O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Uma coisa é certa: o Google adora reviews.
Na verdade, você já deve saber, mas os buscadores aprova tudo o que é conteúdo relevante e avaliações. São parâmetros sempre muito bem vistas pelos principais buscadores.
Com o auxílio dos reviews de produtos de seus consumidores, suas páginas vão ter melhor posicionamento nos buscadores. Mais avaliações, mais credibilidade, mais vendas.
De acordo com pesquisa, a possibilidade de conferir reviews e comentários sobre produtos e/ou serviços oferecidos pelas lojas virtuais é o quarto motivo (49,1%) que mais influencia as pessoas a consumirem em e-commerces.
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Os reviews de produtos aumentam SEO, é um espaço no qual você pode conhecer sobre a experiência de compra de um determinado usuário. Queremos te mostrar o que isso significa afundo.
Vamos lá!
Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization
SEO, você já sabe, é a sigla que indica Otimização para Buscadores. Ao pé da letra:
Por que os reviews de produtos deixam seu site otimizado para buscadores?
Ter acesso ao feedback de seu público é muito importante, esse tipo de informação é valiosa e pode ajudar a melhorar os produtos e serviços oferecidos, o atendimento e até mesmo os processos internos da experiência do seu e-commerce, e que tem tudo a ver com SEO, não é mesmo?
O melhor de tudo isso é que você não vai precisar contratar uma consultoria para descobrir esses resultados. Os seus próprios consumidores, de modo voluntário, irão compartilhar suas opiniões, e mesmo que elas sejam negativas, vai ser muito importante para desenvolver seu negócio.
Importante: muitos retornos negativos podem colocar seu negócio à falência. Não deixe de responder e solucionar da melhor forma possível os problemas que seu público expôs, até porque o retorno que você der também será exposto.
Esses comentários podem servir como provas do sucesso de seu negócio e até mesmo convencer outras pessoas a comprarem. Ou seja, você pode aumentar as suas vendas com eles.
Isso mesmo, os reviews vão influenciar no rankeamento do seu e-commerce!
Os comentários são uma forma espontânea de conteúdo gerado pelo usuário, e é levada em consideração pelos buscadores.
A partir da melhora na posição nos buscadores você consegue atrair mais cliques e, consequentemente, aumentar o tráfego que o seu site e/ou blog recebem. Por outro lado, os reviews de produtos aproximam os consumidores do seu negócio uma vez que eles sentem mais à vontade para expressar as suas opiniões.
Os comentários de produtos e/ou serviços oferecidos pelo e-commerce ganham, de forma indireta, mais informações, influenciando na decisão de compra de outros usuários.
Quando você disponibiliza o espaço para reviews de produtos, as pessoas de modo espontâneo passam a registrar as suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas.
Aproveite esses feedbacks para criar conteúdos que respondam às dúvidas apresentadas, essa é uma oportunidade de criar conteúdos que vão ser acessados e divulgados.
Ao permitir esses comentários você também expõe que o seu negócio tem interesse em saber sobre a satisfação de seus consumidores. Dessa forma, você possibilita insights sobre melhorias para os produtos e/ou serviços ofertados
Ao invés do consumidor se fechar em uma crítica,não consumir mais, ficar ressentido por ter sido algo negativo, você pode aproveitá-la para investigar quais melhorias são possíveis de realizar e trazê-lo de volta, mesmo que em um outro momento.
Como o assunto são os reviews de produtos, mostrar as principais métricas de SEO é outra tarefa que é com a gente mesmo.
Você já sabe que uma otimização para buscadores (SEO) bem feita tem tudo a ver com os reviews. Então vamos às métricas para você também se atentar!
Métricas de nível de palavra-chave tratam-se daquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.
Volume de Busca é a quantidade de buscas realizadas para uma determinada palavra-chave em certo período. Algumas ferramentas, como Google Keyword Planner, traz esse dado atualizado mensalmente. Na WebPeak, você pode ter acesso a esse volume de buscas sempre que quiser saber sobre uma nova palavra-chave.
