O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!

June 10, 2024
7 minutos
Conheça o Google Meu Negócio e melhore sua visibilidade online. Se destaque da concorrência e alcance mais clientes localmente. Leia e aprenda a usar!
Em um esforço para ganhar mais visibilidade no Google, muitas empresas criam uma listagem de empresas no Google (conhecida oficialmente como Perfil da Empresa).
Se você é proprietário de uma empresa, algo que talvez não perceba é que a criação de um perfil comercial não lhe dá gerenciamento sobre ele. E certamente, você precisa desses recursos de gerenciamento e edição se quiser que seu perfil comercial funcione para você como um retorno de SEO.
Então, como você obtém o gerenciamento do perfil da sua empresa no Google? A resposta é que, além de criar um perfil comercial gratuito, você também deve criar separadamente uma conta gratuita do Google Meu Negócio para esse perfil.
Leia este artigo e fique por dentro desse tema!
O Google Meu Negócio e o Perfil da Empresa do Google (GBP) são, na verdade, a mesma coisa, apenas com nomes diferentes.
Anteriormente conhecido como Google Meu Negócio, o Perfil da Empresa do Google é uma ferramenta para ajudar empresas a gerenciarem sua presença online nos resultados de pesquisa e no Google Maps.
Ao criar uma conta no Google Meu Negócio (Perfil da Empresa do Google), as empresas podem fornecer informações importantes, como endereço, horário de funcionamento, número de telefone, site e fotos, facilitando para os clientes encontrarem e entrarem em contato com elas.
Dessa maneira, aumenta a visibilidade online, a credibilidade da empresa e facilita a interação com os clientes.
Se a razão de existir o Google Meu Negócio ainda não é suficiente para você, para te ajudar, listamos os motivos para você mudar de ideia:
Ao ter uma conta no Google Meu Negócio, sua empresa terá mais visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. Dessa maneira, os clientes em potencial poderão encontrar facilmente informações sobre sua empresa quando estiverem pesquisando online.
Ter uma presença no Google Meu Negócio ajuda a aumentar a credibilidade da sua empresa. Os clientes tendem a confiar mais em empresas que têm uma presença oficial no Google, o que pode levar a um aumento nas vendas e no reconhecimento da marca.
Ao fornecer informações de contato, como endereço e número de telefone, no Google Meu Negócio, os clientes podem entrar em contato com sua empresa com facilidade. Após fazer isso, você pode encontrar mais resultados em mais consultas, reservas e vendas.
O Google Meu Negócio permite que os clientes deixem avaliações e comentários sobre sua empresa. Isso não apenas ajuda a construir a reputação da sua empresa, mas também fornece feedback valioso que você pode usar para melhorar seus produtos ou serviços.
Os perfis de empresas do Google são dinâmicos. Além de mudarem de forma com base na plataforma, essa gigante do mercado de tecnologia da informação também priorizará seções do seu perfil de acordo com o termo que foi pesquisado e também o tipo de informação mais importante para os consumidores da sua categoria.
Melhor ainda, o Google irá encorajar palavras-chave no conteúdo do seu perfil que considera relevantes. Dito tudo isso, confira agora nossas dicas para você criar uma conta!
Agora que entendemos a importância do Google Meu Negócio, vamos dar uma olhada em como criar uma conta:
Seguindo esses passos simples, você pode criar uma presença online para sua empresa no Google Meu Negócio e começar a atrair mais clientes em sua área local. Lembre-se de manter seu perfil atualizado e ser ativo com essa ferramenta.
Para começar, é importante entender que o Google Meu Negócio não é apenas uma plataforma de listagem, mas sim uma ferramenta poderosa de marketing local que pode impulsionar a visibilidade e o alcance da sua empresa.
Ao criar uma conta, você está fazendo muito mais do que inserir informações básicas; você está dando o primeiro passo para posicionar sua marca no mundo digital, onde a concorrência é acirrada e a visibilidade é essencial.
Ao preencher os detalhes da sua empresa, não se limite ao básico. Pense nos pequenos detalhes que podem fazer a diferença na experiência do cliente. Por exemplo, inclua fotos do seu espaço, equipe e produtos/serviços oferecidos.
Utilize todos os recursos de avaliações e análises, que podem influenciar a decisão dos clientes, assim você incentiva o seu público a deixar avaliações honestas e responder a todas elas, mostrando que você valoriza o feedback e está comprometido em oferecer um excelente serviço.
Você pode ver quantas pessoas encontraram sua empresa, de onde elas são e como elas interagem com sua listagem. Usar essas informações para ajustar sua estratégia pode ser a diferença entre ser apenas mais uma empresa listada e se destacar de fato.
Nos encontramos no próximo artigo. Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager