O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Quer entrar de cabeça em SEO, mas fica assustado com termos técnicos e conceitos complexos? Este artigo amigável explica tudo o que você precisa saber para começar a classificar (bem!) no Google. Conheça o SEO Tutorial da WebPeak!
Essencialmente, o que os mecanismos de busca fazem é coletar informações e conteúdo de toda a web e armazená-las em um banco de dados.
De acordo com um relatório de novembro de 2018 da netmarketshare, 73% de todas as pesquisas são realizadas no Google. Em segundo lugar está o Bing, com quase 8%. Uma diferença chocante!
Mas… O que exatamente faz um motor de busca ser tão diferente do outro? A resposta:
O Google domina o mercado por causa do tamanho do seu índice, assim como a maneira como calcula a relevância da página: ou seja, seu algoritmo.
Naturalmente, existem outros mecanismos de busca mais especializados. Naver, Baidu e Yandex são exemplos que visam mercados específicos - Coreia, China e Rússia, respectivamente.
Agora que você já sabe quem é o grande player, precisamos saber como ele funciona. Pronto para começar o SEO Tutorial? :)
Veja uma versão simplificada de todo o processo de pesquisa, dividido em três partes: rastreamento, indexação e retorno de consultas. Ou, em linguagem simples: como encontrar páginas, armazená-las e mostrá-las aos pesquisadores.
O Google começa primeiro com uma página da web. Ele encontra os links nessas páginas da web e os segue para descobrir outras páginas da web.
Em seguida, ele encontra todos os links nessas páginas, nas próximas páginas e assim sucessivamente. Eventualmente, consegue-se descobrir praticamente tudo na web. E como o Google faz isso?
Ele usa um programa de computador comumente chamado de crawler (ou spider) para "rastrear" ou descobrir páginas e links. Com o SEO Tutorial, você aprende como facilitar este trabalho para os mecanismos de busca e, consequentemente, o rastreamento das suas páginas da web.
Depois de encontrar páginas na Web, os spiders extraem dados delas e armazenam. Chamamos esse processo de indexação, isto é, quando o Google armazena essas informações em seu banco de dados do Google para serem exibidos nos resultados da pesquisa.
Essa é a parte divertida: os crawlers não veem páginas da Web como os humanos. Esse são os tipos de dados coletados e armazenados:
Na próxima parte do nosso SEO Tutorial, nós queremos garantir que os dados que o Google indexa depois de rastrear nossas páginas sejam os mais precisos possíveis. Isso torna aumenta a probabilidade de que eles apareçam nos resultados de pesquisa onde queremos.
Quando você faz uma pesquisa no Google, ele busca em seu banco de dados as páginas da Web mais relevantes para sua consulta e as exibe como resultados de pesquisa. Esta relevância é determinada por um algoritmo.
Infelizmente, ninguém sabe exatamente o que o algoritmo do Google prioriza, exceto por um fator universalmente aceito: o número de backlinks de qualidade para a página de destino.
O Google dá muita ênfase aos backlinks como uma forma de autoridade e relevância. Mesmo que você seja iniciante, há muitas maneiras de se antecipar ao jogo quando se trata de backlinks. Vamos abordar isso um pouco mais adiante.
Você já sabe que as páginas da Web precisam ser rastreadas e indexadas, mas como simplificar esse processo para os motores de busca? Aqui está nosso SEO Tutorial em 7 etapas! :)
As pessoas pesquisam sua marca ou empresa de várias maneiras. Por exemplo, digamos que você seja um cabeleireiro em São Paulo. As pessoas poderiam procurar por:
Embora todos tenham frases diferentes, eles estão essencialmente pedindo a mesma coisa. Por isso, é muito importante encontrar as formas mais populares pelas quais as pessoas pesquisam o que você oferece. Dessa forma, você pode atender e otimizar seu conteúdo para essas frases.
Você tem duas opções: adivinhar ou usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave. O Google Trends é uma opção boa (e gratuita), que mostra a popularidade relativa de qualquer consulta de pesquisa que você insere.
O segundo passo é otimizar seu conteúdo para intenção de pesquisa.
Pense no nosso exemplo de cabeleireiro. Eu não consigo descobrir o que as pessoas querem saber apenas olhando para este termo isolado. Eles querem saber mais sobre técnicas de cabeleireiro? Eles querem encontrar um bom cabeleireiro?
Podemos verificar isso digitando o termo no Google Trends (observe que os resultados são localizados automaticamente em seu país) ou no Recurso de Palavras-Chave da WebPeak.
Lembre-se: o Google classifica páginas da Web, não sites!
As palavras-chave devem ser sempre escolhidas por página, ou seja, se você vende vários produtos ou serviços, é preciso segmentar diferentes palavras-chave para cada página.
Lembre-se também de que, em geral, não é uma boa ideia segmentar para palavras genéricas e abrangentes como "cabeleireiro". Além de uma concorrência quase impossível de superar, também é difícil descobrir a intenção da pesquisa.
Você não quer apenas ranquear bem, né? Os usuários precisam clicar na sua página da web!
Para que isso aconteça, seus títulos e descrições devem ser altamente clicáveis. Faça com que seu conteúdo se destaque nos resultados de pesquisa!
Infelizmente, escrever títulos e descrições não é uma ciência exata. Trata-se de realmente entender seu público-alvo e saber o que é importante para eles.
Com isso dito, aqui estão algumas dicas do nosso SEO Tutorial para você começar com o pé direito:
Seu URL pode ser https://www.coffeegrinders.com/2018/01/15/287539884.php
Ou pode ser https://www.coffeegrinders.com/bialetti-macinacaffe-review/
Qual delas inclui as palavras-chave que você deseja segmentar com este artigo? Qual deles você está mais propenso a gerar cliques nos resultados da pesquisa?
Mantenha seus URLs tão curtos e atraentes quanto possível. A sanidade coletiva dos pesquisadores da internet agradece você.
Pode ser um pouco entediante, mas certifique-se de nomear todas as suas imagens apropriadamente.
O próprio Google afirma que “o nome do arquivo pode dar ao Google pistas sobre o assunto da imagem. Por exemplo, my-new-black-kitten.jpg é melhor que IMG00023.JPG.”
Na mesma linha, otimize todas as suas imagens, incluindo tags alt com descrições. Este é o texto que aparece sempre que sua imagem não carrega ou se o usuário está usando um leitor de tela.
Este é um dos pontos mais importantes do SEO Tutorial. É importante otimizar todos os elementos da sua página para SEO, mas é fundamental considerar a experiência do usuário nesse processo. Se o seu conteúdo é difícil de ler e digerir, os leitores vão sair do seu site (e com razão).
Comece a usar as tags <h1>, <h2> e <h3> nas suas páginas da web. Pense neles como uma hierarquia para o seu </h3></h2></h1>conteúdo, com <h1> sendo o mais importante (e usado apenas uma vez por postagem), e <h2> sendo um subtítulo. <h3> é um subtítulo de <h2> e assim por diante.</h2></h3></h2></h1>
Veja um exemplo de estrutura de títulos:
H1: Rabos de cavalo são incríveis
H2: Por que os rabos de cavalo são tão incríveis?
H3: Eles são fáceis de fazer
H3: Existem muitas maneiras de estilizá-los
H2: Como fazer um rabo de cavalo incrível
H3: Rabo de cavalo alto
H3: Rabo de cavalo baixo
Coloque sua palavra-chave nessas tags de cabeçalho estrategicamente, mas certifique-se de que elas pareçam naturais.
Backlinks são muito, muito importantes. É um hiperlink de entrada de outro website ou de um domínio de referência para sua página da Web de destino.
Em linguagem simples, quando outro site é vinculado a você, você recebe um backlink.
Em geral, qualquer SEO Tutorial dirá que quanto mais backlinks de qualidade você tiver, maiores serão suas chances de classificar uma página e obter mais tráfego de pesquisa.
SEO é uma maratona, não um sprint - você está mirando em longo prazo. Não se trata de uma otimização única de cinco páginas existentes e nunca mais olhar para o seu site.
Se você quer melhorar seu posicionamento nos motores de busca, entre em contato com nossos especialistas em SEO!
Este texto é uma tradução e adaptação do artigo “A Simple 7‐Step SEO Tutorial for Beginners”, publicado no Ahrefs.
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager