O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Entender profundamente qual é o propósito do Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização de Sites, é um diferencial muito importante para você se destacar na internet. SEO faz referência a otimização de conteúdo para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários.
Quando você utiliza esse recurso de modo correto, seu site aparece com maior facilidade para quem interessa: o possível cliente.
Entretanto, de modo simultâneo, é necessário que você busque práticas otimizadas. Com seus competidores querendo posições nos buscadores, seu blog deve estar preparado para consolidar um ótimo efeito.
Neste conteúdo vamos apresentar qual o propósito do SEO para você ficar por dentro de todas as ações de SEO fundamentais que vão fazer você alcançar o topo dos buscadores.
Vamos lá!
Quando o SEO é realizado de modo correto, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site.
Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para o seu blog é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.
O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.
Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas.
As práticas recomendadas de SEO orientam que você inclua palavras-chave relevantes em várias áreas de alta atenção em seu site, desde os títulos e corpo de texto de suas páginas até seus URLs, suas meta tags e seus nomes de arquivos de imagem.
Outro ponto é que sites otimizados com sucesso tendem a ter milhares ou até milhões de palavras-chave. Você não pode muito bem criar uma página única e exclusiva para cada uma de suas palavras-chave; ao mesmo tempo, você não pode tentar empilhar tudo em um punhado de páginas com recheio de palavra-chave e esperar classificação para cada palavra-chave individual.
A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.
Para entender melhor, considere essas 2 URLs:
Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?
A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.
O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.
Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.
Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.
Para atender a um SEO tutorial otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.
Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.
Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.
Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.
As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.
Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.
Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provável terá sucesso na venda.
Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.
Por outro lado, isso diminua o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão.
Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.
Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.
É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.
Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.
Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.
Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.
O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.
Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.
Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.
Leia mais sobre Análise de SEO: Descubra como fugir das punições do Google
Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.
Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.
Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.
Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.
Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.
Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.
Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.
Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.
Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação.
Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.
A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo.
São mais de 15 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados.
Leia também: Auditoria SEO: Como WebPeak ajuda você
Esperamos que essas dicas te leve ao topo dos buscadores.
Agora que você sabe o propósito do SEO, esteja pronto para se destacar na internet.
Até logo :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager