O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca, certo? Errado!
Além da quantidade de links externos, os buscadores também levam em consideração a qualidade desses links, por isso ter uma boa estratégia de link building é essencial para um bom trabalho.
Fazer link building está como prioridade nas lista dos experts em SEO, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele e sim, seguir uma sequencia lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas.
Um link é uma ligação entre páginas e, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas. É através dos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e, assim sucessivamente.
Atualmente, o grande número de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores transformaram o trabalho de link building em algo bem mais complexo, tornando sua importância e funcionalidade cada vez melhor.
O Link Building é o braço direito do SEO, onde são feitas construções de links externos para melhorar o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa.
Há três aspectos importantes que deve ser levado em consideração na construção de link building: a quantidade, qualidade e a relevância, para se conquistar um melhor posicionamento no buscador.
Um link serve como um voto de confiança, ou seja quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado.
Há dois elementos que os algorítimos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).
O contexto ao qual o link será inserido, também deve ser levado em consideração. A página a ser linkada, precisa estar relacionada ao assunto do texto e, o texto âncora o ser utilizado não pode atrapalhar a leitura do usuário, isto é, precisa ser adicionado de foma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.
Link Building não é tão simples quanto parece, pelo contrário, é um processo longo que exige tempo, dedicação e deve ser feito com grande qualidade.
Link building pode pode ser ‘interno’ ou ‘externo’.
Se fossemos traduzir Link Juice ao pé da letra, seria “Suco de Link”. Esse é um termo muito usado na área de SEO para definir o benefício que uma ligação passa para outro site ou outra página da web. De forma simples, é a parcela de PR (PageRank) que é doada de uma página para outra, através de um link. O juice passado através de um link pode ser pouco ou muito relevante, isso vai depender de onde vem o link.
Por exemplo, quando um site A (PR alto) possui um link para um site B (PR baixo), o juice passado é muito relevante, pois o buscador entenderá que, se o site A, que é um site com conteúdo de qualidade está mencionando o site B, é porque o site B também possui um conteúdo que seja relevante, e vai dar mais relevância para o site B.
Para controlar a distribuição do Link Juice, você terá de lidar com variações, como:
Para entender de um modo simples, suponha que você tenha um blog e você fez um post sobre determinado assunto. Usuários podem fazer comentário nele. Neste comentário pessoas maldosa ou robôs podem inserir links de péssima qualidade e que não trazem relevância alguma a você. Neste caso você usa-se o link nofollow (rel=”nofollow”) em que ele diz ao google para não avaliar estes links mencionados por outras pessoas.
Por exemplo: Você fez um determinado conteúdo em seu site, e neste conteúdo você inseriu links para a página do Uol e r7, nesse caso é colocado o link dofollow, dizendo ao Google que deseja passar um pouco de autoridade para eles.
Utilizando essa distribuição de Link Juice você pode continuar com o processo de Link Building, que se resume em conseguir backlinks de maneira natural ou não.
Como assim “maneira natural ou não”? Sim, fazer estratégias de link building envolve diversas técnicas de otimizar o SEO.
Essas técnicas de Link Building são os chamados Black Hat e White Hat.
Não é muito difícil de saber que um utiliza a prática que aumenta a classificação de uma página nos motores de busca através de meios que violam as condições de serviço dos motores de busca e outro segue as diretrizes do Google e demais buscadores.
Black Hat refere-se as pessoas ou técnicas que tem como objetivo enganar os robôs que fazem o rastreamento ou o próprio algoritmo do Google, responsáveis pela supervisão dos sites, sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável e, fazendo com que o site ganhe muito links e consequentemente, muitas posições em pouco tempo.
Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. O Google procura oferecer aos usuários os resultados mais relevantes a busca por ele realizada.
Os sites relevantes aparecem bem mais posicionados; avalia-se que o google usa em torno de 200 vertentes para definir o posicionamento de um website. No SEO é um conjunto de técnicas para manipular as variáveis de mecanismos de busca, oferecendo um conteúdo diferente do normal.
Essas manobras são mal vistas pelo Google, justamente por fraudar as diretrizes de qualidade, que pune severamente os sites que praticam o Black Hat para ganharem posições no ranking de busca.
Entre as punições que podem ocorrer aos sites estão a queda de ranking e a exclusão do site entre os resultados de pesquisa!
Para te ajudar a identificar Black Hat, vamos listar algumas das principais técnicas empregadas por Black Hatters:
“Ah, ok. São práticas banidas, porém elas levam meu site a um bom lugar no ranking em um tempo muito curto".
Por favor, não pense assim! Com as estratégias Black Hat você pode até alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google em curto prazo, mas com o passar do tempo seu site sofrerá com muitas consequências.
O Google condena essas práticas porque ele tem como propósito oferecer o resultado mais relevante à busca feita pelo usuário. Os robôs do Google não são bobos e não demoram muito a detectar as artimanhas utilizadas em um website. Ainda, outros usuários podem denunciar os sites que praticamo Black Hat.
Tipos de punição:
Punição 30: É uma punição mais suave, o site passa a ser obrigatoriamente posicionado depois da terceira página de resultados apresentada pelo buscador.
Punição 50: Um caso de nível mais sério, o site fica após a página de número 5.
Punição 950: Já em uma situação grave, a página apenas será exibida entre as últimas posições entre os resultados apresentados.
Banimento Definitivo: Essa é a punição mais forte, na qual o site não é mais exibido entre os resultados do Google, mesmo caso se faça uma busca através do nome do site, não haverá resultado algum disponível.
White Hat consiste em todas as praticas que estejam de acordo com as diretrizes dos motores de busca. Os resultados obtidos aos que praticam o white hat costumam ser a longo prazo, porém o risco de ser penalizado pelo google e desaparecer dele é quase impossível.
O White Hat não tem segredo, apenas se preocupe em produzir bons conteúdos originais e relevantes para seu website, atualize-o com frequência e divulgue nos nichos que você deseja atingir.
Gray Hat é uma combinação entre o Black Hat e o White Hat. O termo consiste à quantidade e ao tempo em que técnicas banidas são utilizadas em um site.
Caso as técnicas sejam usadas em demasia e por muito tempo, a estratégia é considerada Black Hat. Mas se elas forem usadas ocasionalmente e por pouco tempo, a prática é considerada Gray Hat.
De volta ao link building, embora trabalhoso e com custo relativamente alto de recursos e tempo, ainda é uma excelente estratégia para acelerar seus resultados com SEO e aumentar ainda mais suas vendas e visitas orgânicas.
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O link building vem evoluindo a cada dia e constantemente é necessário ficar atento as atualizações do Google, as punições e as novas ideias para conseguir esses links. Em todo o mundo, há uma grande discussão entre profissionais de SEO sobre a importância do Link building e se vale a pena se concentrar em estratégias para conseguir ganhar mais links, ao passo de que o risco pode ser maior que o benefício.
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Helder Santos
Marketing Manager