que o Google chegue até essas outras páginas e também garante que o seu cliente em potencial navegue melhor pelo seu conteúdo.

Links internos é o tipo de coisa que nunca deve faltar em seu conteúdo, independente de qual seja a página do site. Inclusive, conteúdos do blog obrigatoriamente precisam de pelo menos 2 ou 3 links internos.

Mas, claro, essas são apenas as técnicas básicas, que não podem faltar, e existem muito mais segredos por trás da otimização para SEO que você precisa aplicar, se quiser que seu site se destaque.

O que achou dessas dicas? Está pronto para aplicá-la no seu site e aprender muito mais sobre SEO? Caso você queira avançar ainda mais sua estratégia, acompanhe nosso site e descubra definitivamente tudo o que precisa saber sobre otimização para buscadores e SEO!

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Helder Santos

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