Saiba mais: A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing do mercado
Possui similaridades ao volume de busca, entretanto, é uma métrica do Google Trends que não traz dados absolutos, mas relativos, onde 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta realizada.
CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique que uma página recebe. Em outras palavras, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca.
Essas métricas referem-se a uma URL específica.
Keywords Posicionando, ou “Also Rank for”, é uma métrica que indica para quais outras palavras-chave uma determinada chave se posiciona.
Esta é uma métrica que estima o número de visitas que uma página possui baseando-se nas keywords posicionando, nas respectivas posições e no CTR estimado.
Quantidade de Palavras-chave trata-se do número de vezes que uma palavra-chave aparece em determinada página.
Densidade de Palavra-chave nada mais é que a proporção de incidência de uma palavra-chave em um texto ou página.
Tempo na Página é quanto tempo um usuário passou naquela página. O estimado é que o Google calcula isso para verificar a relevância da página.
Trata-se do tempo de carregamento para uma página carregar. Ela pode ser calculada manualmente ou utilizando ferramentas como Pingdom. Quanto menor a velocidade de carregamento, melhor está a métrica.
Refere-se a quanto pesa em KB (kilobytes) ou MB (megabytes) o arquivo HTML de uma página.
É a contagem em caracteres da largura da URL. Existem indícios de que haja correlação em URL Length baixo e melhores posições orgânicas.
Métricas Off-Page referem-se, em geral, a aspectos ligados a link building.
Autoridade de Domínio (AD), também conhecida como Domain Authority (DA) é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia o quanto o domínio tem autoridade em relação a todos os outros domínios de toda a internet. A AD pode ser melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para o domínio.
A Autoridade de Página (AP), também conhecida como Page Authority (PA), é uma nota, geralmente de 0 a 100, que avalia a autoridade que possui uma página em relação a todas as outras páginas da internet. A AP pode ser melhorada pelo aumento de quantidade e qualidade de links apontando para aquela URL específica.
São os links que uma página ou domínio recebem de outras páginas, da internet ou do próprio site. Referem-se a todos os links recebidos, existem duas divisões, Backlinks internos, que referem-se aos do próprio site e Backlinks externos, que referem-se aos de outros sites. Porém, em muitos casos, os backlinks podem estar presumidos como links externos.
Páginas Linkando é uma métrica MUITO similar aos backlinks e até pouco utilizada, uma vez que a única diferença é contabilizar um único link vindo de cada página, enquanto no caso de backlinks, se houver dois links saindo de uma mesma página, podem ser contabilizados em duplicidade.
Esta é uma métrica que indica a quantidade de domínios diferentes que linkam uma determinada página ou domínio.
São links que uma página aponta para outros domínios.
São os links que uma página recebe de outras páginas do mesmo domínio. É o mesmo que backlinks internos.
Essas são aquelas que o Google tenta entender o comportamento do usuário para, dessa forma, tomar decisões de classificação. Repetimos, aqui, a métrica de CT, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page.
CTR (Click Through Rate), como já dissemos, é a taxa de clique que uma página recebe. Nada mais é que a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. É considerado um fator de rankeamento menor.
Trata-se da quantidade de tempo que um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. É considerado um fator de rankeamento menor.
No Google Analytics, Taxa de Rejeição é uma métrica que indica a proporção de pessoas que chegaram ao site e não navegaram, pelo menos, por uma segunda página. No algoritmo do Google, indica a proporção de pessoas que clicaram em uma página e retornaram aos resultados de busca a fim de encontrar um resultado mais relevante. É considerada um fator de rankeamento menor.
Neste conteúdo abordamos que uma das formas de atrair novos clientes para a sua loja virtual pode ser feito por meio de reviews de produtos, e esta é uma excelente forma de dar qualidade ao SEO.
Tanto os comentários negativos quanto positivos são muito importantes para evolução de seu negócio na internet. Não deixe de aplicar essas dicas e continue nos acompanhando.
Até a próxima :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager