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Veja como os Reviews de produtos aumentam SEO da loja

Veja como os Reviews de produtos aumentam SEO da loja e te ajudam a vender mais! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas com os amigos!
Veja como os Reviews de produtos aumentam SEO da loja
Escrito por
Camila Nogueira
Publicação
18/1/2024

Uma coisa é certa: o Google adora reviews.

Na verdade, você já deve saber, mas os buscadores aprova tudo o que é conteúdo relevante e avaliações. São parâmetros sempre muito bem vistas pelos principais buscadores.

Com o auxílio dos reviews de produtos de seus consumidores, suas páginas vão ter melhor posicionamento nos buscadores. Mais avaliações, mais credibilidade, mais vendas.

De acordo com pesquisa, a possibilidade de conferir reviews e comentários sobre produtos e/ou serviços oferecidos pelas lojas virtuais é o quarto motivo (49,1%) que mais influencia as pessoas a consumirem em e-commerces.

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Os reviews de produtos aumentam SEO, é um espaço no qual você pode conhecer sobre a experiência de compra de um determinado usuário. Queremos te mostrar o que isso significa afundo.

Vamos lá!

reviews de produtos
Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

Por que o reviews de produtos aumentam SEO?

SEO, você já sabe, é a sigla que indica Otimização para Buscadores. Ao pé da letra:

Por que os reviews de produtos deixam seu site otimizado para buscadores?

Ter acesso ao feedback de seu público é muito importante, esse tipo de informação é valiosa e pode ajudar a melhorar os produtos e serviços oferecidos, o atendimento e até mesmo os processos internos da experiência do seu e-commerce, e que tem tudo a ver com SEO, não é mesmo?

O melhor de tudo isso é que você não vai precisar contratar uma consultoria para descobrir esses resultados. Os seus próprios consumidores, de modo voluntário, irão compartilhar suas opiniões, e mesmo que elas sejam negativas, vai ser muito importante para desenvolver seu negócio.

Importante: muitos retornos negativos podem colocar seu negócio à falência. Não deixe de responder e solucionar da melhor forma possível os problemas que seu público expôs, até porque o retorno que você der também será exposto.

Esses comentários podem servir como provas do sucesso de seu negócio e até mesmo convencer outras pessoas a comprarem. Ou seja, você pode aumentar as suas vendas com eles.

Como o reviews de produtos pode ajudar o seu e-commerce?

#1 Melhora o posicionamento da sua loja virtual nos buscadores.

Isso mesmo, os reviews vão influenciar no rankeamento do seu e-commerce!

Os comentários são uma forma espontânea de conteúdo gerado pelo usuário, e é levada em consideração pelos buscadores.

A partir da melhora na posição nos buscadores você consegue atrair mais cliques e, consequentemente, aumentar o tráfego que o seu site e/ou blog recebem. Por outro lado, os reviews de produtos aproximam os consumidores do seu negócio uma vez que eles sentem mais à vontade para expressar as suas opiniões.

Os comentários de produtos e/ou serviços oferecidos pelo e-commerce ganham, de forma indireta, mais informações, influenciando na decisão de compra de outros usuários.

#2 Oferece conteúdos de forma gratuita

Quando você disponibiliza o espaço para reviews de produtos, as pessoas de modo espontâneo passam a registrar as suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas.

Aproveite esses feedbacks para criar conteúdos que respondam às dúvidas apresentadas, essa é uma oportunidade de criar conteúdos que vão ser acessados e divulgados.

#3 Aumenta a credibilidade do seu e-commerce

Ao permitir esses comentários você também expõe que o seu negócio tem interesse em saber sobre a satisfação de seus consumidores. Dessa forma, você possibilita insights sobre melhorias para os produtos e/ou serviços ofertados

Ao invés do consumidor se fechar em uma crítica,não consumir mais, ficar ressentido por ter sido algo negativo, você pode aproveitá-la para investigar quais melhorias são possíveis de realizar e trazê-lo de volta, mesmo que em um outro momento.

Métricas importantes de SEO + reviews de produtos

Como o assunto são os reviews de produtos, mostrar as principais métricas de SEO é outra tarefa que é com a gente mesmo.

Você já sabe que uma otimização para buscadores (SEO) bem feita tem tudo a ver com os reviews. Então vamos às métricas para você também se atentar!

Palavra-chave

Métricas de nível de palavra-chave tratam-se daquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.

  • Volume de Busca

Volume de Busca é a quantidade de buscas realizadas para uma determinada palavra-chave em certo período. Algumas ferramentas, como Google Keyword Planner, traz esse dado atualizado mensalmente. Na WebPeak, você pode ter acesso a esse volume de buscas sempre que quiser saber sobre uma nova palavra-chave.

Saiba mais: A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing do mercado
  • Tendência de Busca

Possui similaridades ao volume de busca, entretanto, é uma métrica do Google Trends que não traz dados absolutos, mas relativos, onde 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta realizada.

  • CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique que uma página recebe. Em outras palavras, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca.

Nível da landing page ou da página

Essas métricas referem-se a uma URL específica.

  • Keywords Posicionando

Keywords Posicionando, ou “Also Rank for”, é uma métrica que indica para quais outras palavras-chave uma determinada chave se posiciona.

  • Visibilidade de Landing Page

Esta é uma métrica que estima o número de visitas que uma página possui baseando-se nas keywords posicionando, nas respectivas posições e no CTR estimado.

  • Quantidade de Palavras-chave

Quantidade de Palavras-chave trata-se do número de vezes que uma palavra-chave aparece em determinada página.

  • Densidade de Palavra-chave

Densidade de Palavra-chave nada mais é que a proporção de incidência de uma palavra-chave em um texto ou página.

  • Tempo na Página ou Dwell Time

Tempo na Página é quanto tempo um usuário passou naquela página. O estimado é que o Google calcula isso para verificar a relevância da página.

  • Velocidade de Carregamento

Trata-se do tempo de carregamento para uma página carregar. Ela pode ser calculada manualmente ou utilizando ferramentas como Pingdom. Quanto menor a velocidade de carregamento, melhor está a métrica.

  • Tamanho do Arquivo

Refere-se a quanto pesa em KB (kilobytes) ou MB (megabytes) o arquivo HTML de uma página.

  • Tamanho da URL ou URL Length

É a contagem em caracteres da largura da URL. Existem indícios de que haja correlação em URL Length baixo e melhores posições orgânicas.

Métricas Off-Page

Métricas Off-Page referem-se, em geral, a aspectos ligados a link building.

  • Autoridade de Domínio

Autoridade de Domínio (AD), também conhecida como Domain Authority (DA) é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia o quanto o domínio tem autoridade em relação a todos os outros domínios de toda a internet. A AD pode ser melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para o domínio.

  • Autoridade de Página

A Autoridade de Página (AP), também conhecida como Page Authority (PA), é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet. A AP pode ser melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para aquela URL específica.

  • Backlinks

São os links que uma página ou domínio recebem de outras páginas, da internet ou do próprio site. Referem-se a todos os links recebidos, existem duas divisões, Backlinks internos, que referem-se aos do próprio site e Backlinks externos, que referem-se aos de outros sites. Porém, em muitos casos, os backlinks podem estar presumidos como links externos.

  • Páginas Linkando

Páginas Linkando é uma métrica MUITO similar aos backlinks e até pouco utilizada, uma vez que a única diferença é contabilizar um único link vindo de cada página, enquanto no caso de backlinks, se houver dois links saindo de uma mesma página, podem ser contabilizados em duplicidade.

  • Domínios Linkando

Esta é uma métrica que indica a quantidade de domínios diferentes que linkam uma determinada página ou domínio.

  • Links Externos

São links que uma página aponta para outros domínios.

  • Links Internos

São os links que uma página recebe de outras páginas do mesmo domínio. É o mesmo que backlinks internos.

Sinais de Usuário

Essas são aquelas que o Google tenta entender o comportamento do usuário para, dessa forma, tomar decisões de classificação. Repetimos, aqui, a métrica de CT, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page.

  • CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate), como já dissemos, é a taxa de clique que uma página recebe. Nada mais é que a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. É considerado um fator de rankeamento menor.

  • Tempo de Permanência

Trata-se da quantidade de tempo que um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. É considerado um fator de rankeamento menor.

  • Taxa de Rejeição

No Google Analytics, Taxa de Rejeição é uma métrica que indica a proporção de pessoas que chegaram ao site e não navegaram, pelo menos, por uma segunda página. No algoritmo do Google, indica a proporção de pessoas que clicaram em uma página e retornaram aos resultados de busca a fim de encontrar um resultado mais relevante. É considerada um fator de rankeamento menor.

Neste conteúdo abordamos que uma das formas de atrair novos clientes para a sua loja virtual pode ser feito por meio de reviews de produtos, e esta é uma excelente forma de dar qualidade ao SEO.

Tanto os comentários negativos quanto positivos são muito importantes para evolução de seu negócio na internet. Não deixe de aplicar essas dicas e continue nos acompanhando.

Até a próxima :)

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Helder Santos

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