O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
HTML, à explicação ideal, trata-se de uma linguagem de marcação, e não de programação como muitos pensam e disseminam por aí, e tem como função orientar os browsers sobre como renderizar, ou seja, compilar e processar um produto final, e mostrar para o seu usuário uma página.
Portanto, o HTML é a informação pública de uma página, como de fato é, sendo através dela que o Google, assim como os browsers, lê as suas informações e procura interpretá-las como um usuário faria.
O recomendado é que você tenha um conhecimento mesmo que básico de HTML para ir fundo em SEO (otimização para buscadores). E é justamente por isso que preparamos este conteúdo para você.
Vamos lá!
Confira primeiro o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!
Você não pode deixar de saber que o código HTML é feito de elementos e esses elementos possuem funções específicas, seja dar o título à página, ao conteúdo, ser subtítulo, exibir uma imagem, um vídeo, uma lista, entre outras.
É importante resgatarmos que o algoritmo do Google é um software de computador que basicamente lê códigos-fonte de inúmeras páginas, procurando interpretá-los tal como um usuário comum faria. Nesse sentido, nós consideramos de extrema importância o conhecimento do HTML para solucionar problemas relacionados a SEO, e menos para desenvolver os códigos-fonte.
Caso haja um problema em seu ranking no Google e ele concernir ao seu código-fonte, como você poderá ser solucionado se não há o HTML?
Este é um importante ponto de reflexão que destaca sua importância. Configura os principais elementos do HTML para SEO!
Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo. Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal.
Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.
Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.
Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.
Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.
São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.
Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é bem importante para ranquear organicamente.
Exemplo de Heading Tags:
Aqui vamos às regras finais, e muito simples, que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:
Utilizar imagens em todo o conteúdo de suas postagens criará uma experiência de leitura de maior qualidade, que irá ajudar a manter seus usuários envolvidos com seu site, o que proporcionará indicadores positivos de desempenho do site.
Entretanto, além de adicionar imagens, você pode (talvez, deva) otimizá-las para melhorar também sua otimização para buscadores (SEO).
O texto do título da imagem não é rastreado pelos buscadores, mas pode ser uma questão na sua experiência do usuário. Ao passar por cima da sua imagem, o usuário irá se deparar com um pop-up somado a um texto do título da imagem. Vale a pena editar o Título da Imagem com o título do conteúdo.
O alt text, também conhecido como texto alternativo, da sua imagem irá fornecer um indicador para o Google sobre o que é sua página. Na primeira imagem da sua postagem, você deve alterar o texto para a palavra-chave que é foco em sua postagem. Para imagens diferentes na postagem, utilize palavras-chave que sejam variações de sua palavra-chave de destino ou descreva a imagem.
Vídeos no Youtube, Vimeo ou Flash
Links internos e Links externos
O código HTML do Breadcrumb é ideal para ajudar o Google na identificação, e que a página atual também apareça, com título em negrito (usando strong). É utilizado o sinal de maior (>) para indicar a hierarquia das páginas.
SEO > Artigos [landing otimizada para “Artigos sobre SEO”, palavra-chave que poderia estar no “title” da âncora no breadcrumb]
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Nesse sentido, o Google irá identificar de forma fácil que esta página tem autoridade para aquela categoria de palavras-chave e haverá boas chances de estar na primeira página para a palavra “SEO”, nas 3 primeiras posições para “Curso de SEO” e bom tráfego para o conteúdo sobre SEO, otimização para sites. Claro, SEO deve ser aplicado de maneira correta para dar certo.
Quando falamos sobre SEO, devemos ter em mente que o Google localizará palavras-chave em contextos que são relevantes. O algoritmo do Google é feito para buscar palavras-chave, seja de forma direta ou em forma de um campo semântico, ou seja, com palavras-chave com sentido próximo e termos que tenham conexão entre si.
Um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “pesquisa de gênero”, possivelmente, receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e notoriedade.
Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Ao invés de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), o ideal é dar preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords). Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.
É importante que o código-fonte da página seja o mais resumido possível, a fim de que o tempo de carregamento seja o menor. Afinal, não se esqueça que os algoritmos do Google estão bem espertos quanto a boa experiência do usuário.
Por outro lado, cada elemento HTML tem um uso semântico e correto, dessa forma é fundamental que se use corretamente o código HTML, pois só assim o Google irá interpretar com excelência seu site.
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Até a próxima! :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager