O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Pode não parecer, mas a funcionalidade do SEO Redirection é muito evidente. O SEO Redirection serve para mostrar ao usuário que a página que ele procura mudou de endereço, evitando que o mesmo caia no tão conhecido erro 404.
A partir dessa ação você faz com que o usuário continue tendo uma experiência positiva no resultado de busca, e por outro lado, evita as penalizações do Google para o seu domínio.
São inúmeras ferramentas que podemos utilizar para realizar essa tarefa, entretanto hoje vamos ensinar você como fazer o redirect 301 Wordpress de maneira rápida com o plugin SEO Redirection.
Não se esqueça que o Google valoriza sites que proporcionam boas experiências aos usuários, não tente enganar os algoritmos.
Sem mais delongas, veja como fazer SEO Redirection da maneira correta!
Uma coisa é certa: são muitos os erros de rastreamento. Aqui vamos falar da falha mais conhecida, o erro 404.
Também conhecida como “Page not Found”, ou Página não Encontrada, ocorre quando a URL pesquisada não corresponde a página alguma. Trata-se de um erro que necessita de correção rápida. Normalmente ocorre quando o usuário clica em um link quebrado ou quando o site altera a localização de um conteúdo sem corrigir os links de redirecionamento. Ou mesmo ao digitar incorretamente o endereço, que também é uma causa comum desse erro.
Você pode até querer excluir alguma página do seu site. Porém, como a URL dessa página já foi identificada e indexada pelo Google, o certo a fazer é redirecionar esse endereço para uma outra página com conteúdo semelhante, o que não é legal acontece é deixar o usuário sem resposta.
Para além dos erros de digitação por parte do usuário, vários motivos podem ocasionar erros de visualização de páginas.
Vou listar os erros mais comuns para que você esteja mais sensível a compreender o quão perto de você eles estão.
Vamos lá!
Como a estrutura de URLs do WordPress é amigável para aplicação de SEO, sempre que você faz alguma alteração na estrutura da URL de alguma página, os links dessa página no seu site são afetados.
Arquivos danificados ou que estão faltando podem acontecer quando você excluir uma página do site ou blog.
Se você tiver um certificado SSL(Secure Socket Layer) configurado de modo incorreto, pode desdobrar em erros de visualização das páginas.
Isso ocorre devido a proteção contra hackers e softwares maliciosos, protegendo-os para que não tenham acesso à informações como documentos e dados bancários.
Nesse caso, a melhor opção é entrar em contato com o seu provedor de hospedagem para solicitar o ajuste e não ser penalizado.
Arquivos htaccess devem ser utilizados em casos onde os provedores de conteúdo do site necessitam de mudanças na configuração do servidor por diretório, mas não tem acesso root ao sistema do servidor. O erro no arquivo de configuração que fica na pasta raiz do seu site pode causar danos reais. Ele é utilizado pelos servidores e possui a função de proteger pastas, atribuir regras no diretório, entre outras funções.
Há casos em que a configuração correta do arquivo já é suficiente para o redirecionamento de páginas. Entretanto, caso haja algum erro com esse arquivo, é necessária a atenção de um profissional especializado em programação.
Como estamos falando de uma tarefa bastante utilizada quando o assunto é SEO. O que é fundamental está em torno da possibilidade de realizar esse trabalho de forma simples e eficiente. Esses erros são comuns, o que você deve fazer é ter a melhor solução em mão para superar esses ‘’problemas’’ e tornar seu site cada vez melhor para o público que o acessa.
Com o redirect 301 WordPress você reduzirá o tempo dedicado à tarefa, assim como o custo que teria para executá-la se tivesse que contratar uma equipe especializada toda vez que necessitar realizar essas alterações no seu site.
Além disso, é muito importante, como já pontuamos algumas vezes neste conteúdo,fornecer ao seu público uma boa experiência quando ele navega no seu site ou blog. Quer motivo melhor que esse?
Você já sabe as vantagens de utilizar o WordPress só pelo destaque que demos ao redirect 301. Queremos mostrar agora como realizar esta ação na plataforma.
Vamos ao passo a passo!
Ao escolher a opção, irá aparecer o painel do SEO Redirect. Basta clicar em “Add New” para começar o redirecionamento.
Pronto. Seu plugin está ativada e instalado, agora é fundamental você saber quais as páginas que estão com erros para você corrigi-los.
O SEO Redirection possui a solução grátis para redirecionamento. Agora, para a encontrar as páginas que precisam ser redirecionadas, você possui 2 opções:
Trata-se de uma ferramenta que monitora a presença do seu site ou blog no Google e oferece uma série de relatórios, sugestões de melhoria no desempenho e identificação de erros. É uma excelente opção para garantir sustentabilidade ao seu site. Com o Google Search Console você saberá quais as páginas que possuem erros e precisam ser redirecionadas de maneira correta.
Acesse o endereço do Search Console com sua conta do Gmail e siga os passos:
Na aba “Método recomendado” escolha a opção “1. Realize o download deste arquivo de verificação HTML.”
Importante: O Google oferece inúmeras opções para inserir o código no site. É a opção mais recomendada para quem não possui muita experiência em programação.
Ao clicar nessa opção, você fará o download de um arquivo. Ao terminar de baixá-lo, você deverá inseri-lo na raiz do seu site. Caso você não tenha conhecimento algum de programação, o mais indicado é que você solicite que algum profissional insira o arquivo na raiz do site.
Após o arquivo inserido, você deve voltar na página do Search Console e clicar em verificar para que o Google confirme que o site está com o código de monitoramento.
Depois a verificação, você terá acesso ao painel do Google Search Console e poderá monitorar as páginas do seu domínio, o tráfego, além de alguns outros pontos importantes.
Ao estar na página do Search Console, você vai clicar em “Rastreamento” e em após isso, “erros de rastreamento” para verificar quais os erros que o Google identificou em seu site.
A partir disso você vai clicar na página de “Erros de rastreamento”, e o Google vai fornecer o resultado das URLs que apresentam erros e que precisam ser corrigidas.
O acompanhamento do seu site ou blog no Search Console pode ajudar muito a resolver diversos conflitos, erros e ajustes que maximizam o seu desempenho. É uma ferramenta simples de utilizar e que vai oferecer soluções de melhorias muito eficientes.
O uso do SEO Redirection para melhorar a qualidade das URLs que você apresenta para os usuários nos buscadores fará muita diferença no posicionamento do seu site, na relevância do seu domínio e nas oportunidades de negócios.
Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para ter a melhor atuação na internet!
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